Página inicial > Últimas Notícias > IFPA tem projeto aprovado em edital do Ministério da Educação

IFPA tem projeto aprovado em edital do Ministério da Educação

• Publicado: Sexta, 29 de Abril de 2022, 13h35
  • Última atualização em Sexta, 29 de Abril de 2022, 13h39

Um projeto do Instituto Federal do Pará (IFPA) foi aprovado e outro ficou suplente no âmbito do Edital nº 84/2021 da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC). Em nível nacional, a seleção foi organizada pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) para toda a Rede Federal. Cada instituição poderia submeter no máximo duas propostas.  O resultado foi divulgado no dia 20 de abril.

“Criação de ambientes promotores de inovação” foi a linha escolhida para o projeto proposto pelo Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica do IFPA, que ficou classificado no 10º lugar entre as 15 vagas disponíveis. O projeto foi aprovado no Eixo II com foco na integração e consolidação de ambientes promotores de inovação. A proposta será coordenada pela chefe do NITT-IFPA, Keila Renata Mourão Valente, e receberá o fomento de R$ 120 mil reais da Setec/MEC. O Polo de Inovação do IFPA, parte integrante da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppg), está situado nas dependências do Campus Castanhal e será o ambiente de inovação que coordenará as ações de promoção da integração e consolidação dos ambientes de inovação existentes no IFPA. Um dos critérios bem avaliados na pontuação das propostas era ter a participação de servidores que tivessem concluído o curso de Qualificação de Líderes em Gestão de Ambientes de Inovação ofertados pela Anprotec em parceria com a Setec/MEC, cursados pelas servidoras Keila Mourão e Nayara Melo.

Keila explica que a importância da aprovação é estruturar e integrar o Polo de Inovação com os outros ambientes de inovação existentes no campus Castanhal, a saber Incubadora de empresas, Laboratório IFMaker, Empresa Jr, Laboratórios de pesquisa das áreas de alimentos, agroindústria e aquicultura, de modo a promover o desenvolvimento, o empreendedorismo e a consolidação da parceria com empresas da região. “Esperamos que o Polo seja uma referência para a sociedade, um ambiente de promoção de inovação e pesquisa de produtos para as empresas e a instituição do estado”.

Compõem a equipe do projeto, a servidora e colaboradora do NITT Gleice do Socorro Bittencourt dos Reis, a coordenadora do setor de Inclusão, Desenvolvimento e Empreendedorismo Nayara Cristina de Melo Caldeira, o professor e coordenador do Polo de Inovação Luã Caldas Oliveira, o professor e diretor do Campus Castanhal Adebaro Alves dos Reis, a diretora administrativa Elisângela Maria de Brito Pereira, professora Lícia Amazonas Calandrini Braga, professora Tatiana Pará Monteiro de Freitas, professor Pedro Danilo de Oliveira, professora Suely Cristina Gomes de Lima, professora Maria Regina Sarkis Peixoto Joele, professor Diretor de Pesquisa, Pós-Graduação, inovação e Extensão (DPPGIEX) Luís André Luz Barbas, professor Augusto José Silva, professor Diego da Silva Smith e professor Danileno Meireles do Rosário.

O projeto classificado no Eixo I: Laboratórios abertos de prototipação de produtos e processos ou espaços makers, que está como suplente na lista de aprovados, é do Campus Cametá, coordenado pelo Técnico Administrativo Giovani Lisboa.