Página inicial > Últimas Notícias > IFPA Campus Parauapebas recebe o IV “Esse IF é Minha Rua”

IFPA Campus Parauapebas recebe o IV “Esse IF é Minha Rua”

• Publicado: Sexta, 16 de Junho de 2023, 21h24
  • Última atualização em Sexta, 16 de Junho de 2023, 21h26

Os últimos dias 14 a 16 de junho foram de integração e troca de conhecimento em Parauapebas, sudeste paraense, com o IV “Esse IF é Minha Rua”. Organizado pelo Instituto Federal do Pará, por meio de suas Pró-reitorias de Ensino e de Extensão, o evento trouxe como tema “Veio o sol batendo e nos despertou: educar transforma terra, mato, galho e flor”, dedicando três dias de programações. Entre as atividades, houve apresentações de trabalhos, conferências, mesas-redondas, mini-cursos, oficinas, apresentações culturais, Mostra Fotográfica e a Maratona de Ideias.

O maior destaque desta quarta edição do evento foi a retomada das atividades totalmente presenciais, após dois anos ocorrendo de forma remota ou híbrida, devido à pandemia. De acordo com Claudio Alex Jorge da Rocha, reitor da instituição, esse momento presencial de integração é fundamental. “Integrar os nossos campi, fazer com que eles possam se articular a partir da interação de estudantes e servidores, apresentação de trabalhos, experiências exitosas, é também uma das ações mais importantes que a gente tem no processo formativo do nosso estudante”, afirmou.

“Um dos lemas das nossas campanhas era ‘integrar para seguir em frente’ e finalizar a gestão com um evento desse porte, que integra o Ensino e a Extensão, realmente tem muito simbolismo para nós. Esse congraçamento não deixa de ser um momento de culminância desse processo de gestão, unindo professores, técnicos e estudantes em nome da formação de qualidade que a gente oferta a partir dessa integração de vários saberes” completou o reitor.

Para Vanessa Moreno, diretora geral do campus anfitrião, o evento foi “uma oportunidade única para os nossos alunos, que estão no campus, participarem de um evento institucional e uma alegria receber os outros campi dentro da nossa casa, para conhecer um pouco da nossa realidade, da nossa estrutura e trocar um pouco das experiências das realidades de cada campus aqui”.

“A gente fica um pouco distante da capital e dos outros IF, então, para eles participarem no quantitativo em que os alunos estão participando, trazendo o evento para a nossa casa, é bem melhor porque a gente pode abranger um número maior de alunos possível”, destaca Analielle Silva, diretora do Departamento de Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Inovação do IFPA Campus Parauapebas.

A integração entre os campi, podendo conhecer outras realidades e apresentar a sua também foi destaque sob o olhar dos discentes. Luma Vieira, estudante do campus Parauapebas, teve a oportunidade de mostrar seu olhar duplamente: teve três fotos selecionadas para a II Mostra Fotográfica e participou ativamente da organização local do evento.  “Eu trabalho atuando como fotógrafa no evento, gosto de registrar momentos para a minha vida, para a vida dos meus amigos e para o meu campus”, declara.

Para compartilhar o Ensino e a Extensão

Integrantes desde a primeira edição do “Esse IF é Minha Rua”, em 2019, o V Seminário de Ensino – SENSI e o V Seminário de Extensão – SEMEX não ficaram de fora esse ano, com o objetivo de divulgar e compartilhar resultados de projetos de ensino e de extensão no Instituto.

No entanto, a novidade foi a primeira edição do Seminário de Socialização de Experiências de Curricularização da Extensão do IFPA – SECEXT. “A curricularização dentro dos PPC [projetos pedagógicos] dos cursos superiores do IFPA é nova, então ter participado dessa primeira edição, apresentando trabalhos que agora estão sendo desenvolvidos e fazer com que os docentes e os alunos compreendam esse processo foi muito bom”, avalia Luciana Oliveira, professora do Campus IFPA Bragança, que apresentou trabalho no evento. “A gente acaba também aprendendo muito com outras experiências, os relatos dessas experiências para a gente socializar e aprimorar ainda mais as nossas formas de trabalhar essa curricularização”, completa a docente.

O intercâmbio de conhecimento foi sem dúvida o grande destaque do evento. “Ao longo desses três dias, foi possível perceber o DNA da nossa instituição e tivemos aqui o Ensino, a Pesquisa e a Extensão perpassando a partir de uma educação transformadora, inclusiva, que é o que buscamos”, comemorou o pró-reitor de Extensão Fabrício Medeiros Alho.

Cerimônia dos medalhistas

Outra novidade esse ano foi a inserção da cerimônia de reconhecimento dos discentes premiados em olimpíadas estudantis. “Foi uma grande alegria fazer esse momento junto, porque a premiação dos alunos em olimpíadas é fruto de projetos de ensino também. E a gente teve muitos alunos medalhistas deste campus Parauapebas, que é um campus que logo que a gente implantou a normativa a respeito de projetos de ensino esse campus aderiu rapidamente”, observou a pró-reitora de ensino do IFPA, Elinilze Guedes Teodoro.

Fábia Lima e Raíssa Santos são egressas do Campus IFPA Altamira, do curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio, e fizeram questão de vir ao evento para receberem o reconhecimento, pelo prêmio que conquistaram nas Olimpíadas Nacionais de História do Brasil. Ambas já gostavam da disciplina e queriam tirar a prova se gostariam de seguir carreiras da área de Ciências Humanas. “A olimpíada é como se fosse para você se descobrir um historiador, tanto que eu fiz para tirar a prova real se era aquilo que eu queria”, explica Raíssa que foi aprovada no vestibular de História. Fábia quer estudar Jornalismo.