Página inicial > Últimas Notícias > SICTI & SIMIT 2018 | Pesquisa é a base do Currículo Lattes

SICTI & SIMIT 2018 | Pesquisa é a base do Currículo Lattes

• Publicado: Quarta, 19 de Setembro de 2018, 18h42
  • Última atualização em Terça, 25 de Setembro de 2018, 17h51

Palestra desperta os estudantes e pesquisadores sobre a importância de unir ensino, pesquisa e extensão

No segundo dia do Seminário de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação (SICTI), realizado no Instituto Federal do Pará (IFPA), campus Parauapebas, quarta-feira, 19 de setembro, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a produção científica realizada nos 17 campi e unidade avançada do IFPA. Além dos pôsteres e apresentações orais, os discentes prestigiaram a palestra sobre “O impacto das atividades de Pesquisa e Inovação no Currículo Lattes” ministrada pelo coordenador de pesquisa e extensão do IFPA campus Altamira, professor Ms. Lucas Celestino Azevedo Pereira.

Ms. Lucas buscou esclarecer a importância de uma visão integrada no âmbito acadêmico para a mudança do contexto social onde estão inseridos dos discentes. “Nesta palestra trabalhamos os conceitos de ciência e pesquisa. Fizemos um apanhando do porquê da pesquisa, da importância de alinhar competências e habilidades. O objetivo foi ajudá-los a refletir como conseguirão desempenhar isso na vida acadêmica. Buscamos mostrar o quanto é prejudicial pensar separadamente o ensino, a pesquisa e extensão, precisamos trabalhar estas áreas de forma integrada. Precisamos impactar nossos alunos para estarem inseridos no seu contexto social e produzirem realmente ciência de verdade”, esclarece.

A estudante do IFPA campus Parauapebas, do curso técnico de Mecânica integrado ao ensino médio, Melka Luiza Santos do Nascimento, 16 anos, avalia que a palestra foi relevante para quem pretende continuar no mundo acadêmico. “Foi extremamente importante, pois a palestra trouxe as explicações sobre todos os pontos sobre os quais devemos ter conhecimento para desenvolver nossas pesquisas de forma a promover melhorias e fazer a diferença neste mundo. Gostei muito das orientações sobre o Currículo Lattes”, ressalta.

Para a professora de Química, do IFPA campus Industrial de Marabá, Rosemary Coutinho, que participa do SICTI orientando quatro trabalhos, o tema da palestra foi importante para despertar, no aluno do ensino médio, os cuidados e a atenção com o Currículo Lattes. “Lucas explicou muito bem a definição do que é a ciência e a apresentou dentro do contexto nacional e amazônico, esclarecendo como os alunos devem trabalhar a ciência. Destacou o porquê que a gente deve produzir, alimentar e atualizar o Currículo Lattes. Para trabalhar a Ciência, precisamos publicar. Não adianta fazer um ótimo trabalho acadêmico e não ter publicação. A publicação da pesquisa é uma resposta de produção acadêmica à sociedade.

Texto e Fotos: ASCOM IFPA Reitoria