Página inicial > Últimas Notícias > Olimpíada de História: Alunos do Campus Altamira conquistam medalha de ouro, cristal e bolsas de estudo

• Publicado: Terça, 29 de Novembro de 2022, 12h12
  • Última atualização em Terça, 29 de Novembro de 2022, 12h12

Cinco equipes do Instituto Federal do Pará (IFPA) campus Altamira participaram da Olimpíada Nacional em História do Brasil Aberta para todos (ONHB-A) e conquistaram 12 bolsas de iniciação científica júnior - premiação oferecida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A Equipe Humaitá conquistou, além das bolsas, medalha de ouro e outras três equipes também foram premiadas com medalha de cristal. Esta foi a 2ª edição da competição e ocorreu no período de 17 de outubro a 12 de novembro.  O resultado foi publicado na sexta-feira, 18 de novembro.

Todos os professores de História do Campus Altamira, Jayza Monteiro Almeida, Flavia Ribeiros Veras e Neles Maia da Silva, estão envolvidos com a ONHB. Este placar de medalhas é resultado do projeto de ensino “Preparatório para a Olimpíada Nacional em História do Brasil”. Jayza, coordenadora do projeto, avalia que a ONHB e ONHB-A são experiências incríveis para os estudantes. “A competição dialoga com diversas áreas e amplia o conhecimento dos alunos e professores através do debate, da leitura de mundo e da análise crítica, mostrando a importância do estudo de História para a formação do indivíduo”, afirmou.

Trabalhar em grupo, a cooperar, a ouvir as ideias uns dos outros, a discordar apresentando bons argumentos são os aprendizados proporcionados pela participação na ONHB e ONHB-A. Lições que podem servir a eles para vida toda. A estudante do curso Técnico em Informática integrado ao ensino médio, Tamires Farias Leal, 17 anos, medalhista de ouro na ONHB-A, avaliou que foi uma experiência incrível para a vida acadêmica, um incentivo a mais para desenvolver pesquisas e ampliar os conhecimentos sobre a História do Brasil. “Valeu muito a pena. A olimpíada conseguiu nos tirar da nossa área de conforto, nos fez questionar sobre alguns fatos da História. E o melhor, promovendo debates”.

A prova da ONHB-A foi dividida em questões objetivas e tarefas, foi realizada em quatro fases, com duração de seis dias cada uma. Foi on-line e realizada pelo site da ONHB. Os debates foram realizados em reuniões via Google Meet. “Confesso que foi desafiador fazer a prova, uma responsabilidade grande, porém muito importante para contribuição de nossa vida como estudantes e também como cidadãos. Alcançar o tão importante ouro foi uma imensa felicidade para mim e meus colegas de equipe −Ryan e Dayara−. Nosso resultado deu-se pelo trabalho em equipe, pesquisas intensas explorando várias fontes para chegarmos às respostas, debates e diálogos, ampliando as opiniões de cada um”, avaliou Tamires.

Outros estudantes do curso Técnico em Informática integrado ao ensino médio, medalhistas de cristal, Rayssa Schuelter Santos, 17 anos, e Vitor Gabriel Silva Koch, 15 anos, avaliaram que a ONHB-A foi um período de muito aprendizado, onde tiveram a chance de aprender a trabalhar e lidar com conflitos em equipe, como lidar individualmente com cada integrante, e até a controlar a ansiedade. Foi pela participação na ONHB, principalmente ONHB-A, que despertou o interesse dos estudantes pelo curso de História. “Aprendi que as humanidades são interdisciplinares e isso me encantou muito na olimpíada”, afirma Rayssa.

As estudantes afirmam que um bom desempenho na ONHB-A requer dedicação aos estudos. É uma carga de pesquisa alta para quem têm de se dedicar às outras atividades do curso técnico. Foram mais ou menos dois meses de estudos que coincidiram com os trabalhos, as provas e o Enem deste ano. Apesar do ritmo puxado, na opinião de Rayssa, foi muito produtivo todo o esforço. “Valeu demais. Participei de duas edições da olimpíada tradicional e uma da modalidade aberta. Eu realmente sinto que melhorei em vários aspectos pessoais e profissionais, além de ter encontrado de fato o que eu amo fazer, que é estudar História”.

“A viagem pra São Paulo na última fase também foi um dos melhores eventos que eu já vivi. A ONHB proporcionou para mim uma perspectiva diferente, eu pude conhecer outras visões e também apresentar a minha! Isso é incrível. Tenho certeza que o nosso papel principal se cumpriu. Conseguimos inspirar outros jovens de escola pública da região do Xingu, assim como nós, a sonhar alto”, avaliou Rayssa Schuelter.

ONHB-A

A Olimpíada Nacional de História do Brasil Aberta para todos (ONHB-A) foi totalmente remota contou com 660 equipes e os participantes conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze nas quatro modalidades: individual, grupo, escola pública e escola privada.

A ONHB e ONHB-A são iniciativas da Unicamp com o apoio do CNPq que busca promover o acesso ao conhecimento sobre a História do Brasil por meio de conteúdos oferecidos na versão original da Olimpíada. A prova aborda temas como geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo, atualidades.

Nesta edição da ONHB-A, a novidade na premiação são as bolsas de iniciação científica júnior, no valor de R$100,00 mensais por um período de um ano. O CNPq ofertou, ao todo, 400 bolsas aos estudantes de escolas públicas que alcançaram os melhores desempenhos na prova.

A ONHB-A é realizada em três fases com cinco questões de múltipla escolha e uma tarefa. A duração de cada fase é de uma semana. Os participantes podem fazer pesquisa em livros e internet, debater com os colegas e buscar referências bibliográficas.

Confira as equipes do IFPA campus Altamira participantes da 2ª ONHB-A

- Equipe Humaitá (Medalha de Ouro e Bolsas do CNPQ)

Rian Charllys Lourenço Ferreira - 1ª ano do Técnico Integrado em Informática

Dayara Kauanny Lima da Silva - 1ª ano do Técnico Integrado em Informática