Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Artigos científicos sobre aplicabilidade de Arduíno são publicadas por pesquisadores do Campus Abaetetuba
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Artigos científicos sobre aplicabilidade de Arduíno são publicadas por pesquisadores do Campus Abaetetuba

  • Publicado: Quarta, 09 de Fevereiro de 2022, 15h04
  • Última atualização em Quarta, 09 de Fevereiro de 2022, 15h22
imagem sem descrição.

 

Professores e alunos do Instituto Federal do Pará (IFPA) campus Abaetetuba publicaram, em 1º de fevereiro de 2022, três artigos científicos no livro eletrônico “Collection: Applied Computer Engineering” da Atena Editora com sede na cidade de Ponta Grossa (PR). Os manuscritos foram avaliados às cegas pelos pares, considerando apenas o conteúdo. Os três artigos – Capítulos 1, 4 e 6 – abordam a utilização de Arduíno para otimizar a eficiência de equipamentos de alimentação de pets, de extração da polpa de açaí e de controle de luminescência em tanques de alevinos. Os estudantes dos projetos foram orientados pelos professores Márcio Valério de Oliveira Favacho e Raphael Saraiva de Souza.

Favacho explica que as pesquisas foram desenvolvidas nas disciplinas de Tópicos Especiais e Projeto Integrador do curso Técnico em Informática integrado ao ensino médio, por estudantes do 3º ano nos laboratórios do Campus Abaetetuba. Ele avalia que esta publicação é um passo muito importante para a ampla divulgação dos trabalhos desenvolvidos por professores e alunos do IFPA.

“Alimentador Automático de Pet Utilizando a Plataforma Arduíno” é o capítulo que inicia a obra. É resultante do trabalho desenvolvido pelos alunos Alberto Cauã Trindade da Silva, Denise Nascimento Cardoso, Jamilly da Silva Dias, Jéssica Ferreira e Ferreira, Pedro Afonso Alcântara Negrão, Rízia de Cássia da Fonseca Pereira, Ruam Melo dos Santos, Weliton Quaresma Ferreira. O artigo apresenta como construir um aparelho de monitoramento da alimentação dos pets de modo a manter o animal de estimação bem alimentado sem a supervisão frequente de uma pessoa. Por meio de sensor, o aparelho monitora se o animal está de 1 a 30 cm do dispositivo e então despeja o alimento no recipiente para que o animal possa se alimentar no horário determinado e com uma quantia satisfatória. O artigo lista alguns dos alimentadores disponíveis no mercado, o problema de cada um e o diferencial do protótipo elaborado no campus Abaetetuba. Os autores listaram os materiais necessários e o passo a passo para fazer o aparelho funcionar corretamente. A inovação foi pensada para gerar mais autonomia e qualidade de vida para o animal que poderá se alimentar sem precisar da presença do dono.

Uma pesquisa desenvolvida em quatro etapas deu origem ao Capítulo 4 da obra denominado “Controle e Monitoramento Automatizado dos Fatores Limnológicos Ideais para Larvicultura do Pterophyllum Scalare (Acará Bandeira) utilizando Técnicas de Inteligência Artificial”. O artigo é resultado das investigações científicas de mestrandos e doutores ligados à Universidade Federal do Pará (UFPA) considerando a bibliografia sobre a espécie em estudo, automação, inteligência artificial e trabalhos publicados sobre o assunto. A inovação proposta é resultado da observação da reprodução de peixes da espécie “Pterophyllum scalare” no Laboratório de Ictiofauna Amazônica (LABICAM) do IFPA campus Abaetetuba feitas pelo professor Raphael Saraiva de Souza que é mestrando. Os exemplares foram observados no período de 17 de abril a 3 de maio de 2019. As matrizes, um casal, após a desova foram retirados do tanque, permanecendo apenas as larvas que foram observadas para a conclusão do estudo.

O pesquisador, observou que o índice de morte de larvas era elevado no tanque berçário. Em busca das possíveis causas, estudou os fatores como ph e temperatura da água, uso de interface eletrônica e inteligência artificial. Ele percebeu que o monitoramento é realizado neste laboratório in loco através do equipamento denominado Medidor Multiparâmetro que faz a leitura dos dados físico-químicos. Esse monitoramento é realizado três vezes por semana de forma manual, pelo responsável do laboratório. Constatado o problema, buscou-se levantar os dados. Os resultados da pesquisa revelaram que este método de monitoramento depende da ação e da disponibilidade humana, portanto passível de falhas.

Para automatizar o sistema e corrigir as falhas de controle e monitoramento dos tanques, Souza em parceria com os pesquisadores Otávio Noura Teixeira, Augusto César Paes de Souza, Márcio Valério de Oliveira Favacho, Renato Hidaka Torres, criaram um sistema para realizar a análise limnológica da água, definidas pelas variáveis temperatura e pH com a implementação de sensores controlados por Arduíno, atuadores e técnicas de inteligência artificial visando melhorar a larvicultura do peixe Acará Bandeira, nome popular da espécie Pterophyllum scalare. A base teórica para a criação do sistema foi revisão bibliográfica e estudos qualitativos. O artigo traz detalhes sobre a arquitetura do sistema baseado em regressão linear adotado e indica que a nova proposta é capaz de identificar e resolver os problemas de forma automatizada. O novo sistema foi capaz de proporcionar o monitoramento e controle das variáveis de temperatura e pH da água, possibilitando o aumento de produtividade, gerando maior sobrevida ao maior número de larvas até a fase de alevino quando comparado aos métodos que utilizam o material humano.

 

“IAÇÁ – Otimização do Processo de Extração da Polpa de Açaí utilizando a Plataforma Arduíno” é o sexto capítulo do livro e o terceiro com autores do IFPA campus Abaetetuba. O artigo relata a origem da ideia, metodologia e o passo a passo sobre a utilização da plataforma Arduíno Uno no sistema que define o tempo do processo de extração da polpa do açaí. A proposta é auxiliar os profissionais na definição do tempo adequado para o processamento do fruto a fim de otimizar o tempo do processo de separação da polpa do caroço do açaí. O protótipo apresentado traz um sistema com duas opções de tempo com 5 e 6 minutos. Foi desenvolvido de modo a diminuir o contato dos trabalhadores com o sistema elétrico da máquina para proporcionar uma maior segurança, diminuindo a incidência de acidentes por choque elétrico. O projeto foi desenvolvido pelos estudantes Ana Flavia Dias da Silva, Ian Castro Marinho da Silva, Leonan Gustavo Silva Rodrigues, Lilian Raquel de Campos Cardoso, Marily Luciene Pantoja Costa.

As publicações foram viabilizadas por meio de doações realizadas por integrantes da comunidade do IFPA ao professor Márcio Favacho. A publicação custou R$ 729,00 reais. Os projetos do Capítulo 1 e 6, dada sua relevância, participaram da II Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto Açaí (MCTEA) realizada no período de 13 a 18 de dezembro. Confira aqui a matéria.

O livro está disponível para download e leitura gratuitamente no link a seguir: Ebook - Atena Editora.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página