Página inicial > Últimas Notícias > Gestores de TI da Rede Federal se reúnem para desenvolver projetos conjuntos

Gestores de TI da Rede Federal se reúnem para desenvolver projetos conjuntos

• Publicado: Quarta, 03 de Abril de 2019, 17h20
  • Última atualização em Quarta, 03 de Abril de 2019, 17h20

O Fórum de Tecnologia da Informação (Forti), do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), realizou, em Brasília, o “Workshop: A Implantação e Desenvolvimento dos Sistemas de Gestão nos 10 anos de Rede Federal”, que tratou do aprimoramento do Sistema Unificado de Administração Púbica (Suap) e dos Sistemas Integrados de Ação (SIG).

O evento reuniu gestores de Tecnologia da Informação (TI) das instituições da Rede, representantes dos Fóruns de Dirigentes de Ensino (FDE), de Desenvolvimento Institucional (FDI), de Pró-Reitores de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Forpog) e de Pró-Reitores de Extensão (Forproext). É a primeira vez, em dez anos de atuação dos Institutos Federais, que uma reunião se propõe a pensar em uma solução tecnológica conjunta.

O encontro se dividiu em dois Workshops, um voltado para o Sistema Integrado de Gestão (SIG), que foi liderado pelo Coordenador da Comissão de Infraestrutura do Forti, Paulo Henrique Bezerra, do Instituto Federal do Pará (IFPA) e outro acerca do Sistema Unificado de Administração Púbica (Suap), comandado pelo Coordenador da Comissão de Sistemas do Fórum, Douglas Rolins de Santana, do Instituto Federal de Goiás (IFG). A divisão aconteceu porque, enquanto alguns campi trabalham com o SIG, como o IFPA, outros atuam utilizando o Suap.

Os workshops deram origem à proposição de dois projetos estratégicos, um para o SIG, dedicado ao acesso, permanência e êxito dos alunos, e outro para o Suap, que trata do tema Projetos de Ensino. A intenção é que esses projetos sejam desenvolvidos conjuntamente, nos próximos meses, a fim de que os resultados sejam apresentados durante a Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) de 2019.

O projeto de desenvolvimento colaborativo do Suap está sendo conduzido pelo Professor Douglas Rolins de Santana e conta com uma equipe multidisciplinar de apoio dos Institutos Federais de Goiás (IFG), Maranhão (IFMA), Rio Grande do Norte (IFRN), Amapá (IFAP), Rondônia (IFRO), Paraíba (IFPB) e Instituto Federal Fluminense (IFF) e Instituto Federal Goiano.

Já o Wsig resultou em um projeto sobre o tema Assuntos Estudantis, que vai buscar indicadores sobre acesso, permanência e êxito de estudantes do Instituto. Conduzido pelo Diretor de TI do IFPA, Paulo Henrique Bezerra, o projeto conta com a colaboração dos Institutos Federais (IF) de Santa Catarina (IFSC), Espírito Santo (IFES) e Rio de Janeiro (IFRJ), além do Cefet Minas Gerais, do IF Sudeste de Minas Gerais e do IF Farroupilha.

Cada Instituto vai contribuir de uma forma para o desenvolvimento da solução proposta pelo Wsig. O Cefet-MG e o IFES vão trabalhar com o Percentual médio de freqüência, ou seja, a relação entre número de aulas frequentadas pelo número de aulas registradas. O IFSC e o IFPA vão se voltar para o Percentual de rendimento médio (nota), que é a relação entre a nota obtida pelo valor máximo da escala de pontuação.

Texto: Lívea Colares | ASCOM IFPA Reitoria