Página inicial > Últimas Notícias > IFPA realiza III Encontro da Comissão Própria de Avaliação

IFPA realiza III Encontro da Comissão Própria de Avaliação

• Publicado: Quinta, 25 de Outubro de 2018, 18h54
  • Última atualização em Terça, 30 de Outubro de 2018, 18h10

Representantes das comunidades acadêmicas de 16 campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) se reuniram durante três dias para o III Encontro da Comissão Própria de Avaliação (CPA). Realizado pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Prodin), o evento aconteceu no Campus Belém e orientou os membros das CPA’s Institucional e Locais quanto aos processos de avaliação da educação superior, indicadores de qualidade e instrumentos usados pelo Ministério da Educação (Mec) na avaliação de cursos graduação e da instituição.

A programação trouxe palestras sobre a autoavaliação institucional, a avaliação de cursos de graduação e o acompanhamento de egressos no IFPA e seu intercruzamento com as ações da CPA. As mesas-redondas discutiram a CPA na visão dos avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e as experiências da Comissão no Instituto. Além disso, houve um espaço para planejamento de ações integradas das CPA’s para o ciclo de 2018 até 2020.

“Nós estamos reunidos para poder, primeiramente, passar orientações e informações para os novos membros que estão assumindo agora, tem novos membros na CPA institucional e também nas Comissões locais, porque foi feita eleição recentemente e algumas CPA’s passaram por uma recomposição, alguns membros continuam e outros são novos. Então a gente precisava desse momento para passar orientação para eles”, conta o Diretor de Avaliação Institucional, Tiago Vieira.

A CPA é responsável por coordenar a autoavaliação institucional, que se trata de um processo por meio do qual uma instituição constrói conhecimento sobre sua própria realidade, buscando compreender os significados do conjunto de suas atividades para melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social. A avaliação institucional é uma exigência permanente do Mec, normatizada por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.

Paulo Bahia assumiu a presidência da CPA do Campus Bragança em 2017 e está participando pela segunda vez do Encontro. Ele também é avaliador do Inep e destaca o importante papel da CPA. “A CPA tem autonomia, é como um mini Mec dentro da instituição e tudo que ela levanta praticamente é o que a avaliação externa vem levantar também nos cursos, então se a CPA fizer um bom trabalho e se as diretorias de Campi pegarem esses relatórios produzidos e desenvolverem tudo que é levantado como ponto de atenção, as notas indicadores do INEP sempre vão ser os melhores possíveis, de muito bom para excelente, então a importância da CPA é muito grande”, defende.

A autoavaliação é um processo cíclico, criativo e renovador de análise, interpretação e síntese das dimensões que definem a Instituição. O processo é composto por cinco passos, são eles: Diagnóstico por aplicação de questionário, Análise dos dados, Retorno à comunidade, Correção de rumos e (Re)planejamento e transformação.

“Provavelmente vai ter uma pesquisa para a comunidade nesses três anos e as CPA’s irão coordenar ações de sensibilização junto à comunidade. Após realizar pesquisa, após fazer uma análise, alguns estudos, eles irão repassar o resultado de tudo isso para a comunidade saber, para que eles vejam que a opinião deles está sendo considerada importante para a instituição e também acompanhar o que a gestão irá fazer com esses resultados, com esse diagnóstico, eles vão ter ali e o subsídio para poder fazer a tomada de decisão, então eles vão também acompanhar se a gestão está atuando nesse sentido, fazendo ações para tentar melhorar esses itens que foram identificados como principais problemas, vão elencar prioridades, a gestão vai se pronunciar, dizer o que é que pode ser feito de acordo com as limitações, fazer um plano de ação e esse plano de ação também vai ser acompanhado pelas CPA’s”, explica Tiago Vieira.

Texto: Livea Colares | ASCOM IFPA Reitoria

VEJA MAIS FOTOS. Clique aqui.