IFPA lança e-book sobre aquaponia

• Publicado: Quarta, 18 de Maio de 2022, 16h45
  • Última atualização em Terça, 24 de Maio de 2022, 10h41

O Instituto Federal do Pará (IFPA) campus Santarém, através do Projeto de Extensão – “Aquaponia: Difusão e Transferência de Tecnologia”, financiado pela sua Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), lançou hoje, 24 de maio, o livro digital “Produção Aquapônica: uma experiência prática” em live transmitida pelo canal oficial do IFPA no YouTube. O e-book já está disponível para acesso e consulta, clique aqui e confira.

A publicação é resultante da experiência adquirida ao longo do projeto de extensão denominado “Produção sustentável de tambaqui (Colossoma macropomum) e alface (Lactuca sativa) em sistema aquapônico” iniciado em 2017. Neste período, foram montadas unidades demonstrativas de aquaponia no campus, onde passaram a ser desenvolvidos cursos, aulas práticas, eventos e pesquisas na área, geridos por uma equipe multidisciplinar de colaboradores internos e externos à instituição, composta por engenheiros agrônomos, engenheiro agrícola, engenheiros de pesca, médico veterinário, oceanógrafo e zootecnista.

O e-book tem como proposta principal apresentar informações necessárias à implantação de sistemas aquapônicos de pequena escala, assim como o correto manejo dos animais e vegetais utilizados durante os ciclos de produção, objetivando máximo desempenho produtivo de forma sustentável, tornando-se uma alternativa aos sistemas tradicionais de cultivo. Salienta-se que o mesmo está escrito em uma linguagem simples, com lista de matérias, tabelas e ilustrações explicativas, e é direcionado aos produtores rurais, estudantes e técnicos da área.

Aquaponia

Ao ler a obra, é possível entender o que é a aquaponia, como o sistema pode ser desenvolvido em pequena escala e quais as vantagens em implantá-lo. “A aquaponia é um sistema de produção agroalimentar sustentável que concilia a produção de organismos aquáticos ao cultivo de uma ampla gama de espécies vegetais para a máxima produtividade”, explica o engenheiro de pesca Igor Bartolomeu Alves de Barros, um dos autores da obra que é professor no IFPA campus Santarém.

O zootecnista Carlos Mikael Mota, que também é professor do IFPA campus Santarém e um dos autores do e-book, detalha que o produtor, ao adotar este modelo de cultivo, obterá uma interação mutuamente benéfica entre a produção de peixes e o cultivo de plantas. “A água da piscicultura é extremamente rica em nutrientes potencialmente tóxicos aos animais e ao ambiente, porém capazes de suprir as demandas para o desenvolvimento dos vegetais cultivados, que por sua vez devolvem uma água de qualidade para os peixes”.

Mota esclarece que o sistema aquapônico, quando comparado aos sistemas tradicionais de produção, proporciona diversas vantagens: a diversificação na produção de alimentos; a possibilidade de uso de áreas impróprias à agricultura, podendo ser implantadas em ambientes urbanos e periurbanos; aproveitamento eficiente da água, com economia superior a 90%; altas produtividades no cultivo de hortaliças e na produção de peixes. “Há a garantia de não se utilizar agrotóxicos no controle de pragas e doenças na produção vegetal, o que traz uma maior segurança alimentar para o consumidor”.

No Modelo aquapônico, a amortização dos custos da atividade é obtida por meio da diversificação produtiva. “Porém, certamente, o fator mais relevante está na crescente busca do mercado consumidor por produtos de base sustentável, que por sua vez apresentam maior valor agregado quando comparados com produtos advindos de sistemas tradicionais de produção”, garante Mota.

BAIXE AQUI o e-book Produção Aquapônica: uma experiência prática