Página inicial > Últimas Notícias > IFPA abre consulta pública para construção do Plano de Desenvolvimento Institucional 2024-2028

• Publicado: Quarta, 01 de Junho de 2022, 18h16
  • Última atualização em Segunda, 20 de Junho de 2022, 13h52

Servidores e alunos do Instituto Federal do Pará (IFPA) e comunidade externa já podem contribuir para a construção do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que terá a vigência de 2024 a 2028. O questionário está disponível no https://questionario.ifpa.edu.br/index.php/185574?lang=pt-BR e pode ser respondido até o dia 30 de junho. O objetivo da consulta pública é fazer um diagnóstico que identifique os pontos fortes e fracos da instituição, a fim de subsidiar os trabalhos de construção do novo PDI e de reformulação do Plano vigente.

“O PDI é um documento técnico baseado em um tripé e o primeiro pé é o anseio da comunidade, então para que a gente possa conhecer o anseio da comunidade nós estamos fazendo, primeiramente, essa pesquisa online, afinal a gente vai fazer essa análise dos resultados do PDI atual e ouvir a comunidade em relação aos seus anseios numa perspectiva de pontos fortes e pontos fracos internos a instituição e também de oportunidades e ameaças que são externas à instituição, com isso a gente levanta esse primeiro pé, que é a questão desse anseio da comunidade”, explica o Diretor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (DPDI), Tiago Vieira.

Após ouvir os anseios, serão considerados outros elementos, como a análise do PDI vigente, em termo de resultados. Também serão feitos outros levantamentos e previsões em relação ao orçamento e uma análise de cenário vai ser realizada para se estabelecer um diagnóstico a partir do qual será feita a construção do planejamento para o próximo período, de 2024 a 2028.

Tiago Vieira destaca a importância da participação de toda a comunidade: “A gente trabalha para a sociedade, então eles são como nossos clientes e muitas vezes a gente está desenvolvendo as atividades enquanto instituição e não sabe qual a opinião deles em relação a isso. Por exemplo, em relação ao PDI atual, a gente pode, ao final, verificar o grande sucesso na execução do PDI, ou seja, cumprimos tudo que estava previsto, mas será que o cumprir tudo que estava previsto atende ao que a sociedade esperava? Atende aos anseios da nossa comunidade? Então, a participação deles é importante nesse sentido de dar o olhar enquanto servidores, alunos da instituição e até da sociedade externa, para nós termos um diagnóstico completo”.

O questionário traz perguntas sobre os pontos fortes e fracos da instituição, separado por macroprocessos, nas áreas finalísticas de Ensino, Pesquisa e Extensão. Também haverá perguntas sobre a gestão estratégica da Instituição, a gestão de pessoas, a infraestrutura e a tecnologia. Essas temáticas visam avaliar o cenário interno do IFPA, já no quesito externo, o questionário vai tratar das oportunidades e ameaças em relação aos fatores políticos, econômicos, ambientas e tecnológicos. O questionário identifica a que categoria pertence quem está respondendo e qual o seu campus ou unidade, no entanto, a pesquisa é totalmente anônima.

O PDI é um instrumento que planeja e guia as ações de gestão do IFPA, considerando a identidade da instituição, sua filosofia de trabalho, a missão a que se propõe, as diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, a estrutura organizacional e as atividades acadêmicas que desenvolve ou pretende desenvolver. A elaboração do PDI pelas Instituições Federais (IF) é obrigatória e exigida pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017.

O PDI vigente “vem sendo revisado anualmente e em termos de efetividade dos resultados, a gente pode considerar que ele tem conseguido um alto índice de alcance desses resultados previstos. Em relação às nossas metas, tivemos uma queda em 2020 por conta da pandemia, mas em 2021 a gente voltou a crescer em relação às nossas metas institucionais. É uma análise positiva em relação ao nosso PDI atual, mas a gente precisa de mais elementos, mais opinião, para saber se essa eficiência do nosso PDI está resultando numa efetividade junto à comunidade”, avalia Tiago Vieira.

Acesse aqui a Pesquisa de Análise Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)