Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Internacionalização: Professor do IFPA Castanhal representa o Pará em programa de desenvolvimento de profissionais da educação básica na Irlanda
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Internacionalização: Professor do IFPA Castanhal representa o Pará em programa de desenvolvimento de profissionais da educação básica na Irlanda

  • Publicado: Segunda, 03 de Julho de 2023, 16h18
  • Última atualização em Segunda, 03 de Julho de 2023, 16h18
imagem sem descrição.

 

Professor do Instituto Federal do Pará (IFPA) campus Castanhal participa do Programa de Desenvolvimento Continuado de Profissionais da Educação Básica (CPB). A seleção foi realizada pelas Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica (DEB), ligadas à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC). O resultado foi divulgado em 25 de maio e o curso inicia agora em julho.

A formação é resultante de parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e o Mary Immaculate College, em Limerick, Irlanda e ocorrerá no período de julho de 2023 a maio de 2024 com tudo custeado pela Capes. O Programa tem por objetivo capacitar profissionais formados em curso superior e atuantes na docência, direção, coordenação ou supervisão pedagógica de instituições de educação básica do Brasil. Foram disponibilizadas 30 vagas, sendo uma por estado e três vagas para ampla concorrência. O selecionado do Pará foi o professor Luis André Luz Barbas.

O curso será ofertado na modalidade especialização. Os escolhidos, de acordo com o edital, passarão por treinamento avançado em língua inglesa, desenvolvimento de habilidades em liderança e gestão educacional. Receberão passagens aéreas de ida e volta, auxílio instalação, ajuda de custo mensal, seguro saúde, alojamento em instalações do Mary Immaculate College, taxas escolares e materiais didáticos do curso, passagem aérea nacional e hospedagem para participação da orientação pré-partida.

Luis André, 43 anos, é professor licenciado em Biologia e graduado em medicina veterinária. Trabalha no IFPA, campus Castanhal, desde 2006. Além de desenvolver pesquisas, atua como docente do ensino básico, técnico e tecnológico em diversas turmas e cursos na modalidade médio-técnico, graduação e pós-graduação. Fez mestrado e doutorado na área de produção animal e desde 2016, vem atuando na gestão do campus em funções de coordenação e direção de unidade.

O edital foi divulgado no site e redes sociais da Capes. No IFPA, a Coordenação de Relações Internacionais compartilhou com os servidores via redes sociais. A seleção consistia no envio, à Capes, de uma carta de intenção relatando as experiências em gestão e como o curso poderia ajudar a instituição brasileira à qual estava vinculado, juntamente com um comprovante de proficiência em inglês. Foram pelo menos 120 pessoas selecionadas para a última fase do certame, um curso de inglês acadêmico avançado com duração de oito semanas. As notas dos trabalhos e seminários apresentados, em inglês, foram os critérios para o preenchimento das 30 vagas. De julho a agosto, as atividades serão on-line. O embarque está previsto para meados de agosto. Antes da viagem, irão se reunir em São Paulo, depois partirão para Dublin e na sequência, para a cidade de Limerick.

O professor explicou que a autorização de licença para participar do curso passou por todas as instâncias do instituto, colegiado de curso, chefia imediata, diretor-geral do campus, Pró-reitoria de Gestão de Pessoas da reitoria. “A Pró-reitoria de Extensão teve que se manifestar também sobre a pertinência do curso para a instituição e política de internacionalização do IFPA. E por último, passou pelo gabinete do reitor para aprovação da liberação”, detalha Luis André.

Esta será a segunda experiência do professor Luis André em estudos no exterior. Ele fez doutorado sanduíche, em 2014, na universidade de Liverpool, no Reino Unido. Um período muito enriquecedor, segundo ele, por ter tido a chance de trabalhar com profissionais especialistas em sua área de formação. 

Sobre ser o representante do Pará neste programa, Luis André expressa alegria e gratidão. “Ver meu nome na lista de selecionados foi muito bom, muito gratificante, depois de um esforço de quase três meses de processo seletivo que não foi fácil! A última etapa foi um curso com aulas de segunda a sábado com professores da Irlanda”.

“Conseguir esta classificação para o estado do Pará foi muito bom. Uma sensação muito única, pois precisamos deste tipo de formação na região amazônica: formação em liderança e gestão de processos educacionais. Essa área de formação e capacitação é transversal a tudo que se faz na instituição, seja na esfera do ensino, da pesquisa ou administrativa. No final, poderemos contribuir para aumentar a eficiência nos processos de implementação, gerenciamento e avaliação de processos educacionais como um todo. Estou muito animado por ter sido selecionado. É uma oportunidade de representar o IFPA neste contexto de internacionalização. O governo, por meio da Capes, tem fomentado tudo isso e o próprio IFPA tem estado alinhado a estas políticas. Penso que este programa vem ao encontro dos interesses do IFPA de internacionalizar suas ações e capacitar seus servidores”, avaliou o professor Luis André.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página