Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Aluna do IFPA está entre finalistas da Hackathon Educação: Ideias Sustentáveis - do programa StartUP Pará
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Aluna do IFPA está entre finalistas da Hackathon Educação: Ideias Sustentáveis - do programa StartUP Pará

  • Publicado: Sexta, 18 de Novembro de 2022, 14h05
  • Última atualização em Sexta, 18 de Novembro de 2022, 14h05
imagem sem descrição.

 

 

 

A estudante do curso superior de Engenharia Ambiental e Sanitária do Instituto Federal do Pará (IFPA) campus Itaituba Raianda Maria Nunes é a primeira colocada na segunda etapa do Edital Nº 001/2022  Hackathon Educação: Ideias Sustentáveis - do programa StartUP Pará, uma maratona de apresentação de soluções que estimula jovens estudantes do ensino técnico e superior da rede pública do estado do Pará. A conquista é fruto da vontade de produzir soluções que impeçam a contaminação do solo e da água.

Um Hackathon é uma oportunidade para os estudantes saírem da zona de conforto. Eles são desafiados a propor soluções tecnológicas, inovadoras e sustentáveis de modo colaborativo e participativo para determinado assunto. Os participantes do StartUP Pará deveriam apresentar soluções à pergunta: Como Facilitar a realidade do cenário escolar e promover um ambiente de inovação e colaboração entre a comunidade escolar? Submeter inovações e/ou melhorias que transformem e desenvolvam o espaço com sustentabilidade e melhore a qualidade de vida da comunidade. Apresentando soluções tecnológicas capazes de reduzir e/ou mitigar o desperdício proveniente do espaço escolar. O StartUP Pará recebeu, ao todo, a submissão de 38 propostas para evitar desperdícios de: água, alimentos, descartáveis, papel e energia.

Com muitas ideias na cabeça para melhorar a qualidade de vida da comunidade e a preservação do meio ambiente no município de Itaituba, Raianda formou uma equipe composta pelas estudantes Josiane Barradas, Tamares Silva Martins e Waldna Oliveira Dias. Elas contaram com a orientação do coordenador de pesquisa do campus Itaituba, o professor Leonardo Silveira Villar, para desenvolver o projeto “Reutilização do óleo vegetal comestível usado do restaurante universitário do IFPA campus Itaituba e da comunidade do entorno do campus (bairro Maria Madalena)”.

O projeto foi a solução encontrada pelas estudantes para solucionar o descarte inadequado do óleo residual de frituras. Um material que não deve ser reaproveitado na alimentação, pois pode trazer danos à saúde. E, se descartado incorretamente, pode causar prejuízos ao meio ambiente e ao esgoto, entupindo tubulações e atrapalhando o escoamento de água, causando a impermeabilização do solo, contaminação de rios e lagoas. “Percebemos que o óleo aqui no bairro é descartado incorretamente, diretamente na pia. Este é um produto que pode ser reaproveitado. Pode ser transformado em sabão. Evitando que contamine o solo, a água ou traga problemas para a encanação. Além disso, pode se transformar em fonte de renda para a população”, esclarece a estudante.

Elas desenvolveram um sabão ecológico, que não danifica as mãos. A solução conquistou o primeiro lugar no StartUP Pará, com nota 9,53 pontos. Um desempenho que deixou um gosto de quero mais para a futura engenheira. “Para nós que buscamos melhorias na área ambiental, a participação neste evento e o resultado são incentivos para buscarmos desenvolver novas pesquisas e propor mais projetos de modo que a sustentabilidade possa estar presente na vida dos estudantes do IFPA Campus Itaituba e no entorno dele”, declara Raianda.

Sobre o aprendizado, a estudante afirma que foram inúmeros. “Muito aprendizado, pois já fizemos um teste do projeto. Recolhemos o óleo nas residências dos moradores do bairro Maria Madalena e no laboratório de Biologia fizemos o sabão ecológico e inclusive já fizemos a distribuição à comunidade”.

A produção foi doada para duas entidades do município de Itaituba que atuam juntamente com mulheres do Bairro Maria Madalena – “Eu quero doar” e “Ação Sorriso”. A pesquisadora acredita que a próxima etapa do projeto será a capacitação das mulheres que são assistidas pelas entidades, de modo que possam ter uma fonte de renda. Com auxílio das demais turmas e cursos do IFPA campus Itaituba, pretendem fazer rodas de conversa, seminários e oficinas.

A solução será apresentada pela estudante na quarta-feira, 23 de novembro, em forma de picth, com duração entre três a cinco minutos. “Fazer Engenharia Ambiental sempre foi meu sonho, por que eu trabalho na área ambiental. O IFPA me proporcionou isso. Este projeto é uma forma de contribuição com o espaço escolar e com a comunidade onde o campus está situado. É uma sensação maravilhosa a esperança de poder contribuir tanto com o nosso espaço escolar quanto com a comunidade/bairro que estamos inseridos”, afirma sobre a emoção de estar em primeiro lugar na Hackathon Educação: Ideias Sustentáveis.

Programa StartUP Pará

StartUP Pará é um programa do Governo do Estado desenvolvido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), em parceria com a Seplad - Secretaria de Estado de Planejamento e Administração, e a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), com apoio técnico da Fundação Guamá.

O edital nº 001/2022 - Hackathon Educação: Ideias Sustentáveis - do programa StartUP Pará é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio de edital da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet).

Seleção e premiação

As soluções foram selecionadas por uma comissão composta por dois representantes da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) e um representante das Escolas de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPA) que julgaram quesitos como inovação, completude funcional e adequação ao tema.

As iniciativas selecionadas receberão bolsa de vigência de 12 meses para a viabilização de seus projetos, por meio da concessão de três bolsas para estudantes do ensino técnico, no valor de R$ 400,00 reais; e duas bolsas para estudantes de ensino superior, no valor de R$ 1000,00 reais.

Engenharia Ambiental e Sanitária

O curso do IFPA de Engenharia Ambiental e Sanitária é ofertado há dois anos no Campus Itaituba e conta com uma boa estrutura de salas de aula, laboratórios e professores capacitados.

Raianda relata que, por conta do curso, já tem inúmeras ideias de projetos sustentáveis. Comenta que sempre sonhou em fazer engenharia e que o curso está criando as possibilidades para transformar seus sonhos em realidade. O próximo projeto que pretende realizar, quando o restaurante do IFPA campus Itaituba for completamente instalado no campus, é desenvolver compostagem. “Com o apoio dos professores e do laboratório é possível pesar, analisar e pesquisar. Na produção do sabão, por exemplo, foi tudo devidamente pesado. Foi feito testes no produto final”.

Etapa Final

A última etapa do Rackaton Pará 2022 será a apresentação dos resumos na quarta-feira, 23 de novembro, às 10h, no auditório do Espaço do Empreendedor, CT Guamá, Av. Perimetral, Km 01, S/N – Guamá, Belém. Os estudantes deverão participar da cerimônia de premiação do Hackathon Educação: Ideias Sustentáveis.

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página