Página inicial > Últimas Notícias > IFPA garante um ouro, três prata e cinco cristal em Olimpíada Nacional em História do Brasil Aberta para Todos

• Publicado: Segunda, 18 de Dezembro de 2023, 17h30
  • Última atualização em Segunda, 18 de Dezembro de 2023, 17h30

Estudantes do Instituto Federal do Pará (IFPA), nos dias 23 outubro a 18 de novembro, participaram da final da 15ª Olimpíada Nacional em História do Brasil Aberta para Todos (ONHB-A), na modalidade "Escolar Pública - Ensino Médio". Esta competição 100 % on-line, gratuita e aceita participação de pessoas com mais de 12 anos. É uma inicitiva da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), São Paulo. Os jovens do instituto garantiram uma medalha de ouro, três de prata e cinco de cristal. Ao todo foram nove equipes medalhistas do IFPA.

A ONHB-A é composta por quatro fases com questões de múltipla escolha e tarefas. Englobam assuntos interdisciplinares, como geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo, atualidades, entre outros. Os estudantes com melhores desempenhos na prova concorreram a bolsas de iniciação científica júnior oferecidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A ONHB-A é realizada pela Unicamp, com apoio do CNPq, da Associação Nacional de História (Anpuh), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) e Programa de Pós-Graduação em História da Unicamp. Os recursos são oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT)

Participação

Para participar é preciso compor equipes com três alunos e um professor de História. Os estudantes podem ser do Ensino Médio de escolas públicas e particulares.

No IFPA, o projeto de ensino "Vivendo a História do Brasil: ONHB A-3" foi criado para servir de apoio aos estudantes interessados em participar da olimpíada. A iniciativa é realizada pelo Campus Altamira sob coordenação dos professores: Jayza Monteiro Almeida, Flavia Ribeiro Veras, Ivane de Araújo Beltrão, Lívia Oliveira Bezerra da Costa, Renan do Socorro dos Santos Borges. Eles conduziram as equipes em cada uma das fases. Antes do início das fases on-line, foi realizada uma preparação para que os alunos estivessem prontos para as provas.

Etapas

A ONHB é um projeto de extensão desenvolvido pelo Departamento de História por meio da participação de docentes, alunos de graduação e pós-graduação. O evento é organizado anualmente pela Unicamp. Neste ano de 2023, a ONHB Aberta foi composta de quatro fases. Cada etapa tem uma semana de duração e prevê questões de múltipla escolha e realização de tarefas: a 1ª Fase foi de 23 a 28 de outubro, a 2ª Fase foi de 30 a 4 de novembro, a 3ª Fase de 6 a 11 de novembro e a quarta e última fase de 13 a 18 de novembro.

O conteúdo cobrado exige conhecimentos da História do Brasil, assuntos interdisciplinares como geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo e atualidades. O formato oferece aos estudantes e professores a oportunidade de discutir temas que nem sempre são abordados em sala de aula ou estão presentes nos livros didáticos.

“O campus Altamira continua sendo destaque na Olimpíada Nacional em História do Brasil. Esses resultados refletem a dedicação dos professores e alunos envolvidos no projeto de ensino desenvolvido no campus referente a preparação dos alunos para as Olimpíadas”, avalia uma das coordenadoras ONHB A-3 e professora Jayza Monteiro Almeida.

A medalhista de prata, Angélica dos Santos Silva, 18 anos, estudante do curso técnico em Informática, comenta que a ONHB lhe proporcionou experiências incríveis desde a primeira vez que ela participou. “O conhecimento que vamos adquirindo ao longo de cada fase, a interação com outras equipes, reuniões, debates, pesquisas, tudo isso nos faz querer participar de mais olimpíadas como a ONHB”.

“A participação nesta olimpíada nos incentiva a darmos o nosso melhor ao representarmos o nosso IFPA, em uma olimpíada a nível nacional. Esta é a minha primeira medalha. Ela carrega um significado enorme tanto para mim quanto para o campus Altamira. É resultado de muito esforço dos nossos professores e do IFPA em incentivar e proporcionar a nossa participação em olimpíadas nacionais”, ressalta Angélica.

O medalhista de ouro, Vitor Gabriel Silva Koch,16 anos, estudante do curso Técnico em Informática, avalia que a ONHB 2023 foi ótima. Ele relata que a equipe da qual integrava participou das quatro fases da competição que ocorreram de 23 de outubro a 18 de novembro. “Cada fase teve sua dificuldade característica, mas a que mais requereu dedicação foi a de correção. A ONHB aumenta muito mesmo nosso escopo de conhecimento do mundo”, garante.

“Foi uma experiência incrível, minha equipe desse ano foi fenomenal. É sempre bom ganhar uma medalha de ouro em algo que nos dedicamos muito, gera muita satisfação”, afirma Vitor Gabriel

Confira os medalhistas da ONHB do IFPA Campus Altamira:

Ykamiabas 2: O Retorno (Medalha de Ouro)

Vitor Gabriel Silva Koch

Josué Armando Batista Garcia

Sophia Cardoso

Orientadora: Jayza Monteiro Almeida

Açaí com farinha da baguda (Medalha de prata)

Marília Batista Garcia, 3º Ano – Técnico Integrado em Edificações

Davi de Lima Medeiros, 1º Ano – Técnico Integrado em Informática

Yasmin Morais da Silva, 3º Ano – Técnico Integrado em Edificações

Orientadora: Jayza Monteiro Almeida