Página inicial > Últimas Notícias > IFPA aprova três projetos em Chamada Universal do CNPq

IFPA aprova três projetos em Chamada Universal do CNPq

• Publicado: Segunda, 11 de Dezembro de 2023, 18h25
  • Última atualização em Quinta, 14 de Dezembro de 2023, 12h26

Três projetos de pesquisa do Instituto Federal do Pará (IFPA) foram aprovados na Chamada Pública Universal nº10/2023 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (CNPq/MCTI). O resultado final da avaliação foi divulgado no site do CNPq em 30 de novembro.

O objetivo desta Chamada foi apoiar projetos de pesquisa de grupos emergentes e consolidados de qualquer área do conhecimento. Os projetos selecionados devem contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação em todas as áreas do conhecimento. As propostas de pesquisa foram divididas em Faixa A, para grupos emergentes com pelo menos três doutores, com financiamento de até R$ 165 mil; e Faixa B, para grupos consolidados com no mínimo cinco doutores, e projetos limitados a R$ 275 mil.

O IFPA submeteu dez projetos à Chamada. Dos três selecionados, dois fazem parte da Faixa A e um da Faixa B. Conforme a tabela:

Faixa

Proponente IFPA

Valor aprovado

B

“Estimativa da altura da camada limite atmosférica noturna na região central da Amazônia e a relação com a química da atmosfera”

Cleo Quaresma Dias Junior  - Belém

A

“Expressão Gênica, Neuroinflamação e Progressão do Declínio Cognitivo Senil: Influência do Exercício e do Diabetes Tipo 2 em Ensaio Clínico e Experimental”

Cristovam Guerreiro Diniz - Bragança

A

“Agroecossistemas Inteligentes e Conectados: Soluções Tecnológicas com lot, 5g e Inteligência Artificial para um Futuro com Economia Sustentável na Amazônia”

Gilvan Soares Borges - Belém

Confira a chamada e o resultado no site no CNPq clicando aqui.

Os projetos

O objetivo deste projeto é caracterizar a estrutura e dinâmica da camada limite, através dos fluxos turbulentos de energia, momentum, gases e aerossóis para o sítio ATTO. Estimar a altura da camada limite noturna e a taxa de crescimento da CLA nas primeiras horas da manhã, contribuindo para um melhor entendimento da termodinâmica e química da CLA acima da floresta amazônica.

Os dados que serão utilizados neste projeto de pesquisa estão sendo coletados no projeto Amazon Tall Tower Observatory (ATTO) desenvolvido na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Uatumã (RDSU). O local de estudo situa-se em uma floresta de terra firme em um planalto de 130 m de altitude média. O projeto ATTO conta com uma torre de 325 m de altura a 150 quilômetros em linha reta de Manaus.

A proposta engloba pesquisadores de diferentes países, e no Brasil é um trabalho conjunto entre as instituições: Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Federal da Bahia (UFBA), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o IFPA.

Busca investigar a Influência do ambiente enriquecido por exercícios físicos sobre o curso temporal do diabetes mellitus tipo 2 em modelo murino senil: Ensaios Comportamentais, Celulares e Moleculares sob responsabilidade do Prof. Cristovam Guerreiro Diniz. Para tanto, pretende estabelecer o modelo experimental de diabetes mellitus tipo 2 em camundongos suíços albinos para investigar a influência do ambiente enriquecido e da idade sobre a neuroinflamação e o desempenho cognitivo. Quer investigar a expressão diferencial em animais provenientes dos diferentes grupos experimentais em busca de correlações com a neuroinflamação e o desempenho cognitivo. E avaliar a influência da transferência dos animais do ambiente enriquecido para o ambiente padrão a partir de 6 meses de vida para caracterizar os efeitos tardios das mudanças de estilo de vida ativa (ambiente enriquecido) para a vida sedentária (ambiente padrão) sobre a expressão gênica diferencial, o desempenho cognitivo e a neuroinflamação.

Outro objetivo é investigar os efeitos de um programa de exercício resistido associado à estimulação cognitiva simultânea no desempenho cognitivo, capacidade funcional, controle glicêmico e qualidade de vida de idosos com diabetes mellitus tipo 2 sob responsabilidade da Profa. Natali V. O. Bento-Tores. O que se pretende alcançar com a elaboração de um protocolo de intervenção por exercício resistido em dupla tarefa para o tratamento de idosos com diabetes mellitus tipo 2. Realizar a avaliação da influência de uma sessão de exercício resistido no desempenho cognitivo, controle glicêmico e de idosos com diabetes mellitus tipo 2. Comparar a influência de um programa de 12 semanas de exercício resistido e exercício resistido em dupla tarefa no desempenho cognitivo, capacidade funcional, controle glicêmico e qualidade de vida de idosos com diabetes mellitus tipo 2. Analisar possíveis correlações entre desempenho físico e desempenho cognitivo.  Avaliar os efeitos do destreinamento após 4, 8 e 12 semanas no desempenho cognitivo, capacidade funcional, controle glicêmico e qualidade de vida de idosos com diabetes mellitus tipo 2.

“Agroecossistemas Inteligentes e Conectados: Soluções Tecnológicas com loT, 5g e Inteligência Artificial para um Futuro com Economia Sustentável na Amazônia”

O projeto visa contribuir para o desenvolvimento de agroecossistemas inteligentes e sustentáveis por meio da implementação de soluções tecnológicas com Internet das Coisas (loT), 5G e inteligência artificial (IA).

A proposta busca também desenvolver tecnologias customizadas e de baixo custo, para sensoriamento em tempo real e automatizado de reservas florestais, regiões extrativistas, plantações e criações de animais, tanto do agricultor familiar quanto do produtor empresarial, de modo a auxiliar, na tomada de decisões que diminua o impacto ambiental, minimize os custos e maximize a produção.