Página inicial > Últimas Notícias > CAQV realiza programação em alusão ao Dia Mundial da Saúde

CAQV realiza programação em alusão ao Dia Mundial da Saúde

• Publicado: Quarta, 17 de Abril de 2019, 16h39
  • Última atualização em Quarta, 17 de Abril de 2019, 16h39

Em alusão ao Dia Mundial da Saúde, celebrado no dia 07 de abril, a Coordenação de Assistência e Qualidade de Vida (CAQV), da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) realizou uma programação especial para os servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). A programação contou com vacinação, orientação nutricional, avaliação física e até uma competição saudável entre os setores da Reitoria.

“O objetivo é estimular o autocuidado, estimular o servidor a cuidar de si, a buscar a saúde. O Dia Mundial da Saúde é voltado para saúde integral, especialmente para as doenças crônicas não transmissíveis como a diabetes e a hipertensão, como a gente sabe que essas doenças estão muito relacionadas aos hábitos, então a gente vai estar falando de orientações nutricionais, vai ter uma atividade física. A intenção é estimular essa prevenção relacionada aos hábitos”, explica uma das organizadoras do evento, Keila Vargas.

A programação iniciou com a competição “Setor mais saudável”, na qual cada setor da reitoria montou uma mesa com lanches saudáveis. Com a ajuda de uma nutricionista, as mesas foram avaliadas e a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Prodin) levou o prêmio de “Setor mais saudável”, a equipe ganhou um calendário personalizado em formato de quadro. Além de escolher o vencedor, a nutricionista também deu uma breve palestra sobre a importância de cultivar bons hábitos e como ter uma alimentação mais salutar.

Além da competição e de um lanche coletivo, os servidores também puderam tomar vacinas para Febre Amarela, Tétano e Tríplice Viral. Um educador físico estava presente para realizar avaliações físicas e, pela parte da tarde, haverá uma aula de dança. A servidora Kátia Barbosa pretendia aproveitar toda a programação. “Vivemos uma vida tão sedentária dentro de uma sala, no setor, então um evento como esse é muito importante pra vida de todos os servidores. Hoje vou tomar vacina e também, além da vacina, tem o Fitdance, que eu vou participar com certeza. Acho legal essa iniciativa”, contou.

Para o Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional, Raimundo Sanches, o evento foi importante por também promover a integração. “É de suma importância um evento desse tipo, em virtude de que estamos comemorando o Dia Mundial da Saúde e nós precisamos cuidar da nossa saúde pra podermos desenvolver o nosso trabalho. Além disso, é bom para que os nossos servidores se envolvam, possam se integrar cada vez mais, possam se conhecer mais, às vezes a gente está aqui na reitoria e não conhece todo mundo, então é importantíssimo sempre termos esses momentos e esse evento de hoje, por exemplo, é importante não só por comemorar o Dia Mundial da Saúde, mas o primordial mesmo é essa integração de todos e queremos que isso se repita por outras vezes”, destacou.

Texto: Lívea Colares | ASCOM IFPA Reitoria