Página inicial > Últimas Notícias > IFPA regulariza programa de promoção a saúde do servidor

IFPA regulariza programa de promoção a saúde do servidor

• Publicado: Segunda, 27 de Maio de 2019, 19h14
  • Última atualização em Segunda, 27 de Maio de 2019, 19h43

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) acaba de publicar uma instrução normativa que institucionaliza o Programa de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida dos servidores. O objetivo é que o trabalhador tenha mais capacidade de iniciativa, disponibilidade e produtividade, sinta-se livre de estresse e tenha maior controle emocional, o que vai gerar maior eficiência no trabalho.

Além disso, pretende-se desenvolver no Instituto ações que contribuam para a promoção da saúde e qualidade de vida dos servidores, a fim de instituir um ambiente organizacional que promova o bem estar individual e coletivo e a prevenção de riscos para a saúde e segurança no trabalho. Dentre outras finalidades, o Programa também visa incentivar a adoção de comportamentos saudáveis nos servidores e construir e lançar edital que subsidie projetos locais nos campi do IFPA, na área de saúde e qualidade de vida do trabalhador.

Esses projetos serão elaborados pelas comissões de saúde dos campi, e serão captados por meio de lançamento de edital com o modelo do plano de ação a ser enviado para a Coordenação de Assistência e Qualidade de Vida (CAQV). A elaboração do projeto deverá levar e consideração a consulta da comunidade de servidores e colaboradores, de maneira que as ações sejam construídas levando em consideração as realidades dos campi. Os projetos devem propiciar saúde integral, estilo de vida e política organizacional. O roteiro de elaboração de projetos consta na instrução normativa.

Leia: INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 4 2019, DE 23 DE MAIO DE 2019