Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página

ENCCEJA 2019 - Certificação

Publicado: Segunda, 09 de Dezembro de 2019, 18h55 | Última atualização em Quarta, 11 de Dezembro de 2019, 14h20 | Acessos: 65155
imagem sem descrição.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) disponibilizou no dia 06/12/2019 as notas dos participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA, Ensino Médio, realizado no ano de 2019, no ambiente virtual http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial

 

IMPORTANTE:

Em razão do fluxo de demandas na secretaria acadêmica ou setor equivalente dos campi do IFPA no início do ano, a certificação dos participantes deverá ocorrer a partir de 17 de fevereiro de 2020. Antes da referida data, os campi poderão emitir declarações de proficiência para fins de matrícula dos participantes em instituições de ensino superior, que normalmente são feitas no início do ano.

 

O participante poderá abrir o processo de solicitação de certificação a partir de 06/01/2020. Entretanto, a secretaria acadêmica ou setor equivalente só iniciará a análise e encaminhamentos de registro e emissão de certificado a partir de 17/02/2020. 

 

Os participantes que obtiveram, no mínimo, 100,0 (cem) pontos em cada uma das áreas de conhecimento, e, no mínimo, 5,0 (cinco) pontos na Redação, poderão solicitar certificação equivalente ao Ensino Médio em um dos campi do IFPA, conforme informado pelo estudante no ato de sua inscrição no exame nacional.

 

Em razão de sua natureza e das diretrizes da Matriz de Referência do ENCCEJA, a prova de Redação é concebida como integrante da área de conhecimento Linguagem, Códigos e suas Tecnologia (componentes curriculares/disciplinas: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física). O participante deverá atingir ao mesmo tempo: o mínimo de 100 (cem) pontos na prova objetiva na área de conhecimento Linguagem, Códigos e suas Tecnologia, e, no mínimo, 5 (cinco) pontos na prova de Redação em uma mesma edição do exame, para ter o direito à certificação.

 

O IFPA somente se responsabilizará pela emissão de certificação aos participantes do ENCCEJA, edição 2019, que o indicaram como instituição certificadora no ato da inscrição.

 

 A partir de 06 de janeiro de 2020 os participantes devem se dirigir ao setor de protocolo do campus indicado para certificação no ato da inscrição no ENCCEJA 2019 presencialmente, pessoalmente ou através de procurador legalmente constituído para este fim.

 

O participante do Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos – ENCCEJA para solicitar o Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Declaração de Proficiência com base nos resultados obtidos no exame nacional deverá acessar o site https://certificado-encceja.ifpa.edu.br/, preencher o formulário eletrônico indicando o ano do ENCCEJA e o tipo de documento desejado (certificado ou declaração).

 

O participante do ENCCEJA deverá imprimir o comprovante de preenchimento do formulário eletrônico e anexar ao formulário de REQUERIMENTO – CERTIFICAÇÃO ENCCEJA.

 

O participante do ENCCEJA deverá providenciar a documentação necessária e anexar ao formulário de REQUERIMENTO – CERTIFICAÇÃO ENCCEJA, a saber:

1.    Certidão de Nascimento ou Casamento;

2.    Cédula de identidade;

3.    CPF;

4.    Título de Eleitor com comprovante de votação da última eleição ou quitação eleitoral emitida por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral - TSE;

5.    Documento Militar (de alistamento, de reservista ou de dispensa) que comprove sua situação regular ao Serviço Militar Obrigatório, para homens maiores de 18 anos;

6.    Comprovante atualizado de residência com CEP;

7.    Boletim Individual de resultados do ENCCEJA impresso por meio do site do INEP (www.inep.gov.br);

8.    Declaração de Proficiência ou Boletim de Resultados do ENCCEJA de edições anteriores, quando for o caso;

9.    Declaração de Proficiência ou Boletim de Resultados do ENEM, quando for o caso;

10.   Declaração que não possui o ensino médio completo fornecida pelo IFPA;

11.  Procuração com poderes específicos e firma reconhecida (caso não seja o titular do certificado ou declaração);

12.  Documento Oficial de Identidade com foto do procurador do titular do certificado ou declaração;

13.  01 (uma) foto 3x4.

14.  Comprovante de preenchimento do formulário eletrônico de solicitação de certificação do ENCCEJA no site https://certificado-encceja.ifpa.edu.br/

 

Em caso de solicitação da 2ª Via do Certificado de Conclusão do Ensino com base no ENCCEJA deverá ser anexada cópias escaneadas (digitalizadas) legíveis, em formato PDF, dos seguintes documentos:

1.    Certidão Nascimento ou Casamento (quando houver mudança nome e/ou estado civil);

2.    Documento Oficial de Identificação com foto (para todas as solicitações de 2ª via).

3.    Comprovante de pagamento da Guia de Recolhimento da União – GRU (quando houver cobrança de taxa).

 

A documentação necessária para ser anexada ao Requerimento (cópias):

 

 

Certidão de Nascimento ou Casamento;

 

Cédula de identidade;

 

CPF;

 

Título de Eleitor com comprovante de votação da última eleição ou quitação eleitoral emitida por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral - TSE;

 

Documento Militar (de alistamento, de reservista ou de dispensa) que comprove sua situação regular ao Serviço Militar Obrigatório, para homens maiores de 18 anos;

 

Comprovante atualizado de residência com CEP;

 

Boletim Individual de resultados do ENCCEJA impresso por meio do site do INEP (www.inep.gov.br);

 

Declaração de Proficiência ou Boletim de Resultados do ENCCEJA de edições anteriores, quando for o caso;

 

Declaração de Proficiência ou Boletim de Resultados do ENEM, quando for o caso;

 

Declaração que não possui o ensino médio completo fornecida pelo IFPA;

 

Procuração com poderes específicos e firma reconhecida (caso não seja o titular do certificado ou declaração);

 

Documento Oficial de Identidade com foto do procurador do titular do certificado ou declaração;

 

01 (uma) foto 3x4.

 

Comprovante de preenchimento do formulário eletrônico de solicitação de certificação do ENCCEJA no site https://certificado-encceja.ifpa.edu.br/

 

De posse de toda documentação escaneada (digitalizada), o REQUERIMENTO – CERTIFICAÇÃO ENCCEJA deverá ser protocolado junto ao Setor Protocolo do campus ou da Reitoria do IFPA para formalização de processo e posterior envio ao Setor de Registro Acadêmico do campus.

 

Para o recebimento do Certificado de Conclusão do Ensino com base no ENCCEJA o requerente ou seu procurador deve dirigir-se ao Setor de Registro Acadêmico do campus no qual solicitou a certificação, munido de documento de identificação oficial com foto.

 

O participante deve ter 18 (dezoito) anos completos até a data de 25/08/2019, data da realização do exame nacional.

 

O prazo para entrega do Certificado de Conclusão do Ensino com base no ENCCEJA será de 60 dias, contados a partir da data de formalização do processo junto ao Protocolo Geral da Instituição, bem como para a entrega da declaração de proficiência ou declaração parcial de proficiência, que poderá ser emitida de imediato, caso o estudante necessite para fins de matrícula em instituição de ensino superior.

 

Para a declaração de proficiência é necessário que o participante obtenha a pontuação mínima de 100,0 (cem) pontos em cada uma das provas objetivas e o mínimo de 5,0 (cinco) na Redação. Ressalta-se que para ser considerado habilitado na área de conhecimento Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação o participante deverá ter obtido, cumulativamente, no mínimo 100,0 pontos na prova de Linguagens e 5,0 pontos na Redação na mesma edição do exame nacional. O estudante somente será habilitado na referida área de conhecimento nesta condição. Caso o participante tenha alcançado, por exemplo, o mínimo de 100,0 pontos na prova de Linguagens, mas não o mínimo de 5,0 pontos na Redação ou vice-versa, não haverá certificação de proficiência do Ensino Médio, devendo o participante refazer a prova em nova edição do exame nacional para Linguagem e Códigos e suas Tecnologias e para Redação.

 

O estudante que não obtiver as notas mínimas para certificação de proficiência do Ensino Médio em cada uma das áreas de conhecimento terá direito à declaração parcial de proficiência apenas nas provas em que obteve a pontuação mínima exigida.

 

Os campi do IFPA certificadores do ENCCEJA Ensino Médio 2019:

CAMPUS ITAITUBA

CAMPUS ALTAMIRA

CAMPUS MARABÁ INDUSTRIAL

CAMPUS ABAETETUBA

CAMPUS BRAGANÇA

CAMPUS TUCURUÍ

CAMPUS BELÉM

CAMPUS MARABÁ RURAL

CAMPUS BREVES

CAMPUS CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA

CAMPUS ANANINDEUA

CAMPUS CAMETÁ

CAMPUS ÓBIDOS

CAMPUS PARAGOMINAS

CAMPUS PARAUAPEBAS

CAMPUS SANTARÉM

CAMPUS CASTANHAL

 

 

Para mais informações consulte a Resolução n° 025/2018 – CONSUP/IFPA.

 

Para download:

 Edital ENCCEJA 2019

 Requerimento - Certificação ENCCEJA

 Declaração que não possui o Ensino Médio completo

Fim do conteúdo da página