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IFPA oferece serviço de acolhimento psicossocial ao servidor

  • Publicado: Quarta, 15 de Maio de 2019, 17h21
  • Última atualização em Quarta, 15 de Maio de 2019, 17h21
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O Setor de Assistência Psicossocial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) lançou recentemente o Serviço de Acolhimento Psicossocial do Servidor (SAPS), que tem por objetivo contribuir para a promoção à saúde e qualidade de vida dos servidores, familiares e colaboradores, a fim de criar um espaço de acolhimento e orientação mediante situações de conflito e sofrimento psíquico, resultante de problemas no contexto interno ou externo da Instituição.

Trata-se de uma das ações educativas, lúdicas e de cuidado em saúde, promovidas pela Coordenação de Assistência e Qualidade de Vida (CAQV), por meio da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP). O SAPS realiza atendimentos individuais, visitas domiciliares ou hospitalares, quando necessário, a partir de demandas espontâneas ou encaminhadas pelo gestor. Atualmente, a equipe conta com duas psicólogas e uma assistente social. Os atendimentos estão sendo realizados pela manhã no Ambulatório de Perícia Médica Oficial, no Campus Belém, e podem ser marcados pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A ação surgiu a partir de uma demanda apresentada pela Instituição, dados do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS) apontam que um dos maiores índices de afastamento por licença saúde tem sido no âmbito da saúde mental. Dessa forma, o SAPS tem como objetivo contribuir para promoção da saúde e qualidade de vida por meio de apoio aos quadros de sofrimento psíquico resultantes de problemas sociais e/ou psicológicos, relacionados a aspectos familiares ou do trabalho.

“Espera-se que com a abertura desse serviço os servidores se disponham a serem acolhidos diante de suas angústias, recebendo orientações que podem colaborar para modificação do quadro apresentado, com vistas a melhora da saúde mental. Diante disso, a longo prazo, espera-se que o número de afastamentos por problemas de saúde mental diminuam consideravelmente”, conta Danielly Lopes, psicóloga da CAQV.

Danielly Lopes também explica que, quando necessário, é feito encaminhamento do servidor a rede de atendimento psicossocial do município de origem, ou para rede particular, além disso, há a possibilidade de realizar visitas domiciliares. “Quando o servidor tem dificuldades de deslocamento por conta de seu quadro de saúde, como quadros depressivos onde o ambiente de trabalho é aversivo e dificulta o comparecimento nas dependências da instituição, nós vamos até a casa dele, para realizar o atendimento”.

Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor

Composto por equipes multiprofissionais, o SIASS é responsável por propor ações voltadas à promoção da saúde e à humanização do trabalho, em especial a melhoria das condições de trabalho, prevenção de acidentes, de agravos à saúde e de doenças relacionadas ao trabalho. O Subsistema surgiu a partir da Política de Atenção à Saúde e Segurança no Trabalho do Servidor Público Federal (PASS), que começa a ser criada ainda em 2007, estabelecendo o compromisso dos órgãos e entidades do Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública Federal (SIPEC) com a implementação de um sistema de informação em saúde do servidor e de ações e projetos na área.

Serviço

Serviço de Acolhimento Psicossocial do Servidor (SAPS)
Atendimento: Ambulatório de Perícia Médica Oficial – Campus Belém
Agendamento pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Equipe
Terezinha Lima | Assistente Social
Danielly Lopes | Psicóloga
Paula Oliveira | Psicóloga
 
Material divulgação
 
 
Texto: Lívea Colares | ASCOM IFPA
 
 
 
registrado em:
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