Página inicial > Últimas Notícias > IFPA conquista prata, bronze e menções honrosas em olimpíada de matemática

IFPA conquista prata, bronze e menções honrosas em olimpíada de matemática

• Publicado: Sexta, 11 de Fevereiro de 2022, 09h10
  • Última atualização em Sexta, 11 de Fevereiro de 2022, 09h21

Os gêmeos Yago e Ygor Barros Mendes, 17 anos, estudantes do curso técnico integrado em Informática do Instituto Federal do Pará (IFPA) – campus Paragominas, conquistaram, respectivamente, bronze e prata na 16ª edição Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP). Surpresos, eles comemoraram o resultado.

Os medalhistas foram divulgados no dia 18 de janeiro. A Olimpíada teve duas fases - uma on-line, realizada entre julho e agosto de 2021, e outra presencial, em novembro de 2021. Conquistaram premiação os estudantes do IFPA campus Altamira, Belém, Breves, Itaituba, Paragominas e Parauapebas. Ao todo, foram conquistadas 38 menções honrosas, duas pratas e um bronze.

As olimpíadas são importantes para os alunos adquirirem experiências em competições científicas e para o autoconhecimento garante Yago. “Para mim, a mais importante é a resiliência. Aprendemos a nunca desistir dos nossos objetivos. Apesar de todas as dificuldades, continuamos em frente. Também aprendemos a olhar de outra forma para os assuntos aprendidos na escola, sempre procurando entender o que realmente cada assunto significa”.

Ygor revela que o segredo para ir bem em uma olimpíada é estudar e realizar as provas anteriores, um exercício que permitirá conhecer melhor os conteúdos cobrados. As inscrições são realizadas pelos professores e auxiliam os competidores durante as aulas. “Ali, de fato, você conhecerá a prova, os assuntos cobrados e quais você deve aperfeiçoar para atingir o seu objetivo e trazer uma medalha. Os professores fizeram muita a diferença para o nosso resultado”.

Yago garante que a matemática é como um jogo. E, como em todo jogo, é preciso entender as regras. “Por isso, os alunos muitas vezes não acham a matemática fascinante, pois não conseguiram compreender as regras do jogo. Após descobrir essas regras, podemos brincar com a matemática e isso torna ela fascinante”, garante.

Os irmãos estão acostumados a competir entre eles para verificar quem é o melhor. “A gente gosta de uma disputa né. Ha ha, ha então sempre é um querendo ser melhor que o outro, mas nessa jornada olímpica isso fez a total diferença, ter alguém sempre para te motivar”, comenta Ygor brincando. Eles já participaram da Olimpíada Brasileira de Astronomia, Olimpíada Internacional de Matemática dos Institutos Federais (OMIF), Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico (OBRL).

Com base na experiência no campus Belém, professor Haroldo da Costa Aires ressalta que devido à pandemia, com a necessidade de ofertar as aulas de forma remota, não foi possível alcançar os patamares de participação e desempenho de anos anteriores. Era difícil manter um diálogo para convencer a todos de participar da prova. “Geralmente classificamos 45 alunos para a segunda fase, nesta edição foram apenas 17. E, muitos alunos com grande potencial deixaram de participar”, lamenta.

O professor explica que em edições anteriores, em seu campus, a primeira fase era aplicada em horário de aula. “Assim conseguíamos alcançar a maioria dos nossos alunos. Quando atuamos de modo presencial conseguimos um contato mais direto, incentivamos a participação, falamos dos benefícios que um medalhista tem, da importância de participar de uma competição a nível nacional”, ressalta Haroldo.

Para os alunos que almejam um futuro promissor na área científica, professor Haroldo destaca que é fundamental participar de olimpíadas. Fazer os exercícios e treinamentos para a Obmep ajuda a melhorar o desempenho. Explica que todo material fica disponível no site da competição e está acessível aos professores. “É importante que os incentivem, mostrem a trajetória dos medalhistas de forma a ajudá-los a ter empenho e esforço. Mostrar as portas que as olimpíadas podem abrir para eles, faz brilhar os olhos para o estudo da Matemática”.

Conheça todos os premiados do IFPA na 16ªOBMEP:

1 - Aira Vitória Oliveira Silva  - Campus Parauapebas

2 - Amanda de Miranda Barata          - Campus Belém