Página inicial > Últimas Notícias > Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia

Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia

• Publicado: Quinta, 21 de Fevereiro de 2019, 17h10
  • Última atualização em Quinta, 21 de Fevereiro de 2019, 17h10

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia - Edição 2018, destinado a estudantes e pesquisadores da área de CT&I. A competição já abordou diversos temas: Alimentos, Meio Ambiente - Tecnologias Limpas, Energia, Tecnologias para Inclusão Social, Biocombustível, Agroindústria, Nanotecnologia, Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável, Inovação Tecnológica na Saúde, Educação para a Ciência, Popularização da Ciência, Inovação e Empreendedorismo, Tecnologias para a Economia do Conhecimento. Este ano, o tema é "Indústria 4.0", o prazo para se inscrever vai até o dia 31/05/2019.

Criado em 1998, o prêmio é uma iniciativa da Reunião Especializada de Ciência e Tecnologia do Mercosul (RECyT) em conjunto com instituições de ciência e tecnologia dos países membros e associados do Mercosul. É organizado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações do Brasil (MCTIC) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de ter apoio institucional do Movimento Brasil Competitivo (MBC).

O prêmio tem como intuito reconhecer a contribuição de estudantes e jovens pesquisadores para o desenvolvimento cientifico e tecnológico dos países associados ao Mercosul, além de promover a integração da região.  Esta edição foi lançada simultaneamente nos seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Os trabalhos devem abordar uma ou mais linhas: Inovação, tecnologia disruptivas e novos modelos de negócio; Agricultura 4.0; e Manufatura Avançada e futuro do trabalho. Os interessados podem se inscrever em uma das cinco categorias:

Iniciação Científica, concorrida de forma individual ou em equipe que é direcionada para jovens do Ensino Médio e Técnico; Estudante Universitário, modalidade individual que abrange estudantes de graduações e de pesquisa; Jovem Pesquisador, categoria que abarca graduados, estudantes de mestrado, mestres, estudantes de doutorado e doutores que tenham no máximo 35 anos de idade até 31 de dezembro de 2019; Pesquisador Sênior, para os que possuem 36 anos ou mais; e Integração é uma modalidade em equipe que está direcionada para graduados, estudantes de mestrado, mestres, estudantes de doutorado e doutores, sem limite de idade. Esta última categoria deve ter minimamente dois integrantes de países diferentes do Mercosul.

A premiação é de 25.500 dólares, divididos entre as categorias. Os vencedores, também, recebem troféus, placas e tem seus trabalhos publicados em livro. Os ganhadores recebem passagens e diárias para participarem da cerimônia de premiação que acontece no país que exerce a presidência do Mercosul.

A inscrição para TODAS as categorias deve incluir necessariamente:

Documentos:

1.1 Ficha de inscrição preenchida. Para a modalidade equipe é obrigatório o cadastro de todos os integrantes na ficha de inscrição e o grupo deve eleger o autor principal, que será responsável pela inscrição do trabalho e cessão de direitos.

1.2 Currículo Lattes do CNPq cadastrado e atualizado a partir de 2018 de todos os integrantes, em caso de equipe, em: lattes.cnpq.br

1.3 Cópia do documento de identidade com foto ou passaporte.

1.4 Declaração oficial da instituição com aprovação para participação do trabalho no certame, comprovando o vínculo institucional do candidato e professor orientador obrigatória nas categorias Iniciação Científica e Estudante Universitário; opcional nas demais categorias.

Trabalho contendo:

2.1 Nome do autor ou autor principal (para modalidade equipe), endereço, telefone e correio eletrônico.

2.2 Nome de todos os membros em caso de equipe.

2.3 Nome da escola ou instituição de vínculo, endereço, telefone e correio eletrônico do autor principal (para modalidade equipe).

2.4 Título do trabalho (concluído ou em andamento).

2.5 Nome do professor orientador, se houver, incluindo seu endereço, telefone, correio eletrônico e a instituição de vínculo.

2.6 Resumo, introdução, justificativa, objetivos, metodologia, resultados (parciais ou totais), conclusões e referências.

Formatação do trabalho:

3.1 Tamanho A4, fonte Arial, corpo 12 e espaçamento 1,5. Margens sup/inf: 2,3cm - Dir/esq: 3,0cm

3.2 Número de páginas (incluindo a capa):

3.2.1 Categoria "Iniciação Científica" (individual ou equipe): até 15 páginas

3.2.2 Categoria "Estudante Universitário" (individual): até 25 páginas

3.2.3 Demais categorias ("Jovem Pesquisador", "Pesquisador Sênior" e "Integração"): até 30 páginas.

Resumindo:

- tema:  "Indústria 4.0”