Página inicial > Últimas Notícias > IFPA conquista prêmio em Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) 2023

IFPA conquista prêmio em Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) 2023

• Publicado: Quinta, 05 de Outubro de 2023, 15h19
  • Última atualização em Quinta, 05 de Outubro de 2023, 15h19

Estudantes do Instituto Federal do Pará (IFPA) campi Cametá, Marabá Rural e Santarém participaram da etapa final da 12ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP).  A final foi presencial e ocorreu no Distrito Federal, no dia 10 de setembro, no Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina. A cerimônia de premiação e encerramento ocorreu no auditório da Embrapa situado no Plano Piloto, com presença 150 alunos e 50 professores orientadores de 16 institutos. O IFPA foi um dos cinco que mais levou equipes para a fase presencial: três equipes.

A OBAP busca despertar os jovens para as carreiras técnico-científicas, integrando estudantes de cursos técnicos e os conectando à ciência e às práticas contemporâneas da agricultura e pecuária. Esta edição de 2023 foi organizada pelo Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSuldeMinas) em parceria do IFB Campus Planaltina, apoio do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). E apoio da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), Receita Federal do Brasil e a empresa Fuzil Ferramentas.

O Campus Rural de Marabá do IFPA contou com a participação da equipe Filhas da Mistura, composta pelas alunas Ariane Vieira, Joyce Gondim e Esther Vaz, e a coordenação da Professora Dra. Joana Patrícia.

A jovem Joyce Gondim levou a medalha de bronze na categoria Prova Teórica Individual. Para ela foi uma experiência incrível! “Tivemos pouco tempo para nos preparar, mas demos nosso máximo. Foi uma grande emoção receber a premiação e representar o campus dessa forma, espero que tenhamos uma nova oportunidade ano que vem e que venham mais medalhas”.

Para a Professora Joana Patrícia a participação na OBAP é uma experiência única de aprendizado, convivência, troca de experiências e construção de amizades. “Com toda certeza algo que ficará marcado na trajetória de todos”.

A equipe do IFPA campus Cametá foi composta pelos alunos Rui da Silva A. Júnior, Gisely Espifânio e Rogério Gonçalves, e inscrição da professora Tamires Magalhães. Na etapa presencial, os discentes foram acompanhados pelo coordenador de extensão, Giovani Lisboa.

O IFPA campus Santarém foi presentado pela equipe Integrado Santarém, composta por Andrey Barbosa Silva, Pabliane Dantas limas e Nicoly Costa Sousa, e coordenação do professor Klebson Santos Brito.

Como foi a etapa presencial da OBA?

Além da prova teórica, composta de questões objetivas e subjetivas, a competição contou com três provas práticas, uma de levantamento topográfico, outra de inseminação artificial, e uma de mecanização agrícola com semeadora. A prova de topografia era dividida em duas partes, onde os alunos tinham que fazer o levantamento de campo de uma área predeterminada e gerar os resultados. Durante a segunda parte, foram repassados os dados e os alunos deveriam fazer os cálculos da área. Na prova de inseminação, um dos integrantes da equipe tinha que realizar a inseminação em dois manequins. Já na terceira prova de mecanização, os alunos tinham que escolher um disco para o plantio de milho e montar a semeadora. Os alunos conseguiram executar todas as três provas com êxito.

“Nessa viagem, além de participarem da competição, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o IFB Campus Planaltina, o segundo maior campus dos IFB, que tem mil e quinhentos hectares, sendo que boa parte dele é de serrado, tendo criação de bovinos, suínos, caprinos, cultivo de frutas, milho, trigo entre outros. Os alunos conheceram todas essas áreas, além da área da agroecologia da Graduação em Agroecologia”, destaca Giovani.

“No Campus Cametá vivemos uma realidade completamente diferente, estávamos competindo com cursos centenários, e os nossos alunos são ainda da nossa primeira turma do Integrado. E aí tem uma discrepância em termos de infraestrutura, mas o que vale mesmo é o aprendizado. Essa é a 2ª vez que a equipe participa pelo segundo ano seguido”, destaca Giovani Lisboa.

Premiações

Além dos estudantes das equipes finalistas, participaram da cerimônia de premiação as autoridades do Governo Federal e os gestores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede EPCT) e da Embrapa. Os prêmios foram medalhas, brindes cedidos pelos patrocinadores do evento e troféus aos primeiros colocados.

O IFPA recebeu uma caixa de ferramentas como brinde pelo número de equipes participantes. O presente foi destinado ao Campus Cametá.