Página inicial > Últimas Notícias > Alunas do IFPA participam de projeto internacional promovido pela Embaixada e Consulados dos EUA

• Publicado: Quinta, 16 de Maio de 2024, 18h26
  • Última atualização em Quinta, 16 de Maio de 2024, 18h27

Estudantes do Campus Rural de Marabá do Instituto Federal do Pará (IFPA) tem projeto selecionado para participar da edição 2024 do programa de formação de lideranças femininas “Power4Girls – Empower to lead”. Em sua quarta edição, o projeto é uma iniciativa da Embaixada e Consulado dos Estados Unidos (EUA) em parceria com o Instituto Glória e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). O resultado foi divulgado no dia 6 de maio. De maio a outubro, a equipe participará de cursos, oficinas, webinars, atividades, tarefas e produção de Pitch.

O objetivo do “Power4Girls” é capacitar e empoderar meninas para construírem um futuro sustentável e inclusivo por meio do estímulo ao empreendedorismo, inovação e responsabilidade social.

“Protótipo de estacas sustentáveis na Amazônia” foi o projeto apresentado pela equipe “Filhas da Mistura” do Campus Rural de Marabá. A proposta é das estudantes dos Cursos Técnicos em Agropecuária e Técnico em Agroindústria, todas com idade entre 16 e 17 anos, Mikaele da Silva, Maria Helena, Yasmin Morais e Layla Vitória. Com a orientação da professora Suzenny Texeira Rechene, elas conquistaram o 9º lugar entre as 20 equipes classificadas. Esta é a primeira vez que o IFPA participa do “Power4Girls”.

A estudante Mikaele fala sobre a classificação e expectativas para as próximas etapas. "Estou empolgada para trabalhar com mulheres talentosas e criar impacto significativo com este projeto!"

Para Vitória, outra integrante da “Filhas da Mistura”, esta foi uma grande conquista. "Foi maravilhoso ter sido selecionada para um projeto composto somente por mulheres. É a oportunidade de promover a diversidade e o empoderamento feminino, além de compartilhar experiências únicas!"

A Professora Suzenny Rechene explica que incentivou as estudantes a participar porque o “Power4Girls” é um programa promissor que inclui mentorias e capacitações. Ressalta que é um grande aprendizado, pois permite o intercâmbio com outras equipes no evento. E pode trazer muitas oportunidades para as alunas. “Pará nós dos Campi do interior participar de eventos como este é muito importante e só reforça todo potencial das nossas equipes de profissionais e alunos”, afirma.

O tema da edição 2024 do “Power4Girls” é a economia circular – reduzir, reutilizar e reciclar. E a proposta das alunas é desenvolver um protótipo de estaca de concreto a base de vidro, substituindo o agregado miúdo e agregado graúdo por vidro triturado. O objetivo é diminuir o uso de madeiras para produção de estacas, e ainda aproveitar 100% do vidro descartado na região que não tem tratamento.

A Professora Suzenny Rechene explica, também, que o vidro tem se tornado um problema de saúde, social e ambiental, especialmente na região norte. “Não temos reciclagem desse material, que é inerte, e não degrada. Então encontramos na estaca uma possível solução para mitigar esses impactos, e a estaca é uma aplicação que conhecemos no nosso dia-dia”.

No projeto, as estudantes detalham que verificaram no mercado existência de estacas à base de plástico reciclável e é uma produção que exige maquinário sofisticado, importado e de alto valor. Avaliam que o produto que estão propondo será mais adequado para a produção local, pois necessita apenas de tecnologia simples, não demanda máquinas sofisticadas e tem grande potencial de tecnologia social. Acreditam que estacas de vidro poderão servir, por exemplo, para construção de piquetes, postes, estacas para a produção de fruticultura, podendo substituir as estacas de madeira na produção de maracujá, pimenta do reino e pitaya. Acrescentam que a tecnologia proposta por elas poderá ainda ser utilizada para produzir blocos e tijolos de concreto para utilização na construção civil. E poderá ser reutilizado infinitamente. Esperam assim, reutilizar o vidro e ajudar a floresta permanecer em pé e se regenerar.

Agora, as jovens desenvolverão um conjunto de atividades de aprendizado, mentorias, capacitações e reuniões. Serão 6 meses de imersão, e em novembro irão participar da etapa final em Brasília.

Power4Girls

O programa Power4Girls é direcionado para as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A participação depende da formação de equipes compostas por quatro alunas e um(a) professor(a) orientador(a). A primeira etapa era propor um projeto sobre o tema do programa contemplando o desenvolvimento de soluções sustentáveis.

A abertura oficial do Power4Girls acontecerá nos dias 16 e 17 de maio em evento on-line. Nesses dois dias, as equipes participarão das oficinas técnicas e práticas sobre liderança, empreendedorismo e inovação, e poderão interagir com outras líderes.

No período de maio a outubro, as estudantes participarão de oficinas, mentorias, webinar e treinamentos. Em novembro, as 20 equipes poderão trocar de mentores, fazer campanha de engajamento e irão a Brasília para participar do encerramento do programa. As equipes farão a avaliação final do programa, entrega de prêmios e cerimônia de encerramento do Power4Girls.