Sisu 2020

Você que fez o Enem 2019, sabia que já tem data para o Sisu 2020 acontecer?

• Publicado: Segunda, 23 de Dezembro de 2019, 11h35
  • Última atualização em Quinta, 09 de Janeiro de 2020, 21h34

Marque em sua agenda a data de entrar no site e escolher o Instituto Federal do Pará (IFPA) como sua primeira opção. As inscrições para participar do Sistema de Seleção Unificado (SiSU) 2020 do primeiro semestre serão abertas no dia 21 de janeiro, logo depois do resultado do Enem 2019, e encerrarão às 23h59 do dia 24 de janeiro. Poderão se inscrever os participantes do Enem 2019 que concluíram o ensino médio e não zeraram a redação.

Enquanto aguarda o período de inscrições, siga as seguintes orientações: entre no site do SiSU, leia atentamente como funciona o sistema de seleção unificada, veja quem pode participar, como fazer as inscrições e atente-se ao passo a passo.

Lá em janeiro, acesse novamente o site do SiSU e, em faça seu login, informe o número de inscrição e a senha do Enem. Deve conferir todas as informações e, se necessário, fazer alterações de dados pessoais e confirmar a escolha de até duas opções de curso “em minha inscrição”.

Após efetuar sua inscrição, caso precise, indique a modalidade de concorrência conforme a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012) ou políticas afirmativas. Para finalizar, confira todos os dados e confirme sua escolha. Depois, para escolher a segunda opção de curso, o estudante deve repetir o passo a passo anterior.

Fique de olho nas notas de corte, elas são divulgadas diariamente, caso decida mudar ou não de opção de curso para ampliar as chances de conseguir uma  vaga. Ao final, basta aguardar o processo de seleção e a divulgação do resultado que, de acordo com o cronograma, será em 28 do janeiro na página do SiSU e do IFPA. Durante o prazo de inscrição, o candidato pode alterar as opções de curso quantas vezes desejar durante. Mas, valerá somente a última alteração realizada.

Há três formas de saber o resultado do SiSU 2020: na página do SiSU, na página do IFPA ou pelo telefone 0800 616161. A data para publicação dos aprovados está prevista para 28 de janeiro e as matrículas para o dia 29 de janeiro e 4 de fevereiro.

É importante que, no período de matrícula, o (a) candidato (a) esteja com os documentos em mãos no dia e hora definidos pelo IFPA.

Leia o Edital Sisu 2020:  Edital nº 70 2019 SISU 2020 1 Inscricao

Edital nº 01 2020 do IFPA, de 09 de janeiro de 2020

Leia o Termo de adesão Sisu 2020:  Termo de Adesao do IFPA à 1ª edição de 2020 do SISU

Para a matrícula será necessário os seguintes documentos:

-RG e CPF

-Comprovante de residência

-Certificado do Ensino Médio e Histórico Escolar

-Título de eleitor (para os que têm acima de 18 anos)

-Comprovante de reservista do Exército (sexo masculino)

-Certidão de nascimento ou casamento

É importante ficar atento ao cronograma do SiSU 2020

Inscrições: 21 a 24 de janeiro de 2020

Resultado: 28 de janeiro de 2020

Matrículas: 29 de janeiro a 4 de fevereiro de 2020

Lista de espera: 29 de janeiro a 4 de fevereiro de 2020

Notas de corte no IFPA

No ano passado, SiSU 2019, a maior nota de corte foi de candidato do curso de Engenharia de Controle e Automação, 767,47, na categoria de ampla concorrência. A segunda melhor nota foi de 757,36 pontos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. O curso de Gestão Hospitalar ficou como a terceira melhor nota, 751,17.

As menores notas foram dos cursos de Engenharia de Pesca, Eletrotécnica Industrial e Gestão Ambiental, respectivamente, 487,38; 509,24 e 509,85.

Lista de Espera

Após a chamada regular, o sistema SiSU abre inscrições para manifestar interesse em participar da lista de espera. Trata-se de mais uma oportunidade para o candidato concorrer a outro curso de seu interesse.

Quem não conseguir a vaga na primeira ou segunda opção, não deve sentar e chorar ou resmungar no facebook. Muito pelo contrário, deve acessar o site do SiSU, após a divulgação do resultado final, para solicitar que o seu nome conste na lista de espera.

Para participar da lista de espera do SiSU basta, na data informada, acessar a página do participante do SiSU 2020, com usuário do enem 2019 e a senha e clicar em “Participar da Lista de Espera”, com isso, será informado quais documentos deve ser apresentado na instituição de interesse, nas datas definidas pelo SiSU.

A recomendação é que ao fazer o manifesto pela Lista de Espera, o interessado deve se certifica que o sistema lançou o seu pedido para que seu nome conste na lista de espera do SiSU, isso porque ele receberá uma mensagem confirmando o manifesto feito para participar da Lista de Espera SiSU.

De acordo com o cronograma que deve ser publicado pelo IFPA, o interessado deve comparecer, na data informada na chamada, ao Campus com todos os documentos originais e cópias relacionado a sua modalidade de inscrição do SiSU.