Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > IFPA inaugura novo campus em Cametá
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IFPA inaugura novo campus em Cametá

  • Publicado: Terça, 12 de Abril de 2022, 14h03
  • Última atualização em Segunda, 18 de Abril de 2022, 15h36
imagem sem descrição.

 

 

O Campus Cametá, do Instituto Federal do Pará (IFPA), acaba de ganhar uma nova casa. A unidade, que antes funcionava nas dependências da Universidade Aberta do Brasil (UAB), agora passará a atuar em um prédio próprio. O campus foi inaugurado na manhã do dia 11, em uma solenidade que contou com a presença do Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Tomás Sant’ana, do Reitor do IFPA, Claudio Alex da Rocha, do Diretor-geral do Campus Cametá, Aldrin Benjamin, do Prefeito de Cametá, Victor Cassiano, da Deputada Federal, Viviane Reis, do Deputado Federal Hélio Leite, do Secretário de Educação do Município, Ênio de Carvalho, da Vereadora Maria Wanderléia Camarinha e do Coordenador Executivo da Associação Paraense de Apoio às Comunidades Carentes (APACC) Rede Jirau de Agroecologia, Franquismar de Souza.

 

O Campus Cametá oferta, atualmente, os cursos técnicos de Agropecuária, Informática e Recursos Pesqueiros, e as especializações em Informática Educativa e Agroecologia. O novo prédio conta com uma estrutura composta por 12 salas de aulas, cinco salas especiais, cujo uso é definido conforme demanda, dois auditórios, refeitório, biblioteca, ginásio e laboratórios de informática, física, química, biologia, linguagens e pesca e aquicultura.

 

A aluna do curso técnico integrado em Agropecuária, Nauely dos Santos, ficou muito satisfeita com a nova estrutura: “É uma alegria ter um novo campus, porque depois de passar muito tempo no campus UAB, que não era nosso, agora a gente pode falar que é uma coisa nossa. Eu estou achando ótimo, é uma estrutura boa, tem bastante espaço pra gente. Antes não tinha e agora tem um laboratório ótimo pra gente fazer mais pesquisas, aprofundar mais o nosso conhecimento. Esse campus novo é uma vitória pro povo cametaense”, comemora a estudante.

 

O aluno do curso técnico subsequente em Informática, Diego de Souza, também está feliz com a oportunidade de estudar em um novo campus. “As expectativas são as melhores, porque se a gente observar, hoje a gente precisa de uma estrutura e do estudo que o IFPA oferta pra gente, como o laboratório de química, física, pesca, informática, então acredito que tem muito a agregar no ensino e na formação da população cametaense”, destaca o discente.

 

Agora, com a nova estrutura, a expectativa é que a oferta de cursos seja ampliada. “Nós já estamos há mais de quatro anos com uma oferta reprimida, há agora uma expectativa da comunidade em atender o ensino superior, além de expandir os cursos técnicos pra outras áreas, o que já era uma demanda antiga do município, como o curso na área de florestas, cursos técnicos e cursos superiores, então essa estrutura vai nos permitir isso, ofertar cursos com mais qualidade e expandir as nossas ofertas para além de Cametá”, afirma o Diretor do Campus Cametá, Aldrin Benjamin.

 

O Reitor do IFPA explica que essa ampliação já está prevista e vai abarcar vários aspectos da instituição. Atualmente, por exemplo, o Instituto de Cametá conta com 58 servidores ativos e, pelo modelo do campus, é possível chegar a 115. “Vamos, certamente, dada as condições que temos hoje, triplicar o número de estudantes que temos. São doze salas de aula, então nós temos esse objetivo, claro que as equipes vão sendo constituídas e ampliadas para que possamos ofertar educação também de nível superior, ampliar as ofertas de nível técnico, formação de professores, de Educação de Jovens e Adultos e de Formação Inicial e Continuada”, conta Claudio Alex da Rocha.

 

O contrato de execução de serviços da construção do Campus Cametá foi assinado em acordo com poder público municipal, em dezembro de 2012, com o objetivo ampliar a oferta de vagas da educação profissional e tecnológica em todo o estado. A medida faz parte da ação de expansão da rede federal, que pretende aumentar ainda mais o alcance dos Institutos Federais no Brasil. “Nós estamos falando de uma estrutura composta por 41 Instituições Federais, espalhadas por todo o país, com a maior capilaridade de educação que existe no Brasil. São 671 unidades, ainda é pouco se formos pensar, mas é a rede de maior capilaridade e maior conexão com o setor produtivo, então isso merece ainda mais destaque nos nossos institutos federais”, destaca o Secretário Tomás Sant’ana.

 

A festa de inauguração foi animada pela Banda de Fanfarra Damata, pelo grupo de Siriá da professora Graça Correa e contou também com apresentações musicais de docentes e estudantes do Instituto. Uma feira foi montada no hall de entrada do campus, onde era possível conhecer os cursos ofertados pelo campus, visitar uma exposição com os resultados das aulas práticas e adquirir produtos feitos pelos agricultores familiares da região, que fazem parte da parceria entre o Campus e a APACC.

 

Codir

 

No dia seguinte à inauguração, o Campus Cametá foi o local de realização da 84° Reunião Ordinária do Colégio de Dirigentes (Codir), do IFPA. Reuniram-se Claudio Alex da Rocha, Reitor do IFPA, André Moacir Miranda, Diretor Executivo e os Diretores Gerais Aldrin Benjamin, do campus Cametá, Anderson Barbosa, do campus Tucuruí; Camila da Silva, do campus Avançado Vigia; Damião Pereira, do Campus Santarém; Danilo da Cunha, do campus Bragança; Dilcileno Ferreira, Diretor Administrativo do campus Conceição do Araguaia; Diselma Brito, do campus Abaetetuba; Íthalo Bruno Grigório, do campus Paragominas; Leonaldo da Cunha, Diretor Administrativo do campus Altamira; Luísa Van der Laan, Diretora Geral Substituta do campus Conceição do Araguaia; Manuel Fábio Barros, do campus Rural de Marabá; Mário Médice, do campus Breves; Raimundo Otoni Figueiredo, do campus Belém; Rosângela Maria Emerique, do campus Altamira e Vanessa Moreno, do campus Parauapebas.

 

 

Também estavam presentes Elinilze Teodoro, Pró-reitora de Ensino; Danilson da Costa, Pró-reitor de Administração; Paulo Henrique Bezerra, Diretor de Tecnologia da Informação e Vanessa de Mello, Diretora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional. A reunião também contou com a participação do Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Tomás Sant’ana.

 

Texto: Livea Colares | ASCOM IFPA Reitoria

 

 

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página