Página inicial > Últimas Notícias > IFPA: Estudantes dos campi Ananindeua, Belém, Parauapebas e Óbidos conquistam menções honrosas, bronze, prata e ouro em Olimpíada Nacional de Ciências

• Publicado: Segunda, 06 de Fevereiro de 2023, 20h11
  • Última atualização em Terça, 07 de Fevereiro de 2023, 19h02

Estudantes do Instituto Federal do Pará (IFPA) garantiram 15 premiações na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) de 2022. A competição é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia realizada em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI) que busca despertar o interesse pelo estudo das ciências naturais nos estudantes. A primeira etapa ocorreu em agosto, a final ocorreu em outubro e a premiação em dezembro.

O campus Óbidos garantiu Ouro pelo desempenho da estudante do curso Técnico Integrado em Agroecologia Kamilly Vitória Mascarenhas da Silva, 15 anos. O professor de Biologia no Campus do IFPA em Óbidos, coordenador da ONC local, Rangel Moreira Silva, esclarece que o processo de inserção dos alunos nas olimpíadas é uma oportunidade de maior contato com a ciência. “Começam a ser alfabetizados cientificamente, a entender a linguagem da ciência, que é fundamental para que eles possam a partir daí começar a enxergar o mundo através dos olhos da ciência”.

A estudante medalhista explica que não há segredo para conquistar ouro. Garante que basta ter concentração, raciocínio lógico e rápido para saber interpretar as questões. Ela afirma que a prova não é fácil, principalmente porque há assuntos que se vê pela primeira vez ali na prova. Mas, sugere começar pelas questões que se tem certeza que sabe. “É uma experiência incrível a ONC. Acho que todo aluno deveria participar para experimentar a sensação. É pura adrenalina. Ajuda a aprimorar algumas técnicas que podemos usar nos vestibulares”, avalia Kamilly da Silva.

“Meu curso ajudou muito na primeira fase, porque eram perguntas sobre a área ambiental. Um dos meus professores, Rangel Moreira, foi quem incentivou para que eu participasse da olimpíada. Foi ele que disse que era importante eu participar e que poderia ajudar na faculdade”, acrescenta Kamilly da Silva.

Do campus Parauapebas os medalhistas na ONC são do curso Técnico Integrado em Eletroeletrônica e Meio Ambiente. Foram duas medalhas de prata conquistadas pelos estudantes Kamilly Cabral Alves e Joabe Xavier da Silva. Uma medalha de bronze de Mariana Cardoso da Silva e duas menções honrosas de Evellyn Gabrielly Sobrinho Sousa e Kaio Santana da Silva.

O coordenador da ONC no IFPA de Parauapebas, professor de Física Ludnilson Antônio de Jesus Pereira, comenta que os professores nos campi têm feito muito esforço para manter os projetos olímpicos. As inscrições e outros custos são pagas pelos próprios professores. O tempo dedicado à olimpíada não consta em sua carga horária. No ano de 2022, seu campus, por exemplo, teve projeto aprovado pelo CNPq e Bolsa de Iniciação Científica Júnior. Mas, ele acredita que é preciso mais apoio, por parte do IFPA, para a realização da etapa preparativa e para que os estudantes possam participar das etapas finais das competições, pois costumam ser em outras cidades e, por isso, precisa estar previsto no orçamento recursos para inscrição, viagens, hospedagens e alimentação dos competidores olímpicos. Segundo ele, o esforço tem valido a pena, pois seus alunos vêm, a cada ano, conquistando mais medalhas, como é o caso de Joabe, bicampeão de medalha de prata na ONC. E se tiver maior apoio institucional o número de bons resultados poderá se ampliar.

No campus Belém, se destacaram os estudantes do curso Técnico Integrado em Química que conquistaram duas medalhas de bronze − Felipe Bryan Guedes Fonseca de Melo e Rennan Negrão Ascenção−. E cinco menções honrosas −Eduardo Samuel Monteiro, Hernan Pablo Do Nascimento Santiago, Wander Gabriel Maciel da Costa, Izabely de Nazaré Silva Ferreira e Rafael Viana Rodrigues. O coordenador local é o professor de Silber Luan dos Santos Bentes−.

Duas menções honrosas foram as premiações do campus Ananindeua conquistado pelo estudante do curso Técnico em Informática José Paulo Cabral Spinelli e a estudante do curso Técnico Integrado em Meio Ambiente Sônia Mayandeua Silva Monteiro.

Algumas universidades brasileiras fazem um processo seletivo para alunos medalhistas de olimpíadas científicas. A seleção é feita com base na nota olímpica e não precisa fazer vestibular. É o caso da Unesp, Unicamp.

ONC

A Olimpíada Nacional de Ciências reúne estudantes das escolas públicas e particulares, do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, além dos estudantes da 4ª série do Ensino Técnico e que não tenham ingressado em curso superior.

Para cada série, são aplicadas provas específicas, de acordo com os temas já vistos em sala de aula. A competição é realizada em duas fases, sendo a primeira na escola. A segunda fase é em locais do estado definidos pela coordenação local do evento

Visite o site da ONC clicando aqui.

Confira as premiações do IFPA direto no site na ONC 2022

IFPA Campus Óbidos