Página inicial > Últimas Notícias > Reitor do IFPA é escolhido para fazer parte da equipe de transição para novo governo federal

• Publicado: Sexta, 18 de Novembro de 2022, 16h48
  • Última atualização em Sexta, 18 de Novembro de 2022, 16h56

O Reitor do Instituto Federal do Pará (IFPA), Claudio Alex da Rocha, foi escolhido para compor a equipe de transição para o governo do novo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, cujo mandato inicia no dia primeiro de janeiro de 2023. Além de Reitor do IFPA, Claudio Alex da Rocha também atua como presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e vai representar as instituições no processo de transição.

A equipe de transição vai contar com mais de 100 pessoas, distribuídas entre colaboradores, voluntários e técnicos. O grupo será dividido nas quatro principais frentes: “Coordenação executiva”, “Coordenação de articulação política”, “Coordenação de grupos técnicos” e “Coordenação de organização da posse”. Além disso, haverá 32 grupos técnicos, dentre eles, o da Educação, do qual participam Claudio Alex da Rocha e mais 13 nomes.

“Eu me senti bastante honrado por compor esse seleto grupo, estamos falando de apenas 14 pessoas que representam as entidades que consideram protagonistas nas discussões das políticas de educação do país. É importante que a gente possa compreender e acompanhar mais de perto o estágio atual dessas políticas e também apontar caminhos para o novo governo, notadamente da educação profissional, científica e tecnológica, então entendo como de muita relevância esse trabalho, essa participação, para que a gente possa considerar os diversos caminhos da educação, as diversas pautas que precisamos acompanhar e, evidentemente, propor para o próximo governo, dando esse subsídio técnico para que o governo possa, além de analisar o estágio atual, compreender a situação que temos e identificar prioridades, para que possam acontecer as ações e possam transcorrer de acordo com esses estudos, esses levantamentos e essas análises que vão ser feitas por esse grupo”, afirma Claudio Alex da Rocha.

O Reitor também destaca a relevância de haver representação do Norte no grupo de transição. “É importante também destacar a representatividade regional, uma vez que represento o Instituto Federal do Pará, uma instituição da região Norte. Isso também é importante para que a gente possa considerar esses aspectos regionais e a importância de participar desse grupo de trabalho, um grupo técnico que vai discutir diversas pautas da educação”, enfatizou.

O IFPA também vai se beneficiar com a participação do Reitor no grupo. “O Instituto Federal do Pará acaba ganhando grande destaque, grande notoriedade, quando da minha escolha para compor este grupo técnico, que vai acompanhar o processo de transição dessa pauta tão importante para o desenvolvimento do país que é a educação. Então todos os benefícios trazidos dessa minha participação, ou seja, de acompanhar mais de perto o processo atual, a situação atual das políticas de educação do governo que se encerra agora em dezembro e, principalmente, discutir pautas prioritárias para o próximo governo, que vão se refletir para toda Rede Federal, para toda educação profissional e, evidentemente, para o nosso instituto, isso também trará benefícios para toda rede e, consequentemente, para o Instituto Federal do Pará”, defende Claudio Alex.

O Gabinete de Transição tem como objetivo realizar diagnóstico abrangente, reunir informações sobre o funcionamento e a atuação dos órgãos e entidades que compõem a Administração Pública Federal, reunir as informações, identificar riscos, alertas, ilegalidades, necessidades de apuração dos órgãos de controle e situações que exigem algum tipo de decisão que antecede a posse. O Gabinete também visa preparar os atos de iniciativa do Presidente eleito a serem editados imediatamente após a posse.