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IFPA capacita servidores para realização de auto avaliação institucional

  • Publicado: Sexta, 11 de Março de 2022, 17h38
  • Última atualização em Quinta, 23 de Junho de 2022, 09h51
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Para melhor desenvolver a prática avaliativa, com foco no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), a Reitoria do Instituto Federal do Pará (IFPA) ofertou, no período de 8 a 10 de março, o curso de Formação em Auto Avaliação Institucional. A ação foi articulada pela Pró-reitoria de Ensino (PROEN) em parceria com a Pró-reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (PROGEP), e contou com a participação de servidores dos campi Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Bragança, Breves, Cametá, Castanhal, Conceição do Araguaia, Itaituba, Marabá Industrial, Marabá Rural, Parauapebas, Óbidos, Santarém, Tucuruí e Vigia.

O curso abordou os pressupostos teórico-metodológicos de avaliação institucional, o papel da Comissão Própria de Avaliação (CPA) entre a comunidade acadêmica e a gestão no processo de avaliação interna do IFPA. Foram 40 horas de formação, sendo 16 horas de formação teórica desenvolvidas de forma remota – com seis horas síncronas e 10 horas assíncronas – e 24 horas presenciais com foco no desenvolvimento dos instrumentos avaliativos. A capacitação presencial ocorreu no auditório Engenheiro Claudio Matni, no prédio central da Reitoria.

Os participantes tiveram a oportunidade de fazer uma reflexão sobre esta modalidade de avaliação, para serem capazes de introduzir inovações práticas capazes de gerar subsídios mais consolidados à instituição, com foco no Planejamento de Desenvolvimento Institucional (PDI), de modo a permitir a realização de uma avaliação envolvendo toda a comunidade. A fundamentação teórica apresentou o campo da avaliação educacional, suas concepções, a dimensão técnica e política de avaliação, enquanto a prática de avaliação institucional trouxe o desenho da avaliação interna e o desenho da avaliação institucional externa, que são interdependentes e se articulam no processo avaliativo.

A Diretora de Políticas Educacionais da Proen, Adalcilena Helena Café Duarte, organizadora deste curso, explica que o objetivo foi fornecer subsídios para o êxito das comissões. “O curso tem o objetivo de qualificar o trabalho de nossos servidores integrantes da CPA e dar continuidade à ação de excelência no processo de avaliação institucional pelos nossos pares e pela comunidade acadêmica”.

O Pró-Reitor de Ensino do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Dr. Assis Leão da Silva, foi o facilitador da formação. Ele destaca que os servidores do IFPA que fizeram os cursos, em sua maioria, são novatos na prática avaliativa institucional e têm um futuro promissor no Instituto, no sentido de aprimorar as práticas de avaliação realizadas pela CPA Institucional e dos Campi. “Apresentamos os aspectos sociais e de funcionamento das comissões próprias de avaliação. Sempre aplicando os conceitos de avaliação democrática, avaliação sistêmica, avaliação emancipatória, avaliação qualitativa de base naturalista”, esclarece.

Leão da Silva afirma também que o trabalho desenvolvido pela CPA é essencial para as Instituições de Ensino Superior como o IFPA, pois subsidia o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) no processo de avaliação externa. Desse modo, o relatório da CPA é a base do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) que avalia os cursos de graduação e pós-graduação. Ao mesmo tempo em que a CPA se articula com a avaliação externa do INEP, ela também é responsável pelos processos de autoavaliação institucional e dos cursos, e exerce protagonismo em todos esses processos. “Isto é importante, sobretudo sobre a dimensão infraestrutura que se intercruza com a avaliação institucional e a avaliação de curso. A avaliação institucional tem 10 dimensões e a avaliação de curso só tem 3”, ressalta.

Os relatórios, os diagnósticos de avaliação que são produzidos pela CPA nos campi e na Reitoria servem de base para fundamentar a gestão institucional do IFPA a partir de indicadores de dimensões estipuladas pelo PDI. Neste sentido, a CPA é um ponto difusor da prática democrática. “Ajuda muito a institucionalizar e a amadurecer nossas instituições.  Esta avaliação que é desenvolvida pela CPA é uma avaliação que leva as pessoas a pensarem na instituição como um todo”, destaca Leão da Silva.

O Técnico em Laboratório do IFPA Campus Castanhal, Jefferson Dias Gonçalves, que participou da formação e compõe a CPA Local, afirma que o curso vai fazer diferença no trabalho que as comissões desenvolvem. “Esta formação foi muito boa. Já participei da CPA lá do campus, mas não tínhamos este suporte que tivemos agora. Foram seis dias, três on-line e três presenciais, orientando o que devemos fazer e trazendo novas ideias. Na minha avaliação foi muito bom”.

O professor no campus Parauapebas, Ludinilson Antônio de Jesus Pereira, explica que a CPA do campus está em fase de recomposição. “Nós temos os relatores anteriores, fizemos a sensibilização da comunidade sobre eles. Começamos nosso processo de avaliação com novo instrumento de avaliação para o novo ciclo. Esta formação vai nos ajudar”.

Na avaliação da professora Roseane Fernandes da Costa esta formação traz inovações.  “A capacitação orientou que não precisamos avaliar todos os eixos de uma só vez, que é possível avaliar um eixo de cada vez. Desta vez, iremos avaliar a infraestrutura. Este curso possibilitou construir o nosso próprio questionário e que irá atender as nossas necessidades”.

O Assistente em Administração Asael Ribeiro Pinto, membro da CPA de Santarém, comenta que esta formação foi importante para trocar experiência com os servidores dos demais campi sobre a atuação na comissão. “Com o que aprendemos conseguiremos fazer com que as CPAs dos campi se revitalizem e trabalhem como devem ser”.

Composição e trabalho da CPA

De três em três anos, são realizados os processos eleitorais para composição das CPAs Locais e Institucional. Estes processos são regulamentados pela Resolução Nº 122/2019 - CONSUP/IFPA de 3 de julho de 2019. As CPAs são compostas por representantes dos docentes, discentes, técnico-administrativos e da sociedade civil organizada. São autônomas e atuam para dar suporte às decisões de gestão. No IFPA, são 18 CPAs Locais, uma em cada campus, e a Institucional sediada na Reitoria.

Os relatórios da CPA, ao longo de um ciclo, composto por um triênio, permitem analisar o que está proposto no PDI da instituição e a materialização desse plano de acordo com os cinco eixos: planejamento e avaliação institucional, desenvolvimento institucional, políticas acadêmicas, políticas de gestão e infraestrutura.

Adalcilena esclarece que participar da CPA é uma oportunidade para os servidores, os estudantes e as pessoas da sociedade civil organizada comprometidas com o Instituto. “Fazer parte da CPA permitirá ter uma visão sistêmica dos macroprocessos de gestão e o cotidiano das práticas realizadas no campus e na reitoria. Esta atividade permite perceber que a avaliação é propositiva de mudanças”, ressalta.

O último relatório da CPA Institucional está disponível em: https://ifpa.edu.br/component/content/article?id=581

 

 

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