IFPA seleciona projetos sobre Indicações Geográficas até 28 de fevereiro

• Publicado: Segunda, 23 de Janeiro de 2023, 17h21
  • Última atualização em Segunda, 23 de Janeiro de 2023, 19h58

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppg), com apoio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), está selecionando projetos voltados ao desenvolvimento de Indicações Geográficas (IGs), associados ao ensino, à pesquisa e à extensão. O objetivo é apoiar o desenvolvimento de projetos destinados a diagnóstico, estruturação para registro e fortalecimento de IGs e estimular o empreendedorismo e a inovação.

Indicação Geográfica é nome geográfico que identifica um produto ou serviço como originário de uma área geográfica delimitada, quando determinada qualidade, reputação ou outra característica são essencialmente atribuídas a essa origem geográfica. As propostas apresentadas devem fazer parte de um dos três eixos de ação, são eles: Eixo I: diagnóstico sobre o potencial de registro de IG; Eixo II: estruturação de registro de IGs junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI); e Eixo III: promoção e fortalecimento de negócios, por meio de incubação, de instituições representativas de IGs com pedidos concedidos ou em análise (até a data de submissão do projeto) junto ao INPI.

Qualquer servidor que pertença ao quadro funcional do IFPA pode apresentar proposta. Para submeter uma proposta, o servidor deve acessar o sistema de seleção, preencher as informações solicitadas e realizar o cadastro utilizando seu e-mail institucional. Após o cadastramento, o servidor deverá clicar em “Quero submeter um projeto” e realizar os procedimentos solicitados. A apresentação de propostas de projeto deve ser feita até o dia 28 de fevereiro, exclusivamente pela plataforma de submissão de propostas, disponível em https://www.indicacoesgeograficas.com.br. Após a submissão, a Proppg analisará as propostas e enviará as selecionadas à Setec/Mec até o dia 05 de março.

Cada projeto selecionado será contemplado com recursos financeiros para pagamento de bolsas para a equipe executora. Será R$ 13.800,00 destinados às bolsas para projetos do Eixo I, R$ 62.400,00 para as bolsas do Eixo II e R$ 49.200,00 para os projetos do Eixo III.  As equipes de projeto poderão ser constituídas pelos seguintes integrantes bolsistas: coordenadores, estudantes regularmente matriculados em cursos do IFPA e colaboradores externos, que deverão ser membros da entidade parceira, quando previsto no eixo. Serão selecionados até dez projetos para cada Eixo.