ENCCEJA - Geral

Publicado: Segunda, 09 de Dezembro de 2019, 17h47 | Última atualização em Quarta, 13 de Maio de 2020, 20h00 | Acessos: 5925

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) é destinado a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino: no mínimo, 15 (quinze) anos completos para o Ensino Fundamental, e no mínimo, 18 (dezoito) anos completos para o Ensino Médio, na data da realização das provas.

Através do Exame o candidato pode obter o Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio. O IFPA realiza a certificação apenas para o Ensino Médio.

Quatro áreas de conhecimento são avaliadas: I - Ciências da Natureza e suas Tecnologias, II - Matemática e suas Tecnologias, III - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação, e IV - Ciências Humanas e suas Tecnologias. O candidato deve atingir o mínimo de 100 (cem) pontos em cada uma destas áreas e 5,0 (cinco) pontos na redação para estar habilitado a certificação. A inscrição é gratuita.

AVISO:

Devido a suspensão duas atividades no IFPA e o atendimento presencial ao público em razão da pandemia de Coronavirus por Covid-19. Também estão suspensas, temporariamente, as solicitações de certificado de conclusão do Ensino Médio com base nas notas obtidas no Exame Nacional por Competência de Jovens e Adultos – ENCCEJA.

Passado esse período de suspensão de atividade, os campi do IFPA voltarão a atender os estudantes que realizaram o ENCCEJA e indicaram o IFPA como instituição certificadora, expedindo os certificados de conclusão do ensino, nos termos da legislação vigente.

Informamos que a declaração parcial de proficiência poderá ser solicitada somente por meio eletrônico; gerada automaticamente e impressa pelo próprio estudante por meio do sistema de certificação do IFPA (https://certificado-encceja.ifpa.edu.br/).

Edições

Acordo de Cooperação IFPA - INEP