Página inicial > Últimas Notícias > IFPA ganha premiações em mais duas maratonas tecnológicas

IFPA ganha premiações em mais duas maratonas tecnológicas

• Publicado: Quarta, 07 de Novembro de 2018, 17h09
  • Última atualização em Quarta, 07 de Novembro de 2018, 17h10

Depois de conquistar os três primeiros lugares no Hackathon Acadêmico da Empresa Brasileira de Pesquisa em Agropecuária (Embrapa Amazônia Oriental), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) agora marca presença no pódio de outras duas competições tecnológicas. Alunos do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFPA, Campus Belém, ganharam o 2° lugar na Hackathon Visa e o 1° e o 3° lugar no Desafio InovaTur.

A Hackathon Visa é uma maratona de desenvolvimento organizada pela Visa do Brasil, em parceria com a Kyvo. A competição faz parte do Programa Cidades do Futuro, que tem como objetivo o desenvolvimento de soluções inovadoras que potencializem os benefícios do pagamento eletrônico e seu impacto nas cidades. Com duração de 30 horas, a Hackathon Cidades do Futuro visou melhorar a experiência de pagamento e incrementar o acesso turístico ao Mercado Ver-o-peso, incentivando novos talentos criativos e empreendedores da cultura digital, por meio da criação de software.

Foram selecionados os projetos com melhor qualidade técnica e aplicabilidade prática. O segundo lugar ficou para a equipe do aluno do IFPA, Lucas Calandrine. “A proposta da competição era desenvolver uma aplicação que auxiliasse em transações monetárias no mercado ver-o-peso, de forma a diminuir a circulação de moeda física, a partir desta proposta, decidimos criar um aplicativo que servisse de alternativa às máquinas de cartões de crédito, possibilitando a transferência monetária e a gestão de compras e vendas por meio de um Smartphone. Nós entregamos um protótipo funcional do aplicativo”, explica o estudante.

Outra maratona que premiou alunos do IFPA foi o Desafio InovaTur, cuja proposta central é aliar tecnologia com ideias que possibilitem o crescimento do mercado turístico do Pará. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), em parceria com a Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Pará (Universetec) e o Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá. O objetivo era incentivar a criação de soluções inovadoras para a divulgação dos produtos e atividades turísticas do estado do Pará.

Ao todo, 59 propostas foram recebidas, das quais 14 foram selecionadas para a última fase. As três melhores propostas foram premiadas em dinheiro, além de receberem três meses de hospedagem no Espaço de Coworking do PCT Guamá, com apoio e orientações para amadurecer as ideias. Nessa competição, o IFPA alcançou o primeiro lugar com o aplicativo para produtos turísticos intitulado Bem-te-Vi Pará e a terceira colocação com o aplicativo QueRo Saber.

Além de fazer parte da equipe que conquistou o segundo lugar no Hackathon Visa, o aluno Arley Pinheiro também levou o primeiro lugar no Desafio Inovatur e conta que cada competição proporcionou e uma experiência diferente. “A sensação não só minha, mas da equipe que trabalhou nos dois projetos é de orgulho e aprendizado, no Desafio Inovatur, minha sócia Cristiane e eu participamos de algumas palestras antes da apresentação do Pitch, pesquisamos bastante sobre o turismo no Pará para a apresentação, mas nem imaginávamos ganhar e essa surpresa foi espetacular. No Hackathon Visa, o maior desafio, além é claro da pressão do tempo, foi trabalhar em equipe com pessoas ainda desconhecidas, mas foi igualmente enriquecedor, cada participante contribuiu eficientemente para o projeto e por isso fomos vitoriosos”, afirma.

O aluno ainda conta que os docentes do curso têm papel importante nessa conquista. “Sempre tivemos o incentivo dos professores em participar destas competições, eles sempre se disponibilizaram para ajudar nas ideias e na divulgação desses eventos”. Para a Professora Rita Gomes, é uma honra alcançar esses resultados ao lado dos alunos. “Eu me sinto muito orgulhosa e feliz. O trabalho realizado com esses alunos, tendo como resultado a participação em eventos como Hackathon e ganhando prêmios, é a concretização de que estou no caminho certo”, comemora Rita Gomes.

A Professora destaca que as premiações são resultado de um trabalho feito por todo o corpo docente. “O sucesso nas premiações não se deve a um único professor, se deve ao conjunto. Todos os professores do curso exigem o máximo dos seus alunos e mostram que o mercado de trabalho está tão exigente quanto. Além do mais, a estrutura física do curso também ajuda muito, com laboratórios bem equipados, tendo computadores com capacidade de processamento e espaço de armazenamento elevados”, afirma.

Texto: Lívea Colares | ASCOM IFPA Reitoria