Página inicial > Últimas Notícias > O estudante do IFPA – Campus Abaetetuba, Maurício Pantoja, transforma restos da árvore do Burití, em ração para animais.

• Publicado: Sábado, 03 de Outubro de 2015, 17h08
  • Última atualização em Quarta, 07 de Outubro de 2015, 19h33

O estudante do IFPA – Campus Abaetetuba, Maurício Pantoja, transforma restos da árvore do Burití, em ração para animais. A árvore do Burití é uma palmeira chamada Mauritia Flexuosa, e também recebe o nome popular de Miritizeiro ou Buritizeiro.

O estudante de bilogia notou que a bucha do Burití, matéria prima que envolve o caroço do fruto, era despejada no lixo. Foi então que Maurício, como a maioria dos grandes cientistas, teve sua ideia por observação: “A gente teve mingau de Mirití como merenda escolar. Então tomando mingau, observei que o suíno comia aquela bucha in natura” – destacou Maurício.

A partir desse ponto, o jovem pesquisador transformou a matéria-prima em farelo para realizar mais testes. Os primeiros experimentos foram realizados na casa de Maurício, que triturava a bucha em liquidificador comum até encontrar o processo ideal de produção em pequena quantidade, para saber ao certo se o experimento funcionaria.

O IFPA – Campus Abaetetuba, juntamente com o Prof. Gilberto Silva, percebeu o potencial do projeto e passou a apoiar o estudante. Toda infraestrutura do Campus está disponível à pesquisa de Maurício, bem como a todos seus estudantes,  possibilitando a ampliação do projeto para novos usos da bucha do Burití. Rico em carbono, a matéria-prima possui substâncias que, manipulada quimicamente, ajuda a purificar a água para a população local, consumidora da água dos rios da Amazônia.

O projeto foi selecionado para participar de uma das feiras de Ciência e Tecnologia mais importantes do mudo, nos Estados unidos. Com tanta inovação tecnológica, em uma ideia simples e transformadora, o IFPA se orgulha do projeto e parabeniza todos os envolvidos.

Assista a matéria completa no link abaixo: