IFPA quer ouvir os estudantes

Pesquisa on-line subsidiará planos e ações de cunho psicossocial

• Publicado: Quinta, 09 de Julho de 2020, 21h35
  • Última atualização em Quinta, 09 de Julho de 2020, 21h44

A Pró-reitoria de Ensino (Proen), do o Instituto Federal do Pará (IFPA) quer conhecer a realidade enfrentada pelos discentes de todos os campi frente ao isolamento social e a todo contexto gerado pela Pandemia de Covid-19. Para tanto, de 9 a 20 de julho, convida os estudantes a responderem on-line à “Pesquisa Saúde Mental dos Estudantes do IFPA em tempos de Pandemia”.

“Os resultados subsidiarão o planejamento de ações de cunho psicossocial, no período de suspensão do calendário letivo, assim como, para o período de retorno das aulas cooperando com informações de saúde mental no Plano de retorno das atividades dos campi e da Reitoria”, explica a psicóloga do Departamento de Assistência e Ações Inclusivas da Proen Marília Mota de Miranda.

O questionário engloba 31 perguntas de múltipla escolha que leva alguns minutos para serem respondidas. Os estudantes não precisam se identificar. Para participar basta acessar o link: https://forms.gle/uVj1fmEShNk828tt9

Marília Mota ressalta ainda, que a participação é muito importante. “Não existem respostas corretas ou incorretas, apenas pedimos ao estudante que responda de forma mais sincera possível. E em caso de possível desconforto emocional ao responder o formulário ou durante o período de isolamento, lembramos que o IFPA dispõe do Serviço de Acolhimento Psicológico Virtual”.

Acolhimento Psicológico

Para auxiliar neste momento de cuidado e cooperação para o bem de todos, o grupo de Psicólogos (a) do IFPA e membros do Projeto de “Educação Socioemocional”, disponibiliza uma série de materiais informativos sobre Saúde Mental e Bem-estar. Desde o dia 2 de abril de 2020, às quintas-feiras, é ofertado o “Acolhimento Psicológico Virtual”.

O “Acolhimento Psicológico Virtual” é voluntário. Trata-se de um espaço de escuta que ocorre em regime de escala durante o período de suspensão de atividades acadêmicas em decorrência da pandemia do Coronavírus e é gratuito. É voltado para servidores, terceirizados e discentes. Quem necessita do serviço, deve enviar um e-mail para os psicólogos entrarem em contato.

Acesse para saber mais: https://ifpa.edu.br/component/content/article?id=1226