IFPA seleciona propostas de criação de novos grupos do Programa de Educação Tutorial (PET)

• Publicado: Quarta, 17 de Julho de 2024, 12h08
  • Última atualização em Quarta, 17 de Julho de 2024, 15h57

O Ministério da Educação (MEC) lançou o Edital 04/2024, que convoca as Instituições Públicas de Ensino Superior (IES) a apresentarem propostas de criação de novos grupos, no âmbito do Programa de Educação Tutorial (PET). Para atender a essa convocação, o Instituto Federal do Pará (IFPA), por meio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), publicou uma chamada interna para submissão de propostas de criação de grupos PET para representar o IFPA no Edital 04/2024 do MEC.

As propostas de criação de grupos PET poderão ser realizadas dentro das temáticas: Rede de Integridade da Informação, Rede Encontro de Saberes, Rede de Educação do Campo, das Águas e das Florestas, Rede de Educação Antirracista e Rede de Manejo Florestal Comunitário na Amazônia. As propostas devem estar articuladas ao Projeto Pedagógico dos cursos, ao Projeto Pedagógico Institucional e às regulamentações internas do IFPA e alinhadas às políticas de extensão e ações para redução da evasão e elevação do sucesso acadêmico nas formações em nível de graduação.

A inscrição da proposta deverá ser encaminhada ao Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação (CLAA) do PET no IFPA, até o dia 25 de julho, juntamente com a documentação descrita no edital da chamada interna. A proposta deverá ser elaborada por docente vinculado a curso de graduação e aprovada pelo colegiado do respectivo curso. Os interessados podem obter informações e esclarecer dúvidas referentes ao processo seletivo por meio do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

PET

O PET é um programa de educação tutorial desenvolvido em grupos organizados a partir de cursos de graduação das instituições de ensino superior do País, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. O Edital do MEC irá apoiar a criação de 45 novos grupos ligados ao PET, em Instituições Públicas de Ensino Superior. O programa é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente.

A Secretaria de Educação Superior repassará os recursos ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o pagamento das bolsas dos estudantes e tutores dos PET Temáticos, bem como do custeio, de acordo com a legislação vigente. O valor mensal de bolsa de tutoria é de R$ 3.100,00 para o docente com título de doutor, e de R$ 2.100,00 para o docente com título de mestre. O valor mensal de bolsa para estudantes de graduação é de R$ 700,00.

EDITAL

Edital 04/2024 PET MEC