Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > IFPA participa de sessão solene da Câmara dos Deputados em comemoração dos 15 anos dos Institutos Federais
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IFPA participa de sessão solene da Câmara dos Deputados em comemoração dos 15 anos dos Institutos Federais

  • Publicado: Terça, 12 de Dezembro de 2023, 17h17
  • Última atualização em Terça, 12 de Dezembro de 2023, 17h17
imagem sem descrição.

 

Reitora do Instituto Federal do Pará (IFPA) participou na Câmara dos Deputados da comemoração os 15 anos dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), criados pela Lei n. 11.892/2008. A sessão solene foi realizada com transmissão ao vivo pelo YouTube, na quinta-feira, 7 de dezembro. Contou com a presença dos reitores de toda a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Plenário Ulysses Guimarães e de deputados que têm a educação como pauta de suas agendas de trabalho. A iniciativa da homenagem na casa foi dos deputados Maria do Rosário (PT-RS), Reginaldo Veras (PV-DF) e Reginaldo Lopes (PT-MG).

O presidente da Câmara dos Deputados, Artur Lira estava em viagem e deixou sua mensagem por escrito que foi lida por Maria do Rosário. Ela destacou o fato dos Institutos Federais serem voltados à transformação das vidas, à sustentabilidade ambiental, ao desenvolvimento do Brasil, e atuam comprometidos com um país mais humano, digno e justo.  "A formação da Rede e a criação dos Institutos Federais, em 2008, significou uma verdadeira revolução no sistema de ensino profissionalizante nacional. A sua capacidade de oferecer educação profissional e tecnológica gratuita e de excelência, do Ensino Médio Técnico Integrado à Graduação e Pós-graduação, supriu uma grave lacuna na nossa educação pública", destacou Lira em uma nota.

“Os Institutos Federais colocam meninas para fazer ciência de forma inovadora. Superam preconceitos. Agregam, incluem e respeitam os educandos do território onde atuam. Desenvolvem tecnologia assistiva para que os alunos com deficiência possam superar limites” parabenizou Maria do Rosário.

O presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Institutos Federais, o deputado Reginaldo Lopes, se pôs em defesa da educação da creche até a pós-graduação. Ressaltou o período de resistência enfrentados pelas instituições de educação no período de Michel Temer e Bolsonaro com cortes no orçamento. “O modelo de educação ofertado pelos Institutos Federais é o mais ousado criado pelo Brasil. Um modelo verticalizado que acolhe o trabalhador sem nenhuma escolaridade para fazer a formação inicial e continuada”, destacou.

O chefe da Secretária de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), representando o Ministério da Educação (MEC), Getúlio Marques Ferreira, expressou a felicidade pelo apoio que a Rede recebeu dos deputados. Falou sobre a importância deles destinarem recursos por meio de emendas para fortalecer os Institutos Federais e agir de modo a garantir investimentos na formação continuada de professores; fomentar pesquisa, inovação e internacionalização; promover inclusão e equidade. Ele relembrou a história do ensino profissional desde Nilo Peçanha em 1909 — criador das Escolas de Aprendizes Artífices, destinadas ao ensino profissional primário e gratuito. Ressaltou a criação dos Institutos Federais em 2008, os serviços prestados para a promoção da equidade e expansão da Rede Federal, até os dias atuais. “Celebramos a criação da instituição, e a dedicação incansável de servidores, gestores e estudantes”, agradeceu.

O deputado Reginaldo Veras destacou que hoje os Institutos Federais são 680 unidades no país, atendendo um milhão de estudantes. Explicou que metade dos estudantes da Rede são carentes e enfrentam dificuldades na alimentação. Ele exigiu que o governo se comprometa come esta questão. Ainda recordou a história do ensino profissional desde Nilo Peçanha em 1909 — com a criação das Escolas de Aprendizes Artífices, destinadas ao ensino profissional gratuito. Ressaltou a criação dos Institutos Federais em 2008 e a expansão da Rede Federal.

A presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Leopoldina Veras, reitora do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, na tribuna, divulgou o e-book “Vozes da Internacionalização” e ressaltou a necessidade do país discutir a política de assistência estudantil. Destacou a importância da educação profissional de qualidade que prepara os jovens para o mercado de trabalho. Ela parabenizou a interiorização da educação, que vem mudando as vidas dos alunos e de todos no entorno das comunidades onde eles estão inseridos e afirmou que há muito a ser feito. “Os estudantes passaram a poder fazer pesquisas aplicadas em seus territórios sem perder a oportunidade de conviver com suas famílias com o devido apoio”, ressaltou. 

Depois dela, outros deputados subiram à tribuna e expressarão apreço e apoio aos IFs: Paulão (PT/AL), Bohn Gass (PT/RS), Elton Welter (PT/PR), Erika Kokay (PT/DF), Pedro Uczai (PT/SC), Odair Cunha (PT/MG) e Dandara Tonantzin (PT/MG).

Vozes da Internacionalização

No mesmo dia, o Conif lançou o e-book "Vozes da Internacionalização", uma publicação que reúne histórias de egressos, discentes e servidores que viveram a internacionalização por meio dos Institutos Federais nos últimos 15 anos. A iniciativa de criar a obra foi do Fórum de Assessores de Relações Internacionais do Conselho (Forinter). 

O e-book “Vozes da Internacionalização: narrativas de estudantes e servidores(as) da educação profissional, científica e tecnológica” é composto por textos escolhidos a partir do Edital CONIF/AI 09 e foi publicado pela Editora do Instituto Federal de Santa Catarina. E pode ser acessado clicando aqui.

Os relatos do IFPA que foram publicados no e-book são do professor Denis Carlos Lima Costa, na página 90, e do estudante Vinicius Gabriel Dias de Sousa, página 92.

Exposição dos 15 anos dos IFs

Quem estiver em Brasília, poderá ver até o dia 28 de janeiro, no Museu da República, a exposição “Institutos Federais, a cara do Brasil” em homenagem aos 15 anos dos IFs.

Uma equipe responsável pela exposição percorreu o país em busca das histórias que pudessem ser registradas em fotos, textos e vídeos com professores, técnicos, estudantes e egressos dos IFs. Ao todo foram retratados 15 personagens, representando às cinco regiões brasileiras, que resumem a riqueza, pluralidade e diversidade das comunidades que compõe a Rede Federal de Educação.

Os vídeos compõem um documentário que narra a história de todos em seu cotidiano escolar que pode ser visto clicando aqui. A partir de fevereiro, a exposição será levada para outras cidades brasileiras.

Realizadores: Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) com apoio do Instituto Federal de Brasília (IFB).

 

Serviço

Exposição: “Institutos Federais, a cara do Brasil” em homenagem aos 15 anos dos IF’s

Local: Museu Nacional da República — Setor Cultural Sul, Lote 2.

Data: Até o dia 28 de janeiro de 2024.

 

Horários: de terça a domingo, das 9h às 18h30.

Entrada Gratuita

 

Ficha Técnica

Idealização e coordenação do projeto: Felipe De Angelis

Fotos: Mariana Raphael

Textos: Stela Rosa

Vídeos: Rafael Matos

Direção de produção: Suzana Guerra

Coordenação de produção: Yussef Amim

Programação visual: Italo Rios Cary

Revisão de texto: Amanda Xavier

Edição de vídeos: Fábio Moraes, Maria Canaan e Anderson Couto

Trilha Sonora Original: Marcio Pinho

Produtores-executivos: Ariadny Ferreira, Carine Simas da Silva, Cristina Mascarenhas, Fábio Luís Cabral, Greice Gomes, Hellen Sampaio, João Augusto Rodrigues e Juliana Lanari de Aragão

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do MEC

registrado em:
Fim do conteúdo da página