Página inicial > Últimas Notícias > III Esse IF é minha rua inicia programação

III Esse IF é minha rua inicia programação

• Publicado: Quinta, 09 de Junho de 2022, 10h48
  • Última atualização em Quinta, 09 de Junho de 2022, 10h51

Começou a programação da terceira edição do “Esse IF é minha rua”, realizado pelas Pró-Reitorias de Ensino e de Extensão do Instituto Federal do Pará (IFPA). Com o tema “Te aquieta e bora estudar”, o evento visa discutir sobre as ações de ensino e extensão do Instituto nessa nova fase pós-pandêmica, a fim de promover a permanência e o êxito do estudante. A programação iniciou ontem, 08, e vai até amanhã, dia 10 de junho, em formato híbrido, e traz mesas redondas, conferência, roda de conversa e apresentações de trabalhos.

A solenidade de abertura contou com a presença da Pró-Reitora de Ensino, Elinilze Teodoro, e do Pró-Reitor de Extensão, Fabrício Alho. Durante a abertura, Elinilze Teodoro explicou o tema desse ano: “Esse ‘III Esse IF é minha rua: Te aquieta e bora estudar’ é também um convite no sentido de alinhar todas as práticas de retomada das nossas atividades presenciais institucionais. Nós estamos enfrentando muitos desafios nessa retomada, seja no sentido de retomar o ânimo, a autorregulação, seja na organização para essa atuação conjunta dos servidores, dos campi, dos alunos, dos hábitos de estudar. São bastantes desafios que estamos enfrentando nas nossas estruturas institucionais e além da instituição também. Então é um ‘te aquieta’ que remete a esse tempo que é necessário a gente parar para reorganizar”, elucidou.

Fabricio Alho falou sobre permanência e êxito e os desafios que a pandemia trouxe: “Nós somos pautados pelos desafios, os desafios nos movem e isso é bom, mas são desafios que às vezes são colocados de maneira muito imediata e nos exigem muito enquanto gestores, enquanto servidores públicos. E, claro, eu não poderia deixar de destacar a própria pandemia, nós estamos ainda vivendo um momento pandêmico que acaba impactando o calendário acadêmico dos campi, que nos exige um repensar, um ressiginificar naquilo que fazemos e de como fazemos”, destacou.

Após a solenidade, teve início a Conferência “Práticas Formativas que favorecem a Permanência, o Êxito e o Pertencer no ambiente educacional”, com a docente do Instituto Federal de Brasília, Simone Braz Ferreira Gontijo. A palestrante trouxe conceitos basilares das práticas formativas, falou sobre a escola como espaço social de educação formal e destacou que a escola está inserida numa sociedade e o que acontece na sociedade se reflete dentro do espaço escolar. “A evasão não é simplesmente um ato de sair, de abandonar, ela tem toda uma história por trás e uma história que não está relacionada só com as dificuldades do dia a dia, dificuldades conjunturais, ela também tem uma história dentro da própria escola”, afirmou a docente.

Simone Gontijo destacou que os estudantes têm lembranças, famílias, religiões, sentimentos, linguagens e culturas que lhe proporcionam uma voz distinta e essas experiências não podem ser negadas, pois desconsiderar as realidades dos alunos é colocá-los numa condição de evasão. Falou também sobre a retenção escolar e os elementos que geram pertencimento à escola, promovendo a permanência, como protagonismo, autorregulação, resiliência acadêmica e acolhimento. A docente ainda enumerou algumas sugestões de práticas de acolhimento.

O III Esse IF é minha rua segue até o dia 10 de junho, com atividades presenciais e online. Quem vai à Reitoria do IFPA durante o evento pode também prestigiar a Mostra fotográfica Esse IF é minha rua, com imagens do cotidiano do Instituto, feitas por alunos, professores, técnicos administrativos e egressos. As fotos retratam momentos vividos nas dependências do IFPA ou em atividades externas, feitas durante projetos da instituição.