Página inicial > Últimas Notícias > Campus Itaituba: Docente publica estudo em jornal da Oxford sobre novas bactérias em feijão-caupi

• Publicado: Quarta, 21 de Dezembro de 2022, 17h56
  • Última atualização em Quarta, 21 de Dezembro de 2022, 17h59

Estudo publicado no periódico Journal of Applied Microbiology  da  Oxford Academic, em 13 de dezembro, mostrou que novas bactérias associadas aos nódulos promovem a simbiose entre o feijão-caupi e Bradyrhizobium pachyrhizi melhora o desempenho da planta. Essas novas bactérias, apesar de estarem associadas aos nódulos da planta não são rizóbios (não nodulam), porém acabam auxiliando o Bradyrhizobium na simbiose com o feijão-caupi. É uma espécie de simbiose na simbiose.

Publicado em inglês, o artigo “Não apenas passageiros, mas co-pilotos! Bactérias não rizobianas associadas a nódulos promovem o crescimento do feijão-caupi e a simbiose com (bradi) rizóbios” (em tradução livre) é resultante de uma parceria interinstitucional liderada pelo pesquisador da Embrapa Semiárido, Dr. Paulo Ivan Fernandes-Júnior. O estudo contou com parceria do docente Jakson Leite (IFPA - Campus Itaitiuba) e cientistas brasileiros que atuam na Univasf (Thaíse Rosa da Silva e Ruth Terezinha Rodrigues), UEPB (Raphael Silva Jovino), UEFS (Jackson Rafael de Sá), Facepe (Paula Rose de Almeida Ribeiro) e Embrapa Agrobiologia (Luc Felicianus Marie Rouws) e de pesquisadores alemães do German Research Center for Environmental Health - Helmholtz Munich (Viviane Radl, Andreas Hoffman e Doreen Fischer).

Os experimentos provaram que as plantas de feijão-caupi se tornam mais produtivas quando no solo está presente as bactérias não rizobianas que habitam os nódulos desse feijão e ajudam na simbiose entre o feijão-caupi e Bradyrhizobium. “ A ideia dessa pesquisa partiu de um resultado derivado na minha tese de doutorado defendida em 2015, quando encontramos novas bactérias habitando os nódulos de feijão-caupi. No estudo anterior descobrimos a existências de novas bactérias não rizobianas associadas aos nódulos de feijão-caupi. Nesse novo estudo (Silva et al. 2022 ) mostramos que essas bactérias ajudam na simbiose entre feijão-caupi e Bradyrhizobium. Isso implica diretamente na melhoria da simbiose resultando em plantas mais produtivas”, afirma professor Jakson Leite.

Feijão-caupi

O feijão-caupi foi escolhido para o experimento pelo fato de ser uma cultura agrícola muito tradicional nas regiões Norte e Nordeste do Brasil e vem sendo cultivado mais recentemente na região Centro-Oeste. O grupo de pesquisa tem larga experiência em trabalho com essa cultura. “É uma cultura que se adapta bem em solos poucos férteis e em regiões de clima seco no mundo (árido e semiárido), essencialmente em países africanos, sendo importante fonte de proteína na dieta de populações que residem nessas regiões”, destaca professor Jakson Leite.

Simbiose

A associação entre plantas leguminosas e bactérias do grupo rizóbio (termo genérico para as bactérias que nodulam leguminosas) é um exemplo de mutualismo. Envolve membros de reinos distintos. Ambos os organismos são beneficiados. Os cientistas já conhecem o papel das bactérias do grupo rizóbio nessa associação e suas contribuições para o ciclo de nitrogênio. A novidade apresentada nesse estudo publicado na Oxford Academic, de acordo com professor Jakson Leite, é que foi descoberto que não só os rizóbios habitam os nódulos de leguminosas. “Há outras bactérias que estão associadas aos nódulos, mas que não são rizóbios (não induzem a nodulação). Essas bactérias são chamadas de "bactérias associadas ao nódulo". Não se sabe bem qual o papel delas no nódulo. Nesse estudo ( Silva et al. 2022 ) mostramos que elas auxiliam na simbiose entre a leguminosa (feijão-caupi) e seu simbionte (Bradyrhizobium)”.

Os pesquisadores acreditam que esta descoberta poderá promover o mercado de inoculantes de feijão-caupi no Brasil, onde a mistura dessas novas bactérias junto com o Bradyrhizobium do inoculante comercial pode promover maior produtividade da cultura no campo. “Essa descoberta abre caminho para a inovação tecnológica no cultivo de feijão-caupi por meio do uso de inoculantes mistos, gerando lavouras mais produtivas”, garante Jakson Leite.

O artigo detalhou os materiais e metodologias adotas durante o processo de esterilização, de isolamento e da caracterização das cepas bacterianas presentes nos nódulos de feijão-caupi cultivados em um campo experimental instalado no município de Petrolina. Apresentou o processo de impressão digital molecular utilizado para realização do sequenciamento genético do gene 16S rRNA e da amplificação do gene nifH. Detalhou a forma como foram cultivadas as linhagens bacterianas isoladas para avaliar a produção de auxina, sideróforos e biofilme de cada uma. Descreveu o experimento de coinoculação das bactérias associadas aos nódulos (NAB) e B. pachyrhizi BR 3262 em feijão-caupi sob condições controladas em solo arenoso esterilizado. E por fim, relatou a metodologia para determinar o teor de nitrogênio das partes das plantas estudadas. Tudo devidamente documentado com tabelas e figuras que facilitam a compreensão de todo o estudo. Como resultado, os pesquisadores obtiveram a classificação de nove gêneros de linhagens de NAB de feijão-caupi recém-isoladas dos solos de terras secas brasileiras. Destes, três gêneros foram identificados pela primeira vez em nódulos de feijão-caupi: DelftiaPelomonas Escherichia