Página inicial > Últimas Notícias > Campus Itaituba promove ações de sinergia curricular no Ensino Médio Integrado

Campus Itaituba promove ações de sinergia curricular no Ensino Médio Integrado

• Publicado: Quarta, 23 de Agosto de 2017, 19h11
  • Última atualização em Quarta, 23 de Agosto de 2017, 19h11

Integrar saberes para facilitar o ensino-aprendizagem da Biologia, esse foi o principal objetivo de um projeto desenvolvido por professores e alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Itaituba. O projeto de sinergia curricular tem como base a interdisciplinaridade e surgiu a partir da dificuldade com os conteúdos de Biologia, em uma turma do Curso Técnico Integrado em Informática do IFPA.

Comandado pelos Professores Liz Carmem Pereira e José Ribamar dos Santos, o projeto envolveu as disciplinas Biologia, Programação Web e Programação de Aplicações para Comunicações Móveis e deu origem a Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA). A finalidade é aprofundar os conhecimentos dos alunos em Biologia, especificamente o Sistema de Doação e Recepção de sangue, ABO.

Foram criados quatro OVA’s: Collect Blood®, Blood Floating®, Following Blood® e Blood Race®, todos com o objetivo de levar o conteúdo de Sistema ABO de maneira lúdica. Os OVA’s foram desenvolvidos em forma de jogos, com fases específicas, onde o foco principal  é conseguir sangue para um elemento humano virtual. Se este recebe o sangue compatível, ele segue se fortalecendo, até evoluir para a próxima fase do jogo. Caso a doação de sangue seja incompatível, tem-se o Game Over, ou seja, o elemento humano virtual morre.

“O grande ganho é o fato de aliarmos o lúdico ao processo de aprendizagem, fazendo com que o estudar torne-se prazeroso”, defende a Professora Liz. A docente ainda destaca a importância da interdisciplinaridade: “É imprescindível na Educação Profissional, especialmente no Ensino Integrado pois integra os saberes e executa a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, mostrando-se uma metodologia de grande valor”, afirma.

A segunda fase do projeto entrou em execução no mês de agosto. Trata-se do projeto de extensão “Doadores do amanhã”, no qual os OVA’s serão levados ao Ministério da Saúde, à Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) e às Secretarias Municipais de Saúde e Educação, na busca de promover a conscientização de adolescentes e jovens sobre a importância da Doação de Sangue. O objetivo é captar futuros doadores de sangue, quando estiverem legalmente aptos.

Texto: Lívea Colares - ASCOM IFPA Reitoria
Foto: Campus Itaituba