Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Estudante do IFPA publica artigo sobre a obra “Falar a Verdade Mentindo” de Almeida Garret
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Estudante do IFPA publica artigo sobre a obra “Falar a Verdade Mentindo” de Almeida Garret

  • Publicado: Segunda, 08 de Janeiro de 2024, 12h46
  • Última atualização em Segunda, 08 de Janeiro de 2024, 12h46
imagem sem descrição.

 

A vida acadêmica de um estudante vai muito além das aulas. Envolve a produção de textos e a publicação de artigos em livros e revistas. O estudante do quinto semestre curso de Letras – Língua Portuguesa do Instituto Federal do Pará (IFPA) campus Belém, Noel Henrique Bahia Bittencourt, conseguiu este feito. Ele publicou a análise literária “A subversão das convenções sociais em “Falar a verdade mentindo” de Almeida Garrett: Uma análise satírica da sociedade burguesa”. Seu texto é o nono capítulo do livro “Letras, Linguística e Literatura: Textos e Contextos” – Volume 2, da Editora MultiAtual. 

O estudante revela que Almeida Garrett, a maneira portuguesa, se vale da sátira para criticar a sociedade que ele conhecia como ninguém. O humor e a ironia são ferramentas utilizadas pelo português para subverter as normas e as convenções sociais, de modo a questionar a moralidade e a ética, e fazer críticas à hipocrisia de sua gente. Sua obra evidencia as contradições e os conflitos presentes nas relações sociais, expondo as falhas existentes. 

A análise de Bittencourt, em 10 páginas, leva o leitor à conclusão de que a sátira é uma forma de expor falhas e contradições da sociedade de uma maneira mais criativa e palatável.  Para questionar e desafiar os leitores portugueses, ao mesmo tempo em que deles se aproximava, os fazendo refletir sobre as contradições e vícios humanos presentes na sociedade, Garrett adotava a ironia, caricatura e a sátira social, com uso de linguagem coloquial e informal como, por exemplo, o emprego de gírias e os vocábulos simples. 

Com base nos escritos da teórica canadense do Departamento de Inglês e Literatura Comparada da Universidade de Toronto Linda Hutcheon, o autor faz uma análise dos principais recursos literários utilizados por Almeida Garrett - ironia, caricatura, sátira social – para criticar a sociedade burguesa e seus valores. E confirma o papel importante da recepção crítica da época para a consolidação desse português como dramaturgo na sociedade do século XIX. 

O objetivo da publicação de Bittencourt foi ampliar a compreensão sobre esta obra de Garrett no contexto histórico e social em que foi escrita. Tudo isso por meio de uma abordagem multidisciplinar de modo a contribuir para a compreensão mais ampla da literatura como ferramenta de crítica social. 

 

O livro em que o artigo foi publicado apresenta, também, trabalhos com a temática Letras, Linguística e Literatura: Textos e Contextos, a interação do indivíduo com a sociedade. Traz reflexões para professores, estudantes e a própria comunidade. Para ler a análise, basta acessar e baixar o livro aqui gratuitamente: https://www.editoramultiatual.com.br/2023/06/letras-linguistica-e-literatura-textos.html?m=1

registrado em:
Fim do conteúdo da página