Página inicial > Últimas Notícias > Competições de Xadrez apuram raciocínio lógico dos estudantes

Competições de Xadrez apuram raciocínio lógico dos estudantes

• Publicado: Sexta, 29 de Junho de 2018, 19h35
  • Última atualização em Sexta, 29 de Junho de 2018, 19h35

A Etapa Estadual dos Jogos dos Institutos Federais (JIF) 2018 já está chegando ao fim. Durante cinco dias, 11 modalidades são disputadas por estudantes de diversos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) e entre bolas, redes, dardos e pesos, uma modalidade se destaca por não exigir nenhum esforço físico, apenas mental. Com o objetivo de conquistar o “rei” do adversário, vários alunos se enfrentaram diante de tabuleiro de Xadrez, cuja competição foi realizada de acordo com as regras oficiais da Federação Internacional de Xadrez.

Ao contrário dos jogos nas quadras, onde a torcida e o barulho são de grande importância para o estímulo e desempenho dos jogadores, no Xadrez, só os atletas são permitidos no ambiente e o silêncio impera, para isso, nada mais adequado do que realizar as partidas na Biblioteca do Campus Belém, local propício para concentração e raciocínio apurado. Antes mesmo da competição começar, alguns jogadores já se encontravam no local para treinar.

No JIF, a competição foi realizada em dois torneios por naipe (feminino e masculino), um torneio por equipe, com quatro tabuleiros para cada, e outro individual. Os jogadores se inclinavam em direção ao tabuleiro e estudavam, concentrados, as jogadas. Alguns levavam a mão ao queixo ou à cabeça, outros torciam a boca e franziam o cenho, dando sinais de concentração e raciocínio apurado.

Para o estudante do Curso Técnico em Edificações do Campus Tucuruí, Pablo dos Reis, além da concentração, é preciso ser estratégico. “O jogador tem que ter raciocínio lógico e rápido, estratégias, táticas, algumas decorações, pois quando o tempo é curto é preciso fazer jogadas decoradas e estudar a mesa de posições do jogo”, explica. O aluno também já foi campeão paraense de Xadrez, mas é a primeira vez que participa do JIF. “Sinto um nervosismo bem grande, tomei um susto quando cheguei aqui e fui jogar com o pessoal, só tem jogadores fortes, de muita influência e pessoas que aprendem muito rápido”, conta o atleta.

Raiuam da Silva, do Curso Técnico em Edificações, em Tucuruí, também está participando pela primeira vez do JIF. O aluno, que tem experiência em outras competições, conta que a paixão pelo Xadrez aumentou após um acidente que o impossibilitou de praticar outros esportes. “Há uns anos atrás eu sofri um acidente e acabei quebrando o joelho e como eu já tinha um gosto por xadrez, comecei a me aperfeiçoar no jogo. Já participei de outros torneios, como os Jogos Estudantis Paraenses, onde cheguei em quarto lugar, mas no JIF é a primeira vez que participo”, relata Raiuam da Silva.

Amanhã (30) encerra a Etapa Estadual do JIF 2018, os vencedores dessa fase se classificam para participar da Etapa Regional, que acontecerá em Manaus, no mês de agosto e vai congregar os Institutos Federais de toda a região Norte. Promovido pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), o JIF tem o objetivo de congregar a partir do esporte, estimulando o convívio solidário entre alunos e servidores e integrando os campi.

Texto: Lívea Colares - ASCOM IFPA Reitoria