Página inicial > Últimas Notícias > SICTI & SIMIT 2018 | SICTI e SIMIT encerram programação com Mostra de inovação e Desafio tecnológico

• Publicado: Terça, 25 de Setembro de 2018, 18h25
  • Última atualização em Quarta, 26 de Setembro de 2018, 17h40

Após três dias de programação, o X Seminário de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação (SICTI) e o III Simpósio de Inovação Tecnológica (SIMIT) encerraram suas atividades na manhã da última sexta-feira (21). E para fechar o evento com chave de ouro, os participantes puderam conferir a Mostra de inovação tecnológica, educacional e social do SIMIT, que apresentou tecnologias inovadoras e criativas com impacto social relevante.

Alunos e professores do IFPA puderam expor à comunidade projetos ligados à execução de protótipos e produtos científicos, tecnológicos e inovadores. Originalidade, inovação e relevância social eram as principais características dos produtos apresentadas na Mostra, cujos objetivos eram estimular o interesse de estudantes, técnicos e professores de todos os campi do IFPA pelo desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação, expor o resultado dos projetos voltados ao desenvolvimento de protótipos e produtos tecnológicos, em várias áreas de conhecimento, criar um ambiente propício para a troca de experiências inovadoras e contribuir para a formação de cidadãos comprometidos com a ciência e tecnologia inovadora.

O estudante do Campus Paragominas, Antonio Henrique dos Santos, aproveitou a oportunidade para apresentar o trabalho “Arquitetura de software embarcado para o monitoramento de vagas especiais em estacionamento público”. O projeto apresenta uma solução para a ocupação ilegal de vagas para Portadores de Necessidades Especiais (PNE), em estacionamentos públicos. Através de um sistema e de um banco de dados, pessoas que não possuem necessidades especiais podem ser abordadas caso estacionem em vagas reservadas para PNE.

O trabalho vem ao encontro da proposta da Mostra, que trouxe tecnologias com potencial para ajudar a transformar positivamente a realidade da comunidade local.  “O intuito da pesquisa é melhorar a vida em sociedade, então, a partir do momento que os portadores de necessidades especiais estão tendo dificuldade pra estacionar num local porque as pessoas sem necessidades especiais estão ocupando essas vagas ilegalmente, acho que é importante a gente tentar coagir, coibir isso, então achei importante pesquisar isso para ajudar essas pessoas com PNE”, justificou o aluno.

Outra vertente da Mostra era a Tecnologia Educacional, presente em trabalhos como o do discente Ruy Lima, do Campus Itaituba. Com o projeto “Objeto de aprendizagem com realidade aumentada para auxílio no ensino da biologia celular”, o estudante apresentou uma ideia que vai despertar maior interesse pelas aulas e ainda melhorar o ensino. Através de aplicativo, o aluno poderá visualizar imagens em 3D, que podem auxiliar na compreensão de muitas disciplinas.

“O aplicativo reconhece a ilustração, projeta em cima e a gente pode ver os objetos virtuais tridimensionais, porque a gente sabe que quando os alunos vão estudar eles utilizam livro didático para estudar biologia e isso pode dificultar a informação, através da realidade aumentada ele tem a forma mais realista da coisa, mais próxima do real. Isso vai atrair o aluno, ele vai ter mais imersão na aula em si, o professor vai ter mais facilidade de passar o conhecimento dele, a matéria, pro aluno e isso é muito importante”, explica Ruy Lima.

O aluno ainda destaca a importância de apresentar o trabalho no SIMIT. “Quando a gente vê as pessoas olhando o nosso trabalho, a gente sente que fez um bom trabalho para a educação, pro Brasil como um todo, isso é importante pra gente, ver o reconhecimento do nosso trabalho que a gente lutou tanto para mostrar aqui”, conta o estudante.

Desafio tecnológico

Enquanto o SIMIT encerrava a programação com a Mostra de inovação tecnológica, o SICTI fechava suas atividades com o Desafio tecnológico de lançamento de aviões. Cada equipe inscrita deveria construir um avião de papel, plástico, isopor ou qualquer outro material utilizando conceitos de engenharia. A equipe que alcançou a maior distância após o lançamento ganhou a competição, cuja premiação consistia em passagem para Recife, para participar do XII Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi).

Após a competição, todos se reuniram no auditório do Campus Parauapebas para a cerimônia de encerramento do X SICTI e do III SIMIT. O Reitor, Cláudio Alex da Rocha, a Pró-Reitora, Ana Paula Palheta, e o Diretor do Campus, Rubens Chaves fizeram pronunciamentos a respeito do sucesso do evento e entregaram as premiações do Festival de Talentos, do Desafio Tecnológico e dos três melhores trabalhos nas categorias Oral e Pôster.

“Esse SICTI realmente foi um divisor de águas, mudou até a configuração do que a gente pensa de um evento científico, onde a gente pôde estar muito próximo, em um campus muito aconchegante e também nos eventos culturais. Além de todo o desenvolvimento de pesquisa e inovação, que é o objetivo maior, o principal resultado que a gente pôde obter foi a integração da comunidade, dos nossos alunos, dos nossos servidores e eu vejo aqui a alegria que todos estão sentindo. Então que venham muitas outras décadas de SICTI, para que a gente possa desfrutar de mais momentos como esse”, destacou o Reitor.

Em 2019, a XI edição do Seminário de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação e a IV versão do Simpósio de Inovação Tecnológica acontecem em Marabá. Os eventos serão realizados em consórcio com os Campi do IFPA Industrial e Rural. O compromisso foi firmado durante a cerimônia de encerramento e promete repetir o sucesso das edições de 2018.

Texto: Livea Colares ASCOM IFPA Reitoria

VEJA TODAS AS FOTOS DO EVENTO. CLIQUE AQUI