Página inicial > Últimas Notícias > MEC investe R$ 27 milhões em obras no IFPA

MEC investe R$ 27 milhões em obras no IFPA

• Publicado: Quarta, 24 de Julho de 2024, 18h05
  • Última atualização em Quarta, 24 de Julho de 2024, 18h05

O Ministério da Educação (MEC) repassou R$ 449,1 milhões para os institutos federais (IFs), os Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II entre 2023 e junho deste ano. O objetivo é fortalecer e ampliar a oferta de educação profissional e tecnológica (EPT) pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

O Instituto Federal do Pará (IFPA) é um dos beneficiados por essa ação, R$ 27 milhões estão sendo dedicados às melhorias nos campi Belém, Castanhal e Altamira. Os recursos são direcionados para reformas e ampliações diversas, além de construções de blocos didático-pedagógicos, laboratórios e restaurante estudantil.

Esses recursos fazem parte da ação de consolidação do Novo Plano de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) do governo federal. A previsão é que, até 2026, sejam investidos mais R$ 950,8 milhões, voltados à melhoria de infraestrutura das unidades, o que totaliza R$ 1,4 bilhão.

A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica será beneficiada com 239 obras contempladas pelo investimento, sendo 47 obras já concluídas e 192 em andamento. Dentre as obras concluídas e em andamento, estão a construção de restaurantes estudantis, blocos didático-pedagógicos (salas de aula e laboratórios), quadras poliesportivas, bibliotecas e sedes definitivas de campi. A Ação está beneficiando milhares de estudantes em todo o Brasil.

O ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, afirma que os investimentos impactam diretamente a permanência e o êxito dos estudantes. “Isso é só o começo desse grande projeto do presidente Lula de melhora dos IFs existentes, beneficiando as comunidades acadêmicas de todo o Brasil”, afirmou.

O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli, destacou que a consolidação e a expansão de 100 novos campi de institutos federais, associadas ao aumento do orçamento e ao diálogo transparente, simbolizam o fortalecimento e a valorização das instituições federais de ensino por parte do governo federal. “Estamos desenvolvendo um conjunto de ações que demonstram nosso compromisso com a educação profissional pública. Desde um novo campus, no interior ou na capital, até a construção de restaurantes estudantis e tantas outras obras. A consolidação é uma demanda de anos que está sendo atendida com grande volume de recursos, até 2026”, destacou Bregagnoli.