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Desempenho do IFPA no Enade 2017

  • Publicado: Segunda, 05 de Novembro de 2018, 16h49
  • Última atualização em Quarta, 07 de Novembro de 2018, 21h13
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O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017. Nesta edição, foram 14 cursos de graduação do Instituto Federal do Pará (IFPA) que tiveram estudantes avaliados. Desses, quatro obtiveram conceito 4, sete obtiveram o conceito 3, três tiveram conceito 2.

O Ministério da Educação explica que as notas dos alunos servem de base para o cálculo do conceito de cada curso - de 1 a 5. Os cursos avaliados recebem conceitos comparados com a média nacional. Os que atingem nota acima da média nacional recebem o valor 4 e 5, são considerados muito bons; os que ficam dentro da média recebem 3 ou próximo, são os considerados bons, satisfatórios; e os que precisam melhorar, por estar a baixo da média brasileira, recebem 1 ou 2. Seguindo esta metodologia, o resultado do IFPA neste Enade 2017 trouxe 11 cursos satisfatórios, dos quais obtiveram conceito 4 - Muito Bom - as Licenciaturas:  Geografia, Letras e Pedagogia (Campus Belém), e Informática (Campus Castanhal).  Observe a tabela:

 

Cursos do IFPA avaliados – ENADE 2017

CURSO

CAMPUS

ENADE 2014

ENADE 2017

Ciências Biológicas (Licenciatura)

Tucuruí

3

3

Ciências Biológicas (Licenciatura)

Abaetetuba

3

3

Engenharia de Controle e Automação

Belém

3

3

Engenharia de Materiais

Belém

3

3

Física (Licenciatura)

Bragança

2

2

Geografia (Licenciatura)

Belém

4

4

Informática (Licenciatura)

Castanhal

2

4

Letras (Licenciatura)

Belém

4

4

Matemática (Licenciatura)

Belém

3

3

Pedagogia (Licenciatura)

Belém

2

4

Química (Licenciatura)

Belém

2

3

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Itaituba

1

2

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Belém

3

3

Tecnologia em Redes de Computadores

Tucuruí

3

2

 

“É importante observar que, na maior parte dos casos, houve melhoria ou manutenção dos indicadores de qualidade dos cursos, comparado com a participação dos mesmos em 2014. Avaliamos que a execução do Plano de Trabalho ENADE, por uma comissão liderada pela coordenação de cada curso, em conformidade com a Instrução Normativa 01/2017 da PROEN, tenha tido um impacto positivo. A IN 01/2017-PROEN, construída com a participação das coordenações de cursos de graduação dos campi do IFPA (por meio do Fórum das Licenciaturas e do Fórum das Tecnologias e Bacharelados), além de representantes da CPA, das equipes pedagógicas e da gestão de ensino dos campi, estabelece os procedimentos que os campi devem adotar perante o Enade e outros processos de avaliação do curso, tanto internos quanto externos. A ideia central é prover melhorias no curso a partir da avaliação contínua da qualidade do curso”, avaliou o Chefe do Departamento de Ensino Superior do IFPA, José Edivaldo Moura da Silva.

 

José Edivaldo explica que a partir de 30 de novembro, o Instituto Federal conhecerá os conceitos CPC (Conceito Preliminar de Curso) dos cursos que participaram do Enade 2017 e o IGC (Índice Geral de Cursos) do IFPA. A nota do CPC é 70% composta pelos resultados do Enade (não somente da prova, mas também do IDD - Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado, que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Enem - e do questionário do estudante). A nota do IGC é composta pelo conceito de CPC dos últimos 3 anos e também pelo conceito CAPES dos cursos de pós-graduação. “São os conceitos CPC e IGC que geram os verdadeiros impactos para os cursos e para a IES. Se o curso fica com CPC baixo, terá que tomar providências para melhorar seus indicadores. Se a nota do CPC é boa, o curso pode até mesmo ser dispensado de receber a visita in loco para a renovação de seu reconhecimento. Já a IES quando tira IGC baixo fica impedida de participar de diversos editais. A reincidência de conceitos baixos no CPC e no IGC leva à instauração de medidas cautelares contra o curso ou contra a IES”, comentou.

 

O IFPA já teve avaliações negativas no passado, mas nos últimos anos, tem tido melhorias em seus indicadores graças aos esforços de estudantes e servidores. “Aumentou o número de cursos e campi ofertando o ensino de graduação e pós-graduação. Saiu de um processo de supervisão do MEC com êxito e hoje é uma instituição com CI (Conceito Institucional) 4. Em novembro, saberemos qual será a nota do IGC, que temos convicção de que será, no mínimo, considerada satisfatória. Considerando o bom resultado da maioria de nossos cursos no Enade, certamente isso refletirá na melhoria do CPC dos cursos e do IGC do IFPA. Estamos ansiosos!”, concluiu José Edivaldo.

 

Enade

 

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma avaliação anual prevista em lei desde 2004, feita por estudantes para aferir os conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso de graduação. Trata-se de quarenta questões de múltipla escolha divididas em: formação geral – que afere a formação profissional e atuação ética, e componentes específicos ao curso.

 

Os cursos são classificados seguindo uma escala de no mínimo 1 e no máximo 5, considerando o desempenho dos alunos nas provas. Como é obrigatório, só pode colar grau o concluinte que participa desta prova. As notas obtidas são reflexos da qualidade do ensino, corpo docente e técnico qualificado e estruturação do curso ofertado pela instituição.

 

Os resultados do Enade são divulgados no Portal do Inep por meio de Relatórios Síntese de Área, Relatórios de Curso e de IES e dos Microdados do Enade. Já o Boletim do Estudante é disponibilizado no Sistema Enade, com acesso restrito ao participante. A cada ano, o Enade se dedica a um Ciclo Avaliativo Trienal. Em 2017, foram avaliados os estudantes das seguintes áreas:

 

- Bacharel nas áreas de Arquitetura e Urbanismo; Engenharia Ambiental; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Computação; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Florestal; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Engenharia; e Sistema de Informação.

 

- Bacharel ou Licenciatura em Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Filosofia; Física; Geografia; História; Letras - Português; Matemática; e Química.

 

- Licenciatura em Artes Visuais; Educação Física; Letras - Português e Espanhol; Letras - Português e Inglês; Letras - Inglês; Música; e Pedagogia.

 

- Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Gestão da Produção Industrial; Redes de Computadores; e Gestão da Tecnologia da Informação.

 

 

Texto: ASCOM IFPA Reitoria

 

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