Página inicial > Últimas Notícias > SICTI & SIMIT 2018 | IFPA planeja as novas ações em pesquisa, pós-graduação e inovação

• Publicado: Segunda, 24 de Setembro de 2018, 17h42
  • Última atualização em Terça, 25 de Setembro de 2018, 18h00

Gestores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação fazem avaliação sobre os editais e os desafios enfrentados nos campi

Paralelo à programação do X Seminário de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação (Sicti) e o III Simpósio de Inovação Tecnológica (Simit), na última quarta-feira, 19 de setembro, no Instituto Federal do Pará (IFPA), campus Parauapebas, a Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppg) do IFPA, contando com a presença do Reitor, realizou a Reunião com os gestores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação dos 18 campi.

De acordo com a Pró-reitora da Proppg, Ana Paula Palheta Santana, os gestores trataram sobre os editais de pesquisas, se atenderam à demanda dos campi e o que devem adequar para os próximos anos. “Com esta reunião já temos algumas diretrizes para o trabalho a partir de 2019. Todo este debate servirá de base para definir as ações que irão endossar as previsões contidas no Plano de Desenvolvimento Institucional, bem como a formação e capacitação do nosso corpo técnico administrativo para atuar em inovação”, esclarece.

Sobre a relevância desta reunião no âmbito do Sicti para os campi, o Diretor de Pesquisa, Extensão, Pós-graduação e Inovação Tecnológica do IFPA campus Marabá Industrial, Riguel Feltrin Contente, avalia como o início de um processo de transformação e integração de todo o Instituto. “Nesta reunião, a Pró-reitoria de Pesquisa e o Reitor abriram uma oportunidade para os campi apresentarem as demandas em relação à Proppg. Isso abre um canal de diálogo, onde os participantes apresentaram o que tem sido feito para superar os desafios, a falta de recursos e as motivações para fazer pesquisa, pois cada campus tem um contexto bem particular. Foram apresentadas várias situações que permitem tomar nota, entender e ter uma visão mais apurada da produção científica no Instituto. No geral, a conversa foi muito positiva, permitiu conhecer a realidade do IFPA como um todo, pensar em situações para ajudar os colegas e trocar experiências. Esta abertura da Reitoria é muito importante em termos institucionais. O IFPA é um dos Institutos Federais que têm os campi mais distantes uns dos outros, é raro conseguir reunir todos os diretores de pesquisa para tratar do tema. Esta conversa foi importante para a Reitoria saber o que está acontecendo nos campi em termo de pesquisa e para ouvir as demandas da direção de pesquisa de cada campus”, avalia.

“Aqui foi possível traçar as estratégias e fazer ajustes em nossas políticas voltadas para pesquisa e inovação. Os campi estão representados por suas coordenações de pesquisa, trazendo cada um suas demandas e, também, aproveitamos este momento para fazer uma avaliação dessas políticas, do próprio evento e discutirmos melhorias dos editais de fomento à pesquisa e inovação. Pensar estes ajustes é importante para garantir recursos para equipar laboratórios, essa foi uma das diversas demandas que surgiram nesta reunião. Compreendemos que cada campus tem suas particularidades e devem ser consideradas e respeitadas no sentido de trazer unidade, estabelecendo redes para fortalecer a pesquisa e inovação do nosso Instituto”, afirma o Reitor Dr. Cláudio Alex Jorge da Rocha.

Texto: ASCOM IFPA Reitoria