Página inicial > Últimas Notícias > Gestores de TI dos Institutos se reúnem em Workshop

Gestores de TI dos Institutos se reúnem em Workshop

• Publicado: Segunda, 25 de Março de 2019, 19h42
  • Última atualização em Segunda, 25 de Março de 2019, 19h47

Nos dias 26 e 27 de março, a sede do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), em Brasília, vai receber gestores de Tecnologia da Informação (TI), Coordenadores da área de sistemas e gestores das áreas de ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento institucional da Rede Federal. O motivo da reunião é o Workshop do Sistema Integrado de Gestão (Sig) e o Workshop do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap).

Com o tema “A implantação e desenvolvimento dos Sistemas de Gestão nos 10 anos de Rede Federal”, o evento está sendo organizado pelo Fórum de Tecnologia da Informação (Forti), com apoio do Conif. O objetivo é reunir gestores da área de TI e de áreas finalísticas das Instituições que compõem a Rede Federal, para ampliar os conhecimentos e as possibilidades de trabalho colaborativo para implantação e desenvolvimento de sistemas.

Além disso, o Workshop visa proporcionar um espaço de disseminação de boas práticas e troca de experiências, de forma a divulgar as ações realizadas no âmbito de desenvolvimento colaborativo dos sistemas de gestão SIG e SUAP, levantar propostas e direcionamentos quanto à utilização e integração de sistemas governamentais disponibilizados pelo Governo Federal e elaborar um plano de trabalho para desenvolvimento colaborativo, a ser executado esse ano, com os resultados apresentados na Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) 2019.

“Os sistemas de gestão são programas de computador que ajudam a acompanhar as atividades acadêmicas, administrativas e de recursos humanos. Tem como objetivo facilitar as atividades do dia a dia da instituição. Para isso, os sistemas precisam estar integrados de forma que registrem as atividades finalísticas dos IFs, tais como: ensino, pesquisa e extensão”, explica o Gestor de TI do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Professor Paulo Henrique Bezerra.

Gestor de TI do FORTI na REDITEC 2018

Os Workshops fazem parte do Projeto “Planejamento Colaborativo no Desenvolvimento dos Sistemas de Gestão das Instituições da Rede Federal”. O projeto teve origem a partir de um levantamento de utilização dos Sistemas de Gestão na Rede Federal, realizado pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) do IFPA.

Após o levantamento, desenvolveu-se um serviço denominado SIG-Treinamento na Nuvem, onde é possível ter acesso aos SIG de cada Instituto. O serviço encontra-se disponível no endereço https://signuvem.ifpa.edu.br/ e a liberação para os demais Institutos que utilizam o SIG será após assinatura da política de uso que será encaminhada ao Conif para análise e aprovação.