Página inicial > Últimas Notícias > Esse IF é Minha Rua: estudantes e professores gravam apresentações e visitam a Reitoria

• Publicado: Segunda, 16 de Maio de 2022, 13h49
  • Última atualização em Segunda, 16 de Maio de 2022, 13h51

Os preparativos para o III Esse IF é Minha Rua continuam a todo vapor. Nos últimos dias 26 de abril, 6 e 10 de maio, a Reitoria do Instituto Federal do Pará recebeu comitivas de discentes e docentes de onze de seus 18 campi, que vieram gravar em estúdio suas apresentações de trabalhos para o IV Seminário de Extensão – SEMEX e o IV Seminário de Ensino – SENSI, eventos integrantes do encontro.

Além da gravação, professores e alunos tiveram a oportunidade de fazer um tour pelos prédios da Reitoria, passando em cada setor, com o objetivo de conhecer melhor o funcionamento administrativo da instituição. Tamires Xavier de Carvalho, aluna do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, em Breves, ficou surpresa com a iniciativa. “Eu como aluna eu adorei. Para mim, era só para vir aqui para gravar. Poder conhecer mesmo o espaço um pouco mais foi maravilhoso”. “A gente, que é discente de Campus que é distante, tem uma dimensão muito mínima da Reitoria. A gente ouve muito falar, mas não tem realmente o conhecimento do que é. Então é muito interessante a gente estar fazendo essa visita”, completou Marcos Vinícius Cordeiro Conceição, aluno de Graduação em Agronomia do Campus Castanhal.

“Essa é uma experiência fantástica, que nós estamos vivendo pela primeira vez, pelo menos no evento Esse IF é Minha Rua. Eu acho que esse contato mais próximo dos nossos alunos com as pró-reitorias, com as diretorias sistêmicas, e eles terem aqui in loco a percepção de como funciona, esse diálogo acerca das ações que são pensadas, visando o fortalecimento do processo formativo deles, isso é muito valoroso para eles”, explica Fabrício Medeiros Alho, pró-reitor de Extensão do IFPA. “É maravilhoso saber que tu pertences a esse lugar. Inclusive eu comentei com a minha professora, escrevendo o projeto, que está mais para ‘Esse IF é minha Casa’ do que ‘Esse IF é minha Rua’, porque a gente mora praticamente no IF, passa o dia inteiro”, brincou Tamires.

Apresentações em podcast: ensino, extensão e pertencimento

Este ano, as apresentações dos trabalhos do SENSI e do SEMEX ficarão disponibilizadas no canal oficial do IFPA no YouTube. Para que se mantivesse um padrão, os representantes dos projetos foram trazidos ao estúdio da Reitoria, em Belém, e gravaram suas participações no formato de podcast (como um bate papo gravado, para ser assistido pela audiência por demanda, na hora em que se quiser). “Está sendo uma experiência nova para mim. Foi o primeiro podcast que eu gravei na minha vida. E eu achei legal, porque foi um podcast em que eu falei sobre meu projeto de extensão”, avaliou Gabriel Palheta Santos, discente do campus Avançado de Vigia, no curso Técnico em Hospedagem.

Alunas do curso Técnico em Agropecuária, no Campus Rural de Marabá, Mpapramre Purupramre Tototore Katêiokuare e Ana Júlia de Oliveira Vasconcelos também estavam contentes com a participação. Mpapramre é indígena Parkatêjê e se disse privilegiada por participar do evento. “Foi um prazer estar aqui, ainda mais para apresentar esse projeto que fala sobre as sementes que são lá da minha aldeia”, resumiu. “É uma ótima oportunidade para mostrar para as pessoas outras culturas e dar visibilidade principalmente ao povo indígena, pois normalmente não é muito valorizado o seu conhecimento, por ser um conhecimento empírico”, avaliou a colega Ana Júlia.

Há pouco mais de um ano na instituição, a professora Maria Jorgiana Ferreira Dantas, do Campus IFPA Breves também estava feliz com a experiência. “Trazer os alunos para iniciarem no ensino, na docência, com a monitoria, na pesquisa e extensão é muito satisfatório. Os olhos brilham, quando a gente vê isso. A recompensa eu acredito que seja essa: envolver o aluno na realidade dele para que ele consiga ver que ele pode mudar aquilo ali se assim quiser”, declarou.

“Nosso evento vem se constituindo de uma aproximação entre Ensino e Extensão, nessa ideia de que a gente constrói saberes aqui e que a gente precisa compartilhar com a comunidade, com quem está ao nosso redor e nos diversos espaços profissionais que a gente atua ou vai atuar”, declarou Elinilze Guedes Teodoro, pró-reitora de Ensino a uma das comitivas. “Depois vocês vão ficar com esse vídeo para utilizar na vida acadêmica de vocês, divulgar o trabalho de vocês. Essa foi a ideia também de a gente fazer nesse formato”, concluiu.

Do Campus Rural de Marabá, o estudante de Licenciatura em Educação no Campo – Ciências da Natureza, Lucas da Silva Batista, diz reconhecer nos projetos de ensino e de extensão espaços para realizar e divulgar trabalhos para a comunidade externa. “Eu quero que nosso projeto vá mais além e a gente possa divulgar nossos trabalhos e ter o reconhecimento por isso”. “Me sinto pertencente a isso tudo sim, porque desde as notas, os trabalhos, as bolsas, que de toda forma ajudam a gente, na família, a continuar o curso, a continuar estudando e pesquisando, isso sim faz parte da nossa vida. Então a gente cuida com o maior amor possível”, finalizou.

O evento

O III Esse IF é Minha Rua acontece de 8 a 10 de junho de 2022, em formato híbrido, ou seja, com parte das atividades presenciais e outra parte de forma remota, online. No total, foram aprovados oito trabalhos para o SENSI e 15 para o SEMEX, oriundos dos Campus IFPA Ananindeua, Belém, Bragança, Breves, Castanhal, Itaituba, Rural de Marabá, Paragominas, Parauapebas, Tucuruí e Avançado de Vigia. Em breve, os vídeos das apresentações estarão disponíveis para apreciação e votação do público no canal oficial do IFPA no YouTube.