Página inicial > Últimas Notícias > PARTICIPAÇÃO SOCIAL: IFPA ABRE CONSULTA PÚBLICA SOBRE ABERTURA DE BASES DE DADOS

• Publicado: Quinta, 23 de Junho de 2022, 17h41
  • Última atualização em Sexta, 24 de Junho de 2022, 11h39

O Instituto Federal do Pará (IFPA) inicia hoje, 24 de junho, uma consulta pública para a sociedade manifestar interesse pela abertura das bases de dados do IF. Organizada por meio da Diretoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (DPDI) do instituto, quer saber quais dados produzidos ou acumulados pela gestão do IFPA devem estar acessíveis à sociedade. Os estudantes, servidores e a comunidade externa – servidores e agentes públicos de outros órgãos, gestores, membros e funcionários de organizações, associações e entidades da sociedade civil organizada podem responder ao questionário clicando aqui até dia 8 de julho de 2022.

O resultado da consulta pública contribuirá para a elaboração do 3º Plano de Dados Abertos (PDA) do IFPA. Os dados classificados como abertos estarão disponíveis para consulta com objetivo de aprimorar a transparência pública, fomentar o controle e a participação social, otimizar os esforços para priorizar a abertura de bases de dados do IFPA além de incentivar estudos e análises sobre gestão, governança, ensino, pesquisa, inovação e extensão.

A abertura dos dados para possibilitar a participação social é regulamentada por uma série de normativas. A Lei nº 12.527 (Lei de Acesso à Informação), de 18 de novembro de 2011, e o Decreto nº 7.724, de 16 de maio de 2012, que regulam o direito fundamental de acesso à informação presente no texto constitucional. O Decreto 8.777, de 11 de maio de 2016 instituiu a Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal.

As bases de dados do IFPA estão agrupadas em blocos por área e o cidadão pode opinar sobre os temas que lhe interessam:

I-Gestão;

II- Ensino, Pesquisa e Inovação, Extensão; e

III- Governança.

Acesse a Consulta Pública

Quaisquer dúvidas sobre o preenchimento do formulário, favor encaminhar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..