Página inicial > Últimas Notícias > SICTI & SIMIT 2018 | X SICTI inova com o “Espaço Jovem Cientista”

SICTI & SIMIT 2018 | X SICTI inova com o “Espaço Jovem Cientista”

• Publicado: Segunda, 24 de Setembro de 2018, 17h51
  • Última atualização em Terça, 25 de Setembro de 2018, 18h01

“Uma aventura game literária” inaugurou a inclusão dos jogos no espaço exclusivo da ciência

Nesta 10ª edição do Seminário de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação (Sicti), o espaço Jovem Cientista foi uma atração à parte. Com o tema “Uma aventura game literária” demonstrou quanto conhecimento está embutido em um jogo. O espaço foi montado na biblioteca, onde se podia jogar xadrez, dominó, participar de jogos interativos e de movimento pela TV, fazer memes, ler ou interagir com outros participantes para aprender sobre novos jogos.

“Hoje existe um novo conceito de cientista. Aquela versão clássica do Albert Einstein, que ficava preso dentro do laboratório, que vivia com a pipeta na mão e uma tabela periódica, não é mais o modelo. A gente quis mostrar, com esta proposta da Proppg para o Sicti, um cientista diferente, que faz pesquisa nas atividades diárias. No espaço “Jovem Cientista”, colocamos jogos, brinquedos, coisas do dia a dia, que servem para vermos pesquisa no nosso cotidiano. Estamos propondo um novo tipo de cientista, um cientista moderno, que joga, faz games, tem o telescópio em casa, joga Playstation. Desconstruindo aquela velha ideia, para que os alunos possam se enxergar como cientistas. Porque o que a gente faz na Universidade, no Instituto é ciência”, esclarece a professora Thabatta Moreira Alves de Araújo as razões pelas quais foram criadas o “Espaço Jovem Cientista”.

Thabatta explica ainda que os alunos de hoje adoram jogar. “Aqui no IFPA campus Parauapebas, no intervalo, há quatro mesas de pingue pongue. Temos alunos que competem no Xadrez. Temos professores que têm clube de jogos com alunos. Então, por ser uma prática nossa, decidimos incluir no Sicti. Literatura e jogos, hoje, são indissociáveis, por exemplo, o Star Wars  é literatura, cinema, jogo e tecnologia que você consegue integrar uma série de fatores”, conclui Thabatta.

Para o professor Lucas Araújo do Nascimento, o coordenador do Espaço Jovem Cientista “Uma aventura game literária”, afirma que foi uma excelente iniciativa. Apaixonado por jogos, explica que escolheu trazer para este Sicti jogos que os participantes precisassem se movimentar para jogar, usar estratégias, como o Wars, concentração para acompanhar uma sequência de história que está sendo contada para decidir a jogada, e um outro jogo de estratégia em que o personagem precisa ter noção de espaço para vencer o adversário. A maioria dos jogos, Lucas trouxe de casa, da própria coleção. “Para jogar, é preciso pensar em probabilidade, desenvolver noção espacial e ampliar os conhecimentos em geometria. Precisa analisar as jogadas que podem dar certo. A ideia é mesclar as probabilidades e estratégia. Alguns jogos vão além, requer que se analise as probabilidades de cada possibilidade para conseguir vencer. Muitos jogos ajudam o estudante a pensar, refletir e tomar decisões”.

Os estudantes aprovaram a novidade. Luige Orione Fernandes de Morais, participou do Game literário e avalia positivamente. “Foi muito bom participar do Espaço Jovem Cientista. Os jogos nos ajudam a movimentar um pouco, a pensar em estratégias, sair da rotina e descansar um pouco a mente da rotina de estudo diário, melhora nossa forma de raciocinar cada jogada”.

Texto: ASCOM IFPA Reitoria