Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Capes abre edital de seleção de propostas de ensino, pesquisa científica e tecnológica em defesa nacional – Pró-Defesa V
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Capes abre edital de seleção de propostas de ensino, pesquisa científica e tecnológica em defesa nacional – Pró-Defesa V

  • Publicado: Segunda, 08 de Janeiro de 2024, 11h33
  • Última atualização em Segunda, 08 de Janeiro de 2024, 11h33
imagem sem descrição.

 

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou o Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Defesa Nacional (Pró-Defesa). Trata-se de uma iniciativa conjunta do Ministério da Defesa com o objetivo de promover a formação de recursos humanos de alto nível, capacitar profissionais altamente qualificados para atuarem na área de Defesa Nacional. Ao todo, serão financiados 15 projetos. As submissões de propostas podem ser feitas até dia 29 de fevereiro.

O programa Pró-Defesa V estimula, por meio de financiamento, a criação de redes de cooperação acadêmicas entre IES públicas e particulares, civis, institutos militares e centros de estudos estratégicos para a implementação de projetos de ensino, pesquisa científica e tecnologia voltados para a Defesa Nacional. O primeiro edital foi lançado em 2005 e vem promovendo a excelência acadêmica para estimular a formação nas áreas de segurança, geopolítica, estratégia, política internacional, tecnologias de defesa. Este ano, as propostas deverão ser submetidas exclusivamente por meio de formulário específico, disponível no endereço: https://inscricao.capes.gov.br/individual.

Para participar, o proponente precisa ser docente de instituição de ensino superior vinculado a Programas de Pós-graduação stricto sensu, possuir título de doutor há pelo menos 5 anos e ter currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes. 

O Pró-Defesa V contemplará a Área de Defesa da soberania e dos interesses nacionais contra ameaças externas, potenciais e manifestas. Serão contemplados projetos nos seguintes eixos temáticos: economia, tecnologia e gestão de defesa; geopolítica, forças armadas e defesa; estudos estratégicos em defesa nacional; defesa, desenvolvimento e meio ambiente.

Confira os detalhes dos eixos para submissão de propostas:

Economia, Tecnologia e Gestão de Defesa 

I - Tecnologias Aplicadas à Defesa; 

II - Orçamento e Gestão de Recursos de Defesa; 

III - Tecnologias “verdes” em Defesa; 

IV - Infraestruturas de Defesa.

Geopolítica, Forças Armadas e Defesa

I - Relações Internacionais, Política e Defesa; 

II - Direito Internacional dos Conflitos Armados / Direito Internacional Humanitário; 

III - Emprego do Poder Militar nos Níveis Político e Estratégico; 

IV - Ajuda Humanitária e Missões de Paz; 

V - Estudos Interdisciplinares sobre Defesa (dimensão sociológica, histórica, psicológica, pedagógica, antropológica e/ou epistemológica).

V - Estudos Interdisciplinares sobre Defesa (dimensão sociológica, histórica, psicológica, pedagógica, antropológica e/ou epistemológica).

 

Estudos Estratégicos em Defesa Nacional 

I - Cenários Internacional e Regional de Segurança e Defesa; 

II - Inteligência de Defesa e do Estado; 

III - Políticas Públicas de Interesse da Defesa; 

IV - Logística e Mobilização Voltadas à Defesa; 

V - Segurança Integrada e Defesa Nacional; 

VI - Cooperação Internacional em Defesa; 

VII - Segurança de Infraestruturas Críticas. 

 

Defesa, Desenvolvimento e Meio Ambiente 

I - Defesa e Proteção da Amazônia Verde e Amazônia Azul;

 II - Defesa/Proteção do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico; 

III - Biossegurança e Bioproteção.

 

Leia o edital aqui.

registrado em:
Fim do conteúdo da página