Página inicial > Últimas Notícias > Mulheres podem atuar em todas as áreas

Mulheres podem atuar em todas as áreas

Embora, ainda em minoria, mas em pé de igualdade com os colegas do sexo masculino, as meninas estão consolidando seu espaço na Informática

• Publicado: Quarta, 20 de Fevereiro de 2019, 14h29
  • Última atualização em Quarta, 20 de Fevereiro de 2019, 14h30

Em alusão ao “Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência”, comemorado no dia 11 de fevereiro, que celebra o protagonismo feminino na ciência, iremos apresentar a trajetória de outra mulher que vem fazendo a diferença em sua área de atuação. Agora é a vez de conhecer o trabalho de Rita de Cássia Cerqueira Gomes, professora dos cursos de Informática do IFPA Campus Belém.

Há 22 anos lecionando no Instituto, em cursos técnicos e de graduação, a professora Rita Gomes é o exemplo claro de que as mulheres podem – e devem! – atuar em qualquer área. Inclusive naquelas consideradas “redutos masculinos”, como a Informática.

É bem verdade que a situação já foi bem mais desigual anos atrás. Mas basta entrar na sala de aula – ou ainda na sala de professores – do curso de Informática para perceber que as mulheres ainda são minoria. A diferença foi explicada, durante muito tempo, pela questão cultural, que historicamente associou as áreas de Exatas ao sexo masculino e as áreas de Humanas e Saúde ao sexo feminino.

Mas se isso nunca fez sentido, hoje, definitivamente, faz menos ainda. Que o digam as carreiras bem-sucedidas de mulheres na Engenharia e de homens na Sociologia, por exemplo. “A questão cultural tem seu peso, mas a personalidade e a oportunidade são determinantes na escolha profissional e no sucesso na carreira”, destaca Rita Gomes.

E a professora fala com conhecimento de causa. Quando criança, recebia de presente bonecas, mas preferia brincar com quebra-cabeças. “Sempre gostei da lógica e da estratégia. Lembro que meu pai comprou um computador e me deixava brincar com alguns jogos – desde que ele próprio ligasse o equipamento. Na terceira vez, apenas pela observação, já tinha aprendido como funcionava”, recorda.

Foi o pai, José Gomes, engenheiro da Embratel, o seu maior incentivador. “Ainda adolescente, participei de cursos de programação, abertos para parentes dos funcionários. Lá também tive a oportunidade de me comunicar em rede – antes mesmo do surgimento da Internet. Fiquei apaixonada por aquilo tudo. Na hora do vestibular, estava decidida: queria cursar Informática”.

Apesar de ser uma das poucas mulheres na turma de graduação (Cesupa) – e depois na Especialização (UFPA) e no Mestrado (UFSC) –, Rita Gomes afirma que nunca sofreu nenhum tipo de preconceito. “Sempre fui respeitada e sempre tive o apoio dos colegas”, garante.

No mercado de trabalho não foi diferente. Logo que se formou, foi aprovada no concurso do IFPA para o cargo técnico de programadora. “Fui muito bem recebida e aprendi bastante nos dois anos e meio em que atuei nas áreas de programação e de Suporte de TI”, explica.

Quando soube que seriam abertas vagas para o cargo de professor de Informática, Rita Gomes não pensou duas vezes. “No início, foi difícil, afinal lidava com máquinas e trabalhar com gente é completamente diferente e desafiador”. Já se passaram 22 anos e a professora não se arrepende da decisão. Nesse período, atuou no Parfor, Proeja, Pronatec, Educação à Distância. Também lecionou no Cesupa, em cursos de graduação e pós-graduação na área de informática.

“Ainda hoje, as alunas estão presente em menor número – tanto nos cursos técnicos, como na graduação. Algumas chegam tímidas, mas, quando estimuladas, percebem que têm o mesmo potencial dos colegas”, avalia.

Atualmente, além da sala de aula, a professora orienta vários TCCs de alunos – 90% na área de inteligência artificial e o restante em redes de computadores. Também coordena projetos de extensão e participa do grupo de pesquisa “Meninas Digitais Pará”, que reúne cerca de 17 profissionais na área de Informática de diversas instituições, como IFPA, UFPA, UFRA, Unama e Cesupa.

Mesmo em menor número na área, assim como a professora Rita Gomes, as mulheres estão consolidando seu espaço na Informática. “Somos minoria em número, mas em pé de igualdade com os colegas do sexo masculino no que se refere à dedicação e competência”, ressalta a professora.