Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Uma coletânea, dois livros e dois relatos de experiências exitosas desenvolvidos por servidores do IFPA ganham destaque nacional
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Uma coletânea, dois livros e dois relatos de experiências exitosas desenvolvidos por servidores do IFPA ganham destaque nacional

  • Publicado: Sexta, 12 de Novembro de 2021, 20h49
  • Última atualização em Terça, 16 de Novembro de 2021, 15h16
imagem sem descrição.

 

O Instituto Federal do Pará (IFPA) teve cinco trabalhos selecionados por chamadas públicas para apresentação virtual durante a programação da 45ª Reunião dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec). Na sexta-feira, 5 de novembro, foram publicados os resultados. O evento é uma realização do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) que, nesta edição, será sediado pelo Instituto Federal de Brasília (IFB). Ocorrerá de 29 de novembro a 2 de dezembro de 2021, com programação em formato híbrido – presencial e on-line, com transmissão de vídeos –.

Por meio da Chamada Pública 6/2021/IFB/Reditec, a comissão organizadora da 45ª Reditec escolheu a coletânea "Entendendo as Engrenagens da Educação Profissional do IFPA”, e os dois livros, “Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente na Amazônia” e “O lápis endiabrado: Adrelino Cotta e a caricatura em Belém do Pará nos anos 20”. As obras foram escritas por servidores do IFPA, editadas, publicadas e lançadas pela Editora do IFPA (EdIFPA). O Projeto Gráfico e a diagramação da coletânea e dos outros dois livros são da publicitária, professora especialista em Artes Visuais, diagramadora na Editora EdIFPA, Ana Carolina Chagas Marçal.

O autor do livro “O lápis endiabrado”, que é professor de História no Campus Belém, Raimundo Nonato Castro, ressalta a importância deste feito. Para ele, a conquista não está na publicação em si do livro, mas na atuação da instituição para a divulgação das obras em eventos nacionais. “Considero relevante a forma como todos os servidores têm se dedicado no seu trabalho para que um livro como o meu possa ser publicado. Quero ainda agradecer a forma como a Editora do IFPA, na pessoa da professora Ana Palheta, tem incentivado os docentes a publicarem os seus trabalhos”, avaliou.

A coletânea “Entendendo as engrenagens da Educação Profissional”, lançada pela EdIFPA em 2020, foi organizado pelos professores Luisa Helena Silva de Sousa, Júlio Nonato Silva Nascimento e Lucivânia Pereira de Carvalho.  Os três volumes, respectivamente, abordam as metodologias de ensino, a gestão institucional e a produção discente. Explanam sobre diversas metodologias de ensino adotadas no propedêutico em disciplinas de Química, Física, Matemática, História, Geografia, Sociologia. Traz, ainda, reflexões sobre teorias e práticas para a formação dos discentes da educação profissional técnica e tecnológica em cursos ofertados no IFPA campus Santarém.

A Chamada Pública 7/2021/IFB/Reditec aprovou dois vídeos de relatos de experiências exitosas do IFPA: “Inclusão e acessibilidade: Intervenções pedagógicas, tecnológicas e metodológicas, no contexto educacional de atuação do IFPA/Campus Santarém, em tempos de Pandemia” e “Uso de tecnologias educacionais para inclusão de aluno surdo na disciplina Biologia Molecular”. O primeiro trabalho é de autoria das professoras Luisa Helena Silva de Sousa, Edivalda Nascimento da Silva, Nila Luciana Vilhena Madureira, em conjunto com os discentes, Bruno Andrade da Gama, Nicole Oliveira Pinheiro, Jocenara Oliveira Viana e Natalia Ribeiro Lopes. O outro trabalho de experiência exitosa de inclusão foi desenvolvido no Campus Itaituba pela professora Liz Carmem Silva Pereira. As experiências, para participar do evento, deviam contemplar uma das três temáticas: ações de enfrentamento à Covid-19, inclusão e combate ao racismo, ações de inclusão e de gênero. Os vídeos já foram gravados, enviados à comissão organizadora do evento e serão apresentados durante a 45ª Reditec.

A professora Luisa Helena, Campus Santarém, que também participou da REDITEC em 2015 e que agora terá livro e experiência exitosa em destaque no evento, afirma que o ensino de qualidade acaba por gerar experiências exitosas. Diz que é um orgulho participar deste evento para apresentar o trabalho desenvolvido com muito carinho no IFPA. “Me sinto satisfeita por ter colaborado com estas experiências reconhecidas nacionalmente. É um prêmio participar da Reditec, tipo um oscar, um grammy da educação”, fala com orgulho da seleção.

A professora Liz Carmem, uma das organizadoras do livro “Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente na Amazônia”, e responsável pelo trabalho desenvolvido para inclusão de aluno surdo na disciplina de Biologia Molecular no IFPA, campus Itaituba, também fala da alegria de ver seus trabalhos no evento. “Ter trabalho aprovado pelo Reditec é como um troféu em nossa carreira Profissional. Imagina, pela segunda vez? Estar no Reditec, mais uma vez, como apresentadora de trabalho é uma grande conquista. Dessa vez, o Campus Itaituba participa em dose dupla: aprovamos a publicação do nosso livro no evento; e ainda aprovamos mais uma vez, Experiência Exitosa em Ensino”, comenta.

Os pesquisadores da Rede Federal já estão se preparando para vir ao Pará, em 2022, quando o IFPA sediará a Reditec em Belém.

Saiba mais sobre a 45ª Reditec  acessando o site da Reditec clicando aqui.

registrado em:
Fim do conteúdo da página