Página inicial > Últimas Notícias > IFPA promove programação especial para a mulher

IFPA promove programação especial para a mulher

• Publicado: Quinta, 14 de Março de 2019, 17h28
  • Última atualização em Quinta, 14 de Março de 2019, 17h28

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) promoveu a Semana da Mulher no IFPA. Realizado pela Coordenação de Assistência e Qualidade de Vida (CAQV), o evento aconteceu nos dias 13 e 14 de março, com uma programação composta por rodas de conversa, bate papo sobre moda e comportamento, aulas de defesa pessoal e bazar dos servidores.

A Semana da Mulher teve início com uma palestra sobre “A importância da expansão da consciência para a mudança da realidade na vida da mulher”, ministrada pela Pedagoga e Coach Sandra Luchessoli. A palestra falou sobre o movimento mundial conhecido como Access Consciousness, baseado na ideia de que a consciência pode mudar qualquer coisa, desde que se esteja aberto a receber o que o universo manda. Sandra Luchessoli também falou sobre as Barras da Acesso, processo quântico, feito a partir de toques suaves em pontos energéticos da cabeça. Ao final, as servidoras puderam desfrutar de um café da manhã especial e três participantes foram sorteadas para receber uma sessão de Barras de Acesso.

A servidora Cláudia Andrea, da Pró-Reitoria de Ensino, foi umas das sorteadas, para ela, além de trazer novos conhecimentos e perspectivas, um evento como esse proporciona integração e saúde. “Muitas vezes a gente fica tanto nos nossos setores que acaba não se integrando com outros servidores. Então é um momento bom, é um momento da semana da mulher que a gente tem a oportunidade de conhecer outras colegas de trabalho e um momento também pra gente poder sair um pouco dessa rotina, é importante para o nosso bem estar, para a própria saúde do servidor”, afirma.

Pela parte da tarde foi a vez a discutir moda e comportamento, em um bate-papo comandado pela consultora de moda, Verena Rodrigues. A relação entre moda e comunicação abriu o debate, a consultora frisou que se vestir não é meramente colocar uma roupa, pois a forma como uma pessoa escolhe se vestir é uma expressão de sua personalidade, podendo ser um modo de comunicar o que está sentindo. Verena ainda respondeu aos questionamentos mais comuns no mundo fashion, desconstruindo alguns paradigmas e regras que não se aplicam mais.

O segundo dia de programação iniciou com a Roda de conversa “Prevenção e controle do câncer de colo de útero”. A enfermeira Keila Vargas falou sobre os sintomas, fatores de risco e formas de prevenção da doença, destacando que é necessário fazer o exame Papanicolau/PCCU anualmente. Keila Vargas explicou que o Pará é o estado com maior índice de incidência do câncer de colo de útero, mas a doença pode ser evitada através de medidas preventivas, como fazer o exame regularmente, manter uma alimentação saudável e usar preservativo.

A Semana da mulher ainda contou com um bazar dos servidores no Hall de entrada da Reitoria e com aulas de defesa pessoal ministradas pelo Sensei Takaharu. A servidora Natalina Nunes, da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, aproveitou toda a programação. “Achei todas essas palestras importantes, porque cada vez mais é preciso estar com a informação para que as mulheres possam realmente se cuidar, então achei ótima a programação da Reitoria e espero que todo ano eles façam algo assim. Além do bazar muito interessante que está sendo exposto aqui no Hall da reitoria, teve também a oficina de defesa pessoal, muito importante, onde eu aprendi várias técnicas, então foi muito bom, foi gratificante, eu acho importantíssimo que as pessoas realmente participem”, destacou Natalina Nunes.

Texto: Lívea Colares | ASCOM IFPA Reioria

Fotos: ASCOM IFPA Reitoria